Buscar

Das políticas às ações direitos da pessoa idosa no Brasil EXERCÍCIO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Das políticas às ações: direitos da pessoa idosa no BrasilExercício Avaliativo 4
Parte superior do formulário
Questão 1
O cuidado domiciliar e a atenção domiciliar possuem conceitos e objetivos diferentes. Associe corretamente as definições aos termos.
Parte inferior do formulário
	
A resposta correta é: 
Modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio. → Atenção Domiciliar
Dentre os principais aspectos está o estímulo a presença da família e dos amigos para o convívio com a pessoa idosa. → Cuidado domiciliar,
O aspecto central está na manutenção da pessoa idosa em seu ambiente conhecido, com conforto, identidade e segurança. → Atenção Domiciliar,
Todas as práticas de atenção e suporte às necessidades das pessoas idosas dentro de suas residências e que são realizadas por parentes, amigos ou “cuidadores”. → Cuidado domiciliar.
Questão 2
Analise as assertivas relativas à promoção do autocuidado e assinale verdadeiro ou falso.
Parte superior do formulário
	
A resposta correta é: 
Pessoas idosas frágeis ou incapacitadas não conseguem desenvolver o autocuidado. → Falsa,
 Mais do que cuidar da saúde biológica, é preciso cuidar das relações, da autoestima e dos sonhos de cada sujeito no seu processo de envelhecimento. → Verdadeira,
 Cuidar de si mesmo é uma conquista pessoal e uma manifestação de autonomia. → Verdadeira,
 Cuidar é fazer tudo pelo outro. → Falsa.
Questão 3
Examine as frases abaixo e assinale aquela com conteúdo verdadeiro acerca das doenças, comportamentos e afetividade das pessoas idosas.
 
a. Estudos mostram que 74% dos homens e 56% das mulheres casadas mantêm vida sexual ativa após os 60 anos (BRASIL, 2006). 
b. Pessoas idosas ao se descobrirem com o diagnóstico de HIV/Aids não sofrem o mesmo impacto que um jovem. A idade mais avançada pode ser uma causa desta aceitação da doença. 
c. É alarmante o aumento dos casos das IST na população idosa: Boletim epidemiológico HIV/Aids – 2018, indica que foram registrados em 2015, 2.187 casos e em 2016, 2.252 casos de Aids entre as pessoas acima de 60 (sessenta) anos. 
d. O suicídio de pessoas idosas não é uma realidade na sociedade brasileira. As causas de morte nesta população são praticamente todas de ordem física. 
e. Depressão é um sentimento de que tudo está ruim, curável com carinho e atenção. Ou seja, a depressão é sentimento de tristeza mais do que sintomas clínicos.

Continue navegando