Buscar

Planejamento e saúde ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento e saúde ambiental
Aluna: Cenira Flávia Cardozo da Silva
Atividade Discursiva
Educar não é informar, educar é pensar com seus pensamentos e dos outros como mudar a trajetória da vida, conceituamos educação como um processo vital de troca, baseada pelas ações conscientes do educador e pela vontade livre do educando.
De acordo com texto acima descreva as etapas com práticas de ensino-aprendizagem. 
Resposta:
Como você já estudou alguns conceitos de saúde, lhe apresentaremos mais um. Saúde é o resultado das condições de vida, logo, do acesso ao trabalho, à escola, à moradia e à alimentação. Conceituamos educação como um processo vital de troca, que é baseada nas ações conscientes do educador e na vontade livre do educando. Educação em saúde é uma competência essencial para conquistarmos melhores condições de vida e de trabalho. Entendemos por ações educativas as práticas de ensino-aprendizagem desenvolvidas junto à população com a finalidade de debater e promover a tomada de decisão em relação a atitudes e práticas de saúde. 
Saúde ambiental e desenvolvimento sustentável - Presença dos sujeitos: o sujeito que ensina, aprende; e o sujeito que aprende, ensina (educador e educando). - Objetos do conhecimento: conteúdos que devem ser ensinados pelo educador e aprendidos pelos educandos. - Objetivos mediatos e imediatos: orientam a prática educativa; este tópico diz respeito à diretividade da educação, pois o educador que mostra seus objetivos não pode se manter neutro na prática educativa e nem em seu posicionamento ético e político. - Métodos, processos, técnicas de ensino, materiais didáticos: a metodologia da atividade educativa deve ser coerente com os objetivos. Ao realizar uma atividade educativa precisamos avaliar a quem se destina a ação, os conteúdos a serem abordados, objetivos e metodologia empregada, a participação ativa, crítica e reflexiva dos atores envolvidos no processo educativo. Não podemos entendê-la somente como a transmissão de conteúdo, mas também como adoção de práticas educativas que busquem a autonomia dos sujeitos na condução da sua vida. Educação em saúde nada mais é que o exercício de construção da cidadania. Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade de Educação Ambiental (CNEA), realizada em 1997, teve como resultado uma construção coletiva, veio para criar um espaço para reflexão sobre as práticas da educação ambiental no Brasil, avaliando suas tendências e identificando as perspectivas e estratégias futuras. A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), instituída pela Lei nº 9.597, relata que a educação ambiental deve estar presente em caráter formal e não formal. A educação formal é entendida como a “educação ambiental na educação escolar, desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas”. Enquanto a educação não formal são “as ações e as práticas educativ

Outros materiais