Buscar

A teoria celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann e afirma que todos os seres vivos são formados por celulas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A teoria celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann e afirma que todos os seres vivos são formados por celulas. Essa teoria por ser dividida em três postulados: 1) todos os seres vivos são formados por celulas e por estrutuas delas derivadas. Assim sendo, as celulas são as unidades morfologicas dos seres vivos. 2) Na celula são realizados processos que sao fundamentais a vida. Isso significa entao, que as celulas são unidades funcionais ou fisiologicas dos seres vivos. 3) Todas as celulas so se originam de outras celulas preexistentes. Com esse postulado, considera-se que as celulas realizam divisão celular.
A abiogenese e biogenese são duas teorias opostas formuladas para explicar a origem da vida na terra. Na Abiogenese os seres vivos eram orginados a partir de uma materia bruta sem vida. (ela foi derrubada atraves de experimentos), e na Biogenese os seres vivos são originados a partir de outros seres vivos preexistentes, é a teoria atualmente aceita para explicar o surgimento dos seres vivos. Pasteour foi quem derrubou definitivamente a teoria da abiogenese, ele realizou experimentos com caldos nutritivos em balões do tipo pescoço cisne. Apos ferver o caldo, o pescoço do balão era quebrado e surgiam microorganismos. Em balões sem o pescoço quebrado, os microorganismos não apareciam. Pasteur provou que a fervura não destruía nenhum tipo de "força ativa". Além disso, bastava quebrar o pescoço do balão para que os microorganismos surgissem, através do contato com o ar.
Os vírus não são considerados seres vivos por uma grande parte dos cientistas porque eles são acelulares (não são formados por células) e também por não possuirem um metabolismo próprio. Eles só conseguem se reproduzir dentro do organismo do hospedeiro e este processo se divide em seis etapas: penetração (entrada do virus em sua totalidade ou parcialmente na celula), desnudamento (o acido nucleico do virus é liberado no interior da celula separando-se do seu capsidio), biossintese ( o material genetico é duplicado e ocorre a sintese das proteinas necessárias para formar o capsidio), morfogenese (acontece a organização das estrutuas formadoras do capsidio e do material genetico) e a liberação (Ocorre a lise da celula e a liberação dos virus. No caso dos envelopados, ocorre o brotamento desses organismos).
As celulas procariontes se distinguem das eucariontes por sua estrutura. Enquanto as celulas eucariontes tem estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contem nucleo e outras organelas ligadas a membrana. As estrutuas em comum são os ribossomos, dna, membrana plasmatica e parede celular.
O modelo mosaico fluido foi proposto em 1972 por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmatica, segundo esse modelo a membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde as proteinas se distribuem. Os fosfolipidios que compoem a membrana apresentam duas regiões distintas: uma cabeça polar (hidrofílica) e uma "cauda" apolar (hidrofóbica). Esse é o modelo aceito até o dias atuais. As principais funções da membrana plamática são: Revestimento celular, interações celulares e permeabilidade seletiva.
Microvilosidades, tem como função aumentar a superficie de contato com as substâncias, e proporcionar maior absorção.
As substâncias entram e saem da celula de diferentes formas e o transporte por meio da membrana pode ser classificado em dois grupos: passivo e ativo.
No transporte passivo não há gasto de energia, pois ocorre a favor do gradiente de concentração. Assim, ele coordena substâncias, direcionando-as de um meio de maior concentração para um de menor concentração.
No transporte ativo há gasto de energia, uma vez que vai contra o gradiente de concentração. Diferentemente do transporte passivo, a movimentação não é espontanea, sendo necessária energia para ativar o ciclo.
Os três são formas de trasporte passivo de particulas, ou seja não envolve o gasto de energia. Na difusão simples, a passagem da particula a favor do gradiente de concentração ocorre atraves da membrana, por afinidade quimica da particula com a constituição da membrana, que permite sua passagem. Na difusão facilitada há atuação de uma proteina que atravessa a membrana e permite a passagem da particula pelo seu interior, não ocorrendo contato da particula com a membrana. E a osmose é um tipo especial de difusão pois trata apenas da passagem de agua atraves da membrana celular, a osmose é a passagem de agua de um meio menos concentrado (hipotonico) para outro mais concentrado (hipertonico) A FIGURA REPRESENTA A OSMOSE.
Fagocitose.
Nucleo, membrana celular, citoplasma, ribossomos, reticulo endoplasmatico, citoesqueleto. O citoesqueleto tem como função: Garantir forma e sustentação mecanica da celula, promover movimento de organelas, e vesiculas citoplasmaticas, é importante na contração celular e possibilita movimentos ameboides.
Sintese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteinas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de celulas procarioticas quanto eucarioticas. A sintese de proteinas é essencial para que ocorra a manutenção e o crescimento celular e ocorre em três etapas: iniciaçao da tradução, alongamento da cadeia polipeptidica e termino da tradução. A organela responsavel pela sintese proteica É O RIBOSSOMO.
O papel do lisossomo é degradar particulas alem de defesa contra agentes externos. 
(DNA)
O reticulo endoplasmatico liso também participa dos processos de desintoxicação do organismo. Nas celulas do fgidado o REL, absorve substancias toxicas, modificando-as ou destruindo-as de modo a não causarem danos ao organismo.
São muitas , tais como: 
Célula Animal: no Complexo de Golgi, as vesículas apresentam-se empilhadas.
Célula Vegetal: as vesículas do Complexo de Golgi apesentam-se isoladas.
Célula Animal: possui centríolo.
Célula Vegetal: não possui centríolo.
Célula Animal: possui peroxissomos.
Célula Vegetal: não possui peroxissomos.
Célula Animal: não possui cloroplastos.
Célula Vegetal: possui cloroplastos.
Célula Animal: não possui parede celular.
Célula Vegetal: possui parede celular. etc...

Outros materiais