Buscar

Estudo dirigido de eletrotermofototerapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de eletrotermofototerapia – FES
1. A eletroterapia é amplamente utilizada na prática clínica fisioterapêutica, devendo o profissional ter conhecimento de suas indicações, seus efeitos e as contraindicações do instrumento a ser aplicado no paciente. Quanto ao FES (Estimulação Elétrica Funcional), assinale a alternativa correta.
a) É um tratamento da eletroterapia, amplamente utilizado, que não possui contraindicações.
b) Tem como principal indicação a cicatrização de feridas abertas.
c) São benefícios da FES prevenir atrofias musculares com um aumento do trofismo, diminuir a espasticidade da musculatura antagonista ao músculo estimulado através da inervação recíproca.
d) A técnica FES pode ser utilizada com bastante eficácia no combate ao pé equino do paciente com lesão medular em região de cauda equina.
e) A corrente FES é uma corrente alternada de alta frequência.
2. Referente ao recrutamento muscular ocasionado pela eletroestimulação, é correto afirmar que o estímulo elétrico recruta primeiro
a) As fibras nervosas mais próximas do eletrodo e cujo limiar é mais alto. Sendo assim, as fibras musculares do tipo I são estimuladas primeiro e as fibras do tipo II só entram em atividade por meio de uma estimulação maior.
b) As fibras nervosas distantes do eletrodo e cujo limiar é mais alto. Sendo assim, as fibras musculares do tipo II são estimuladas primeiro e as fibras do tipo I só entram em atividade por meio de uma estimulação maior.
c) As fibras nervosas mais distantes do eletrodo e cujo limiar é mais baixo. Sendo assim, as fibras musculares do tipo I são estimuladas primeiro e as fibras do tipo II só entram em atividade por meio de uma estimulação maior.
d) as fibras nervosas que estão entre os eletrodos e cujo liminar é mais baixo. Sendo assim, as fibras musculares do tipo II são estimuladas primeiro enquanto as fibras do tipo I só entram em atividade por meio de uma estimulação média.
e) As fibras nervosas mais próximas do eletrodo e cujo limiar é mais baixo. Sendo assim, as fibras musculares do tipo II são estimuladas primeiro e as fibras do tipo I só entram em atividade por meio de uma estimulação maior.
3. Selecione os parâmetros no FES para o fortalecimento muscular do quadríceps de um atleta ( frequência, largura de pulso, intensidade, tempo de subida, tempo de decida, tempo on/off, tempo de colocação dos eletrodos)

Outros materiais