Buscar

Os casos João Hélio e Galdino Pataxó

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os casos João Hélio e Galdino Pataxó e a barbárie midiática
(Uma reflexão sobre o papel dos meios de comunicação)
Principais informações dos dois casos:
· O líder indígena Galdino Pataxó Hã-Hã-Hãe, 44 anos, da área  Caramuru/Paraguassu sul da Bahia, que se encontrava em Brasília, tratando da demarcação de sua terra. O fato ocorreu dois dias depois das comemorações do Dia do Índio, em abril de 1997. 
(Um grupo de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade).
· Um bárbaro assasinato do menino chamado, João Hélio, de 6 anos, que foi arrastado ao longo de mais de 7 km.
(Um grupo de cinco jovens que era pessoas pobres, moradores de favela e quase todos negros).
Émile Durkheim associado ao fato social:
Émile Durkheim foi um sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia. Em 1895, publicou As Regras do Método Sociológico e criou o primeiro departamento europeu de sociologia, tornando-se o primeiro professor de sociologia da França. 
De acordo, com Durkheim, em relação os fatos sociais consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características:
· Generalidade: Relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
· Externalidade: Quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro.
·  Coercitividade: Os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. 
Analisando os fatos sociais de acordo com os casos do líder indígena Galdino Pataxó e do João Hélio
Em uma forma geral e objetiva, os dois casos, tem tamanha importância e faz todos nos refletimos, ou seja, duas realidades que era pra ser transmitida de uma forma mais concreta, especificada, retratando toda a realidade para a sociedade. Sabemos que no mundo que vivemos, temos que ser todos iguais, tratados de maneiras iguais, ninguém pode se achar melhor ou pior do que o outro, ou seja, ser filhinho de papai, e sair cometendo erros, não vai crescer a sua própria dignidade, nem seu caráter. Em muitas vezes, a própria mídia sempre acoberta alguns casos ou informações, que era pra ser transmitida verdadeiramente e, com um esclarecimento adequado, a indignação é muita pelo simples fato do direito não ser exercido igualmente para todos, não importa ter classe média alta, ser menor ou maior de idade, se cometeu um crime tem que pagar pelo o que fez. 
E uma situação muito inconveniente, e de tamanha tristeza, saber que duas pessoas morreram, sem próprio saber o verdadeiro motivo, e depois, não haver justiça, o caso do Galdino Pataxó e super revoltante, um índio que tem um grande valor, na sua cultura, na historia, que deixou marcas, e não ser transmitido, manifestado como deveria, por conta que a mídia encobriu, pelo simples fato dos cinco jovens, acharem que tem um poder maior, só porque se acham ser ricos, ter classe media alta, e não pagarem pelo que fizeram e também o poder judiciário tem uma parcela de culpa, pois deveria ter decretado pena, não importa que tivesse um de menor no meio, participou da mesma forma, e por isso todos deveria ser punidos da forma correta, como a lei impõem. 
O caso do João Hélio, teve uma grande repercussão pela mídia pelo simples fato, das 5 pessoas serem , pobres, moradores de favela, e quase todos negros, e que deixa claro, que pessoas tipo essa não tem valor nenhum, não tem importância, e se cometer algo, tem que pagar de uma forma bem rigorosa, porque na sociedade, eles não tem valor algum, e a através da mídia que conseguiu provocar uma comoção nacional, que durou até 15 dias, já o do Galdino, foi praticamente escondido pela mídia, por ser pessoas totalmente diferentes, de classes diferentes.
A sociedade por sua vez, nesses dois casos, deixou um pouco a desejar, não se impôs da forma correta, e necessária que deveria ser, porque esses dois casos têm tamanha importância, e a sociedade deveria ser mais solidaria, tantas outras coisas, que a própria se impõem que não é viável na maioria das vezes, e porque não se impôs nesses casos, praticando a justiça, da forma correta, a parte de defender o outro, de lutar pela cidadania de outra pessoa, isso faz nos refletimos todos os dias, varias coisas acontecendo e como sempre toda a sociedade, na mesma.

Outros materiais