A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
171 pág.
SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA ATIVIDADES AULAS 1 - 10

Pré-visualização | Página 6 de 47

a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios.
		
	
	Nenhuma das sentenças está correta.
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	 
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	 
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	Respondido em 09/04/2020 22:41:01
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Leia atentamente o texto abaixo:
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).
O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos.
Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais.
Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino ¿ aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento ¿ aprendizagem ¿ comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.
As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores têm a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.
A democratização da informação, aliada à inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.
Fonte: http://www.infoescola.com
Com base no texto, assinale a opção que informa corretamente as vantagens conquistadas a partir das TICs:
		
	
	As TICs beneficiaram o comércio e a indústria, com especial destaque para os negócios relacionados a informática e ao universo digital
	 
	As TICs evoluíram lentamente ao longo do tempo, principalmente no que se refere a sua aplicação na área educacional.
	
	As TICs representam um avanço na educação a distância, uma vez que são aplicadas exclusivamente na capacitação de professores e tutores, modernizando aulas tradicionais.
	
	As TICs são essencialmente relacionadas com o ambiente corporativo. No caso de recursos educacionais, como plataformas virtuais, trata-se de um recurso pedagógico, não relacionado com tecnologia e informação;
	 
	As TICs democratizaram a comunicação e a informação, possibilitando a comunicação instantânea entre indivíduos e permitindo que profissionais distantes geograficamente possam trabalhar em equipe;
	Respondido em 09/04/2020 22:41:07
	
Explicação:
O desenvolvimento das TICs permitiu o avanço e a democratização da informação, encurtando distâncias e aproximando pessoas. As TICs estão presentes em nos ambientes corporativos e também fora deles. Várias áreas foram beneficiadas com o avanço das TICs, entre elas a educação.
 
	
	
	
 
 
		
	
	
	 
	
		
		 
	SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: GST1823_EX_A1_201902640942_V5 
	09/04/2020
	Aluno(a): ISMAEL NATA DO NASCIMENTO GOMES
	2020.1 EAD
	Disciplina: GST1823 - SISTEMAS DE TECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO PÚBLICA 
	201902640942
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade (como ciência); entretanto, relaciona esse acervo de conhecimentos com as artes industriais. A tecnologia fundamenta-se nos métodos e nos conhecimentos científicos, compreendendo o domínio dos materiais e dos processos, úteis para a solução de problemas técnicos e para a fabricação de produtos. Fonte: Dálcio Roberto dos Reis (Gestão da Inovação Tecnológica) Neste contexto, a tecnologia pode ser classificada como: Escolha a alternativa INCORRETA.
		
	
	Tecnologia documentada pode ser relativamente menos imediata, em termos de aquisição, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
	 
	Tecnologia materializada diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços.
	
	Tecnologia documentada é relativamente menos imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
	
	Tecnologia documentada é aquela que surge sob a forma de documentação ¿ quaisquer documentos que descrevam e expliquem a solução de problemas.
	
	Tecnologia materializada são os equipamentos utilizados nos processos produtivos, os artefatos que constituem os produtos finais com um determinado conjunto e atributos.
	Respondido em 09/04/2020 22:45:21
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A ciência está intimamente ligada ao conhecimento dos fenômenos, enquanto a tecnologia está associada a impactos socioeconômicos sobre uma comunidade. Neste contexto, escolha a alternativa INCORRETA:
		
	
	A tecnologia não está associada à publicação de artigos, teses, livros, e os conhecimentos por ela criados são livremente veiculados, por serem considerados patrimônios da civilização.
	
	A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade.
	
	A tecnologia é sistematicamente vinculada a um produto ou processo, de natureza privada, passível de ser negociado e enquadrado por patentes.
	 
	A ciência e a tecnologia não são neutras, pois refletem as contradições das sociedades que as engendram, tanto em suas organizações como em suas aplicações.
	 
	A tecnologia está normalmente associada à publicação de artigos, teses, livros, e os conhecimentos por ela criados são livremente veiculados, por serem considerados patrimônios da civilização.
	Respondido em 09/04/2020 22:45:24
	
Explicação:
A resposta indicada está incorreta pois a amplitude de conceito e de aplicação da tecnologia é muito maior do que a colocada na alternativa. Outros exemplos de como podemos perceber a tecnologia, dentro do que foi questionado estão justamente nas demais alternativas que estão corretas.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Correlacione corretamente os conceitos às suas definições usando as opções (a), (b) e (c): (a) sociedade (b) ciência (c) tecnologia ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.