A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Questionário da Avaliação final do AVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questionário da Avaliação final do AVA unidade 3 e unidade 4 
1) Maria é uma senhora de meia idade que apresenta uma patologia que está comprimindo o nodo atrioventricular. Essa condição faz com que os impulsos no nodo atrioventricular em alguns batimentos passem do átrio para o ventrículo, ao passo que em outros batimentos eles não são conduzidos do átrio para o ventrículo. Qual é o nome dessa patologia?
a. Bloqueio atrioventricular de 3º grau.
b. Bloqueio atrioventricular de 2º grau. Correto
c. Flutter atrial.
d. Bloqueio atrioventricular de 1º grau.
e. Fibrilação atrial.
2 )Marcos é um funcionário público com hemofilia do tipo B. A qual tratamento o paciente deve ser submetido?
a. Reposição do fator hemofílico através da molécula do fator IX.
b. Reposição do fator anti-hemofílico através da molécula do fator IX. Correto
c. Reposição do fator hemofílico através da molécula do fator VIII.
d. Reposição do fator hemofílico e do fator anti-hemofílico através da molécula β.
e. Reposição do fator anti-hemofílico através da molécula do fator VIII.
 3 Carla é uma senhora de 60 anos que apresenta hipertensão arterial há mais de 20 anos, período durante o qual vem fazendo uso de fármacos anti-hipertensivos. Com base nessas informações, indique a alternativa que contém as finalidades desses fármacos.
a. Controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e evitar os eventos cardiovasculares por meio da redução da morbidade cardiovascular.
b. Retardar a progressão da doença e evitar os eventos cardiovasculares por meio da redução da morbidade e mortalidade.
c. Retardar a progressão da doença e evitar os eventos cardiovasculares por meio da redução da morbidade cardiovascular, renal e mortalidade.
d. Controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e evitar os eventos cardiovasculares por meio da redução da morbidade cardiovascular, renal e mortalidade. Correto
e. Controlar os sinais e sintomas com a finalidade de manter a pressão arterial dentro dos níveis normais.
4) Bernardinho é um jovem de 25 anos que há pouco tempo começou a ter dispneia aos pequenos esforços, cansaço, palpitações, razão pela qual foi encaminhado para o seu médico. Após uma série de exames, foi diagnosticado com prolapso da valva mitral. Pode-se dizer que o prolapso da valva mitral:
a. Ocorre quando há o refluxo de sangue dos átrios para as artérias.
b. Acontece quando a valva mitral que separa o átrio direito do ventrículo direito não está funcionando normalmente, ocorrendo então o refluxo de sangue para os capilares.
c. Acontece quando a valva mitral que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo não está funcionando normalmente, ocorrendo então o refluxo de sangue para as veias. Correto
d. Acontece quando a valva mitral que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo não está funcionando normalmente, ocorrendo então o refluxo de sangue para as artérias.
e. É um defeito na valva mitral que acaba separando o átrio do ventrículo.
5) Carlos tem 25 anos, é um jogador futebol de um time do interior e está atualmente na segunda divisão. Ele joga no mesmo time há dois anos e nunca apresentou problema algum de saúde. No último o jogo, no final de semana, perto do término da partida, ele dominou a bola e correu em direção ao gol em alta velocidade, quando caiu morto no meio do campo. Com base nessas informações, responda: qual é a causa de morte de Carlos?
a. Hipertensão arterial.
b. Síndrome de Marfan.
c. Hemofilia
d. Eclâmpsia.
e. Morte súbita. Correto
6) Ricardo é um bebê que nasceu de 7 meses apresentando, portanto, uma imaturidade pulmonar. Qual é o nome desta doença e qual é a substância que está ausente no recém-nascido prematuro?
a. Doença pulmonar do bebê – surfactante pulmonar.
b. Doença pulmonar do bebê – líquido pulmonar.
c. Imaturidade pulmonar – surfactante pulmonar.
d. Doença da membrana hialina ou síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido – surfactante pulmonar. Correto
e. Doença da membrana hialina ou síndrome do desconforto respiratório da criança – líquido pulmonar.
7) Vitor é um senhor de 61 anos, fumante há mais de 20 anos, porém só agora nos últimos anos que foi detectado que ele tem doença pulmonar obstrutiva crônica. Com base nestas informações assinale a alternativa que explica o por que da demora da instalação da doença e qual é o exame que pode ser realizada para detectar a doença?
a. Por que ele possui um gene que dificulta a detecção da doença - oximetria.
b. Por que ele possui uma forma rara de doença pulmonar obstrutiva crônica – teste do escarro.
c. A doença demora em média 20 anos para se instalar por completo no organismo – espirometria. Correto
d. Por que ele possui um gene que dificulta a detecção da doença – teste ergométrico.
e. A doença demora em média 20 anos para se instalar por completo no organismo - teste ergométrico.
8) Joana é uma senhora de 71 anos, obesa, de descendência italiana que nunca realizou nenhuma atividade física. No mês passado ela fez uma viagem à Itália junto com a sua família para rever os familiares, porém, ela teve um mal súbito ao chegar no aeroporto de Roma indo a óbito. O que pode ter acontecido com ela?
a. Morte devido a uma crise hipertensiva decorrente do período prolongado de imobilização
b. Morte devido o deslocamento de um êmbolo que foi formado nas veias profundas das pernas atingindo os pulmões levando a uma embolia pulmonar. Correto
c. Morte devido a uma taquicardia súbita decorrente do repouso durante o voo.
d. Morte devido a um infarto agudo do miocárdio ocasionado uma embolia pulmonar.
e. Morte devido a um infarto agudo do miocárdio decorrente a várias horas que ele ficou parada durante o voo.
9) Mário é um jovem que tem inflamação das mucosas dos seios da face, apresentado grande dificuldades para respirar nos momentos de crise. Com base nestas informações assinale a alternativa correta que apresenta o nome desta patologia, os tipos existentes e as diferenças entre elas.
a. Bronquite – anterior e posterior - sendo que a primeira é causada por vírus enquanto a segunda por bactéria.
b. Pneumonia - aguda e crônica – sendo que a primeira é causada por vírus enquanto a segunda por bactéria.
c. Asma – aguda e crônica – os sintomas são bem diferentes não existindo variações com relação a intensidade.
d. Sinusite – aguda e crônica – os sintomas são os mesmos porém existe uma variação com relação a intensidade. Correto
e. Enfisema - anterior e posterior - os sintomas são os mesmos porém existe uma variação com relação a intensidade.
10) Nesta semana que passou um grupo de alunos estava estudando o sistema respiratório para a prova de ciências morfofuncionais, quando surgiu uma dúvida relacionada à ventilação pulmonar, o porquê da diferença entre a inspiração e expiração em situações de repouso, uma vez que a inspiração é um processo é ativo enquanto a expiração é um processo passivo. Com base nestas informações assinale a alternativa correta que justifica esta diferença.
a. A inspiração é um processo ativo devido a contração do músculo intercostal externo enquanto a expiração é um processo passivo devido a contração dos músculos intercostais internos.
b. A inspiração é um processo ativo devido a contração do músculo diafragma enquanto a expiração é um processo passivo devido a contração dos músculos expiratórios.
c. A inspiração é um processo ativo devido a contração do músculo diafragma enquanto a expiração é um processo passivo devido a retração das fibras elásticas. Correto
d. A inspiração é um processo ativo devido o relaxamento do músculo diafragma enquanto a expiração é um processo passivo devido a contração das fibras elásticas.
e. A inspiração é um processo ativo devido a retração das fibras elásticas enquanto a expiração é um processo ativo devido a contração dos músculos expiratórios.
11) Ricardo é um bebê que nasceu de 7 meses apresentando, portanto, uma imaturidade pulmonar. Qual é o nome desta doença e qual é a substância que está ausente no recém-nascido prematuro?
a. Doença pulmonar do bebê – surfactante pulmonar.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.