A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
PÓS GRADUAÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGIA DR HEBERT SILVA LEMOS

Pré-visualização | Página 1 de 5

FAVENI
FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA
HEBERT DA SILVA LEMOS
A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
SANTO ANTONIO DE JESUS-BA
2019
A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Hebert Da Silva Lemos 1
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO - O presente estudo procurou enfatizar a notoriedade da Neuropsicopedagogia no ambiente escolar, como auxiliar na superação dos problemas de aprendizagem. Argumentando que esta ciência de conhecimento busca compreender o processo do desenvolvimento humano com um recorte na aprendizagem, considerando que a Neuropsicopedagogia tem sido analisada como uma ciência transdisciplinar embasada nos fundamentos da Neurociência, da Psicologia e da Pedagogia, a qual tem contribuído no entendimento do cérebro e nos recursos utilizados na aprendizagem. Nessa breve resenha da Neurociência e sua ligação com a Neuropsicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Educação e o trabalho do neuropsicopedagogo, apresentou que a atuação desse profissional no âmbito escolar é de suma importância na detecção de transtornos e/ou dificuldades apresentadas pelos discentes e quais as formas que este profissional pode auxiliar tanto o docente como a equipe pedagógica no tocante à ajuda para que essa equipe e os discentes tenham sucesso não somente em seu aprendizado, mas também em sua integralidade. E é por meio dos estudos neuropsicopedagógicos que igualmente se pode compreender e trazer para o aluno com dificuldades na aprendizagem, um benefício na sua qualidade de desenvolvimento cognitivo, superando suas limitações e melhorando significativamente a forma como elas podem ser estimuladas e desenvolvidas.
PALAVRAS CHAVE: Neuropsicopedagogia. Neurociência. Aprendizagem. Neuropsicopedagogo.
1 obilemos@hotmail.com
1 INTRODUÇÃO
Sendo a Neuropsicopedagogia uma nova área do conhecimento, apresenta novos campos de atuação da pesquisa dos processos neurais, como também se refere a conceitos relacionados à Educação. Diante dessa relação, nesse estudo pretende-se investigar quais são as contribuições neuropsicopedagógicas para aperfeiçoar a metodologia ensino/aprendizagem, frente a um cenário educacional de dificuldades de aprendizagens.
Nessa perspectiva de conhecimento sobre a relação cérebro, mente e aprendizagem, é necessário a promoção de um diálogo constante entre educação e Neurociência para construção de bases científicas sólidas que permitam aperfeiçoar as metodologias educativas na conjuntura escolar. Esse diálogo, busca também preencher uma lacuna existente na formação dos professores, uma vez que o aprendizado e suas dificuldades se relacionam com os processos neurais, é evidente a necessidade desses conhecimentos a fim de que o docente obtenha novas estratégias pedagógicas, buscando suporte e aprimorando esse aprendizado.
O tema se delimitará a buscar informações sobre as Neurociências, em conjunto com a Neuropsicopedagogia, e sua contribuição na aprendizagem de alunos que apresentam transtornos em seu aprendizado, visto que esta ciência aponta o entendimento do funcionamento entre o sistema nervoso e o aprendizado e a relação entre ambos.
Assim sendo, de que maneira a atuação da Neuropsicopedagogia pode facilitar neste desenvolvimento de aprendizagem? Isso é possível, pois por intermédio da Neurociência pode-se compreender o estado biopsicossocial do indivíduo, tendo em vista que a pedagogia compreende a arte ensino/aprendizagem, facilitando a elaboração de estratégias, materiais didáticos, metodologia e dinâmica para o exercício do neuropsicopedagogo, tanto na diligencia quanto na intervenção deste aprendizado. Pois justamente, o objetivo da Neuropsicopedagogia é desenvolver métodos junto à equipe pedagógica e professores, nas quais são dispostas diversas maneiras para melhorar o desempenho dos alunos em sua aprendizagem, na qual os mesmos serão estimulados conforme suas dificuldades.
Como objetivo geral deste estudo, demonstrar a importância das contribuições da Neuropsicopedagogia no ambiente escolar, para trabalhar com alunos que apresentam deficiências na aprendizagem, proporcionando novas expectativas. E como objetivos específicos: Levantar aspectos das Neurociências relacionados com a educação que possam subsidiar e cooperar para os alunos que demonstrem dificuldades no aprendizado; Analisar a produção bibliográfica desde a contribuição teórica de autores na área da Neurociência e da educação; Apontar as contribuições da Neurociência para a educação, especificamente quanto à compreensão do método de aprendizagem.
Este estudo se justifica, pela grande importância apresentada pela Neuropsicopedagogia, visto que é uma ciência que investiga o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano, tendo como propósito a aprendizagem fazendo inter-relação entre o estudo da Neurociência com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.
Desta forma, a pesquisa será realiza por levantamento bibliográfico, com o propósito de que a Neuropsicopedagogia possa ser compreendida na área educacional como aliada no seguimento de ensino e aprendizagem, com intuito de identificar e antecipar-se às questões que dificultam a aprendizagem em alunos que apresentam tais transtornos. Considerando que cada aluno recebe estímulos de forma individual, dependendo da forma como este artifício é instigado, o aluno pode apresentar evolução no aprendizado ou não, tendo um desenvolvimento melhor e se entusiasmando em seu aprendizado. À frente deste processo, o neuropsicopedagogo em parceria com o professor e com a equipe pedagógica elaborando estratégias para melhorar o aprendizado atingindo todos os alunos em suas peculiaridades. Para a construção deste trabalho realizou-se a revisão bibliográfica por intermédio de pesquisas sobre materiais publicados em livros, artigos, dissertações, revistas disponíveis na web, envolvendo procedimentos de leitura e interpretação de obras literárias, os quais promoveram o resultado e discussão sobre o propósito da intervenção da Neuropsicopedagogia nas deficiências da aprendizagem.
O trabalho compreende três capítulos, sendo o primeiro, um breve resumo da
Neurociência e sua contribuição na aprendizagem. O segundo capitulo descreve a
Neuropsicopedagogia e as contribuições derivadas das Neurociências, as quais manifestam interesse em várias áreas e sendo um destes, a educação no sentido da maior concepção de como se dá a aprendizagem em cada pessoa. O terceiro capítulo relata a importância e a contribuição das Neurociências na formação e na prática do neuropsicopedagogo.
Nas considerações finais apontam-se as reflexões construídas sobre o tema bem como do papel que o profissional da Neuropsicopegadogia desempenha