Logo Passei Direto
Buscar

Níveis de Criatividade e Inteligência

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O psicólogo James Kaufman, diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, em seus estudos apresenta o caráter do desenvolvimento da criatividade e afirma que todas as formas de expressão da criatividade são detentoras de importância, pois podem conduzir a níveis mais elevados de manifestação.
Considerando essa informação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, é correto afirmar que a criatividade do tipo pequeno-C é aquela que:
A Frequentemente é encontrada em crianças e que se refere a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; diz respeito a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou.
B A pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
C Corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
D Diz respeito à originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
E É típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.

Sternberg e Detterman [...] propõem, com base em três unidades subteóricas, uma teoria da inteligência e do desenvolvimento intelectual. É um modelo teórico tridimensional que analisa os processos mentais envolvidos na conduta inteligente. A três unidades apresentadas em sua teoria são: subteoria componencial ou inteligência analítica, subteoria experiencial ou inteligência criativa e subteoria contextual ou inteligência prática.
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria triárquica da inteligência de Sternberg, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A inteligência analítica está presente nas pessoas que são capazes de analisar um problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a se sair bem em testes convencionais de inteligência.
II. ( ) As pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida.
III. ( ) As pessoas com habilidades sintéticas/criativas são perspicazes, criativas e hábeis em lidar com situações relativamente novas; apresentam sempre um QI mais alto, mas raramente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, para as artes e para as áreas afins.
A F – V – F
B V – F – V
C F – F – V
D V – V – F
E F – V – V

A criatividade é um elemento a ser observado quando o tema é a superdotação. Nesse contexto, o diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, James Kaufman, crê que todas as formas de criatividade têm a sua importância e, por isso, propõe um esquema que estipula diversos níveis para demonstrá-la.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, assinale a alternativa que descreve corretamente a criatividade do tipo mini-C:
A Tipo de criatividade frequentemente encontrada em crianças, por isso deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis elementares, pois pode conduzir a níveis mais elevados de criatividade. Diz respeito a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou.
B É o tipo de criatividade que a pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
C Esse tipo de criatividade corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
D Essa criatividade refere-se à originalidade de pensamento, da imaginação, da capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, da capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
E Essa criatividade é típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.

O estudo longitudinal desenvolvido por Lewis Terman deu início à primeira pesquisa significativa sobre as habilidades mentais superiores. A pesquisa contou com a participação de 2500 crianças indicadas pelos seus professores e, após análise de critérios que envolviam origem racial, gênero, medidas antropométricas, aspectos físicos e de saúde, progresso escolar, habilidades especiais, interesses e traços de personalidade, foram identificadas 1528 crianças.
Conforme as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a pesquisa longitudinal de Terman sobre os “gênios”, é correto afirmar que a meta do estudo de Lewis Terman foi:
A Apontar a relação entre a genialidade e o tamanho do crânio.
B Refutar a noção de que gênios eram pessoas doentes, socialmente ineptas e não tão equilibradas.
C Provar que o currículo oferecido aos alunos superdotados deveria ser modificado.
D Identificar a importância da condição econômica familiar para o desenvolvimento das habilidades mentais.
E Contrapor o fator étnico ao nível de QI das crianças.

Na contramão da concepção psicométrica da inteligência, os pesquisadores Gardner, Sternberg e Renzulli defendem a inteligência não como um conceito estático, atrelado apenas às habilidades cognitivas; consideram que a emoção, a afetividade, a criatividade, entre outros fatores, interferem na sua manifestação.
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a concepção de inteligência na concepção de Gardner, Sternberg e Renzulli, analise as seguintes afirmativas:
I. Gardner defendeu a teoria das inteligências múltiplas, a qual pode ser descrita por um conjunto de nove habilidades, talentos ou capacidades mentais universais.
II. Sternberg propõe a teoria triárquica da inteligência e afirma que a inteligência é uma construção fixa e unitária que não vai além da noção tradicional de capacidade acadêmica.
III. Renzulli, em sua teoria dos três anéis, concebe a inteligência e, também, a superdotação como a interação entre as habilidades superiores, o envolvimento com a tarefa e criatividade.
A I e III
B II e III
C I e II
D I
E II

Embora existam leis que obriguem às instituições de ensino a cadastrarem alunos superdotados, nem sempre é fácil identificá-los. Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas com altas habilidades não precisam se destacar em todas as disciplinas [...]. Além disso, eles são conhecidos por sua alta criatividade e envolvimento na aprendizagem.
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a definição de superdotação, analise as seguintes afirmativas:
I. A criatividade é uma característica ausente no comportamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
II. As instituições de ensino são obrigadas por lei a cadastrar os estudantes com altas habilidades/superdotação no Censo da Educação.
III. Os estudantes com altas habilidades/superdotação não apresentam, obrigatoriamente, facilidade em todas as disciplinas.
A I
B II
C III
D I e II
E II e III

Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.
A Intrapessoal
B Espacial
C Interpessoal
D Linguística
E Naturalista

Diante da necessidade de um atendimento adequado ao bem-dotado no Brasil, salienta-se não apenas a relevância de se implantar programas de enriquecimento e aceleração, onde a criança, o adolescente e o jovem universitário tenham oportunidade de explorar, de descobrir, de pesquisar, de criar e produzir conhecimento, mas que também a família seja orientada no sentido de promover um ambiente estimulador e saudável ao desenvolvimento da criança.
Considerando o fragmento do texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos programas de atendimento para os estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas:
I. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem dar oportunidades para expansão dos estudos e pesquisas nas áreas de interesse e desenvolvimento de projetos.
II. ( ) Contar sempre com o apoio da família e sua contribuição é fundamental para o desenvolvimento da criança/do jovem, por isso os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem priorizar essa participação.
III. ( ) As crianças superdotadas, mesmo quando não são adequadamente atendidas em programas especializados, ou quando não são validadas em seus talentos por seus pais, professores ou pares, tendem sempre a se adequar a todas as situações sociais, sem apresentarem nenhum tipo de problema de comportamento, como agressividade e/ou insegurança.
IV. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem contar com um grupo de especialistas com conhecimento sobre a área das altas habilidades e as características desse alunado para discutir e encaminhar o atendimento à luz dos dados coletados sobre cada estudante.
A F – V – F – V
B V – F – F – V
C F – F – V – V
D V – V – F – V
E F – V – V – V

Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos aspectos socioafetivos da superdotação, analise as seguintes afirmativas:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os aspectos afetivos estão relacionados, entre outras questões, à maneira como as pessoas lidam com as emoções, sentimentos e valores pessoais.
II. A família e a escola promovem experiências afetivas fundamentais para o desenvolvimento das crianças com altas habilidades/superdotação.
III. Sentimentos bloqueados interferem no processo de aprendizagem.
IV. Conhecer as necessidades socioafetivas dos estudantes com altas habilidades/superdotação em nada contribui para a melhoria do desenvolvimento desses indivíduos.
A I, II
B II, III
C I, II, III
D II, IV
E I, III, IV

Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli, enumere, na ordem sequencial, as quatro subteorias ou partes da referida teoria:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Orienta as formas de complementar, diferenciar e enriquecer o currículo dentro do espaço escolar.
( ) Apresenta como as pessoas com potencial superior podem influenciar no avanço de uma sociedade por meio de uma liderança ética.
( ) Define o conceito de inteligência e de superdotação e apresenta a interação entre habilidade superior, envolvimento com a tarefa e a criatividade.
( ) Refere-se à formação de um pool de talentos e a como se identifica as pessoas com superdotação e talento.
A 2 – 3 – 1 – 4
B 4 – 2 – 1 – 3
C 3 – 2 – 1 – 4
D 1 – 4 – 3 – 2
E 3 – 4 – 1 – 2

Considerando a citação de Alencar e Fleith acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria triárquica de Sternberg, relacione corretamente as seguintes inteligências às suas respectivas definições:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Inteligência prática
2. Inteligência analítica
3. Inteligência criativa ou sintética
( ) Evoca o uso consciente dos processos mentais/estratégias para analisar um problema em suas partes.
( ) Envolve a capacidade de pensar alternativas diferentes/inovadoras para resolver problemas e/ou situações.
( ) Capacidade de aplicar as habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida.
A 2 – 3 – 1
B 1 – 2 – 3
C 3 – 2 – 1
D 1 – 3 – 2
E 2 – 1 – 3

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O psicólogo James Kaufman, diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, em seus estudos apresenta o caráter do desenvolvimento da criatividade e afirma que todas as formas de expressão da criatividade são detentoras de importância, pois podem conduzir a níveis mais elevados de manifestação.
Considerando essa informação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, é correto afirmar que a criatividade do tipo pequeno-C é aquela que:
A Frequentemente é encontrada em crianças e que se refere a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; diz respeito a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou.
B A pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
C Corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
D Diz respeito à originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
E É típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.

Sternberg e Detterman [...] propõem, com base em três unidades subteóricas, uma teoria da inteligência e do desenvolvimento intelectual. É um modelo teórico tridimensional que analisa os processos mentais envolvidos na conduta inteligente. A três unidades apresentadas em sua teoria são: subteoria componencial ou inteligência analítica, subteoria experiencial ou inteligência criativa e subteoria contextual ou inteligência prática.
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria triárquica da inteligência de Sternberg, analise as seguintes afirmativas e assinale V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I. ( ) A inteligência analítica está presente nas pessoas que são capazes de analisar um problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a se sair bem em testes convencionais de inteligência.
II. ( ) As pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida.
III. ( ) As pessoas com habilidades sintéticas/criativas são perspicazes, criativas e hábeis em lidar com situações relativamente novas; apresentam sempre um QI mais alto, mas raramente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, para as artes e para as áreas afins.
A F – V – F
B V – F – V
C F – F – V
D V – V – F
E F – V – V

A criatividade é um elemento a ser observado quando o tema é a superdotação. Nesse contexto, o diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, James Kaufman, crê que todas as formas de criatividade têm a sua importância e, por isso, propõe um esquema que estipula diversos níveis para demonstrá-la.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, assinale a alternativa que descreve corretamente a criatividade do tipo mini-C:
A Tipo de criatividade frequentemente encontrada em crianças, por isso deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis elementares, pois pode conduzir a níveis mais elevados de criatividade. Diz respeito a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou.
B É o tipo de criatividade que a pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
C Esse tipo de criatividade corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
D Essa criatividade refere-se à originalidade de pensamento, da imaginação, da capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, da capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
E Essa criatividade é típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.

O estudo longitudinal desenvolvido por Lewis Terman deu início à primeira pesquisa significativa sobre as habilidades mentais superiores. A pesquisa contou com a participação de 2500 crianças indicadas pelos seus professores e, após análise de critérios que envolviam origem racial, gênero, medidas antropométricas, aspectos físicos e de saúde, progresso escolar, habilidades especiais, interesses e traços de personalidade, foram identificadas 1528 crianças.
Conforme as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a pesquisa longitudinal de Terman sobre os “gênios”, é correto afirmar que a meta do estudo de Lewis Terman foi:
A Apontar a relação entre a genialidade e o tamanho do crânio.
B Refutar a noção de que gênios eram pessoas doentes, socialmente ineptas e não tão equilibradas.
C Provar que o currículo oferecido aos alunos superdotados deveria ser modificado.
D Identificar a importância da condição econômica familiar para o desenvolvimento das habilidades mentais.
E Contrapor o fator étnico ao nível de QI das crianças.

Na contramão da concepção psicométrica da inteligência, os pesquisadores Gardner, Sternberg e Renzulli defendem a inteligência não como um conceito estático, atrelado apenas às habilidades cognitivas; consideram que a emoção, a afetividade, a criatividade, entre outros fatores, interferem na sua manifestação.
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a concepção de inteligência na concepção de Gardner, Sternberg e Renzulli, analise as seguintes afirmativas:
I. Gardner defendeu a teoria das inteligências múltiplas, a qual pode ser descrita por um conjunto de nove habilidades, talentos ou capacidades mentais universais.
II. Sternberg propõe a teoria triárquica da inteligência e afirma que a inteligência é uma construção fixa e unitária que não vai além da noção tradicional de capacidade acadêmica.
III. Renzulli, em sua teoria dos três anéis, concebe a inteligência e, também, a superdotação como a interação entre as habilidades superiores, o envolvimento com a tarefa e criatividade.
A I e III
B II e III
C I e II
D I
E II

Embora existam leis que obriguem às instituições de ensino a cadastrarem alunos superdotados, nem sempre é fácil identificá-los. Ao contrário do que muita gente pensa, pessoas com altas habilidades não precisam se destacar em todas as disciplinas [...]. Além disso, eles são conhecidos por sua alta criatividade e envolvimento na aprendizagem.
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a definição de superdotação, analise as seguintes afirmativas:
I. A criatividade é uma característica ausente no comportamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
II. As instituições de ensino são obrigadas por lei a cadastrar os estudantes com altas habilidades/superdotação no Censo da Educação.
III. Os estudantes com altas habilidades/superdotação não apresentam, obrigatoriamente, facilidade em todas as disciplinas.
A I
B II
C III
D I e II
E II e III

Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita.
A Intrapessoal
B Espacial
C Interpessoal
D Linguística
E Naturalista

Diante da necessidade de um atendimento adequado ao bem-dotado no Brasil, salienta-se não apenas a relevância de se implantar programas de enriquecimento e aceleração, onde a criança, o adolescente e o jovem universitário tenham oportunidade de explorar, de descobrir, de pesquisar, de criar e produzir conhecimento, mas que também a família seja orientada no sentido de promover um ambiente estimulador e saudável ao desenvolvimento da criança.
Considerando o fragmento do texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos programas de atendimento para os estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas:
I. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem dar oportunidades para expansão dos estudos e pesquisas nas áreas de interesse e desenvolvimento de projetos.
II. ( ) Contar sempre com o apoio da família e sua contribuição é fundamental para o desenvolvimento da criança/do jovem, por isso os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem priorizar essa participação.
III. ( ) As crianças superdotadas, mesmo quando não são adequadamente atendidas em programas especializados, ou quando não são validadas em seus talentos por seus pais, professores ou pares, tendem sempre a se adequar a todas as situações sociais, sem apresentarem nenhum tipo de problema de comportamento, como agressividade e/ou insegurança.
IV. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem contar com um grupo de especialistas com conhecimento sobre a área das altas habilidades e as características desse alunado para discutir e encaminhar o atendimento à luz dos dados coletados sobre cada estudante.
A F – V – F – V
B V – F – F – V
C F – F – V – V
D V – V – F – V
E F – V – V – V

Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos aspectos socioafetivos da superdotação, analise as seguintes afirmativas:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os aspectos afetivos estão relacionados, entre outras questões, à maneira como as pessoas lidam com as emoções, sentimentos e valores pessoais.
II. A família e a escola promovem experiências afetivas fundamentais para o desenvolvimento das crianças com altas habilidades/superdotação.
III. Sentimentos bloqueados interferem no processo de aprendizagem.
IV. Conhecer as necessidades socioafetivas dos estudantes com altas habilidades/superdotação em nada contribui para a melhoria do desenvolvimento desses indivíduos.
A I, II
B II, III
C I, II, III
D II, IV
E I, III, IV

Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli, enumere, na ordem sequencial, as quatro subteorias ou partes da referida teoria:
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Orienta as formas de complementar, diferenciar e enriquecer o currículo dentro do espaço escolar.
( ) Apresenta como as pessoas com potencial superior podem influenciar no avanço de uma sociedade por meio de uma liderança ética.
( ) Define o conceito de inteligência e de superdotação e apresenta a interação entre habilidade superior, envolvimento com a tarefa e a criatividade.
( ) Refere-se à formação de um pool de talentos e a como se identifica as pessoas com superdotação e talento.
A 2 – 3 – 1 – 4
B 4 – 2 – 1 – 3
C 3 – 2 – 1 – 4
D 1 – 4 – 3 – 2
E 3 – 4 – 1 – 2

Considerando a citação de Alencar e Fleith acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria triárquica de Sternberg, relacione corretamente as seguintes inteligências às suas respectivas definições:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. Inteligência prática
2. Inteligência analítica
3. Inteligência criativa ou sintética
( ) Evoca o uso consciente dos processos mentais/estratégias para analisar um problema em suas partes.
( ) Envolve a capacidade de pensar alternativas diferentes/inovadoras para resolver problemas e/ou situações.
( ) Capacidade de aplicar as habilidades de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de vida.
A 2 – 3 – 1
B 1 – 2 – 3
C 3 – 2 – 1
D 1 – 3 – 2
E 2 – 1 – 3

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia a seguinte informação: 
O psicólogo James Kaufman, diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da 
Califórnia, em seus estudos apresenta o caráter do desenvolvimento da criatividade e 
afirma que todas as formas de expressão da criatividade são detentoras de importância, 
pois podem conduzir a níveis mais elevados de manifestação. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essa informação e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de 
criatividade segundo Kaufman, é correto afirmar que a criatividade do tipo pequeno-C é 
aquela que: 
 
A Frequentemente é encontrada em crianças e que se refere a uma 
interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e 
eventos; diz respeito a uma construção que é nova pelo menos 
para o sujeito que a criou. O autor recomenda que esse tipo de 
criatividade deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os 
níveis elementares, pois ela pode levar ao desenvolvimento da 
criatividade em outros níveis. 
 
B A pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa 
pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas 
ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor. 
 
C Corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa 
desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de 
grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de 
realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência. 
 
D Diz respeito à originalidade de pensamento, imaginação, 
capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, 
capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes. 
 
E É típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da 
ciência, da tecnologia ou das artes. 
 
Questão 2/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Sternberg e Detterman [...] propõem, com base em três unidades subteóricas, uma teoria 
da inteligência e do desenvolvimento intelectual. É um modelo teórico tridimensional que 
analisa os processos mentais envolvidos na conduta inteligente. A três unidades 
apresentadas em sua teoria são: subteoria componencial ou inteligência analítica, 
subteoria experiencial ou inteligência criativa e subteoria contextual ou inteligência 
prática”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. E.C. et.al. Psicopedagogia Modular: uma modalidade de avaliação interventiva. 
Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 101. 
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria 
triárquica da inteligência de Sternberg, analise as seguintes afirmativas e assinale V para 
as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A inteligência analítica está presente nas pessoas que são capazes de analisar um 
problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a 
se sair bem em testes convencionais de inteligência. 
II. ( ) As pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades 
de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas 
se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de 
sua experiência prática ou sabedoria de vida. 
III. ( ) As pessoas com habilidades sintéticas/criativas são perspicazes, criativas e hábeis 
em lidar com situações relativamente novas; apresentam sempre um QI mais alto, mas 
raramente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, 
para as artes e para as áreas afins. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
 
A F – V – F 
 
B V – F – V 
 
C F – F – V 
 
D V – V – F 
 
E F – V – V 
 
Questão 3/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Analise as seguintes informações: 
A criatividade é um elemento a ser observado quando o tema é a superdotação. Nesse 
contexto, o diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, James 
Kaufman, crê que todas as formas de criatividade têm a sua importância e, por isso, 
propõe um esquema que estipula diversos níveis para demonstrá-la. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de 
criatividade segundo Kaufman, assinale a alternativa que descreve corretamente a 
criatividade do tipo mini-C: 
 
A Tipo de criatividade frequentemente encontrada em crianças, por 
isso deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis 
elementares, pois pode conduzir a níveis mais elevados de 
criatividade. Diz respeito a uma interpretação nova, pessoal e 
significativa de experiências, ações e eventos; a uma construção 
que é nova pelo menos para o sujeito que a criou. 
 
B É o tipo de criatividade que a pessoa usa no seu dia a dia; que faz 
com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a 
ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os 
problemas ao seu redor. 
 
C Esse tipo de criatividade corresponde ao nível expert de 
criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de 
pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com 
sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo 
deliberado, motivação e persistência. 
 
D Essa criatividade refere-se à originalidade de pensamento, da 
imaginação, da capacidade de resolver problemas de forma 
diferente e inovadora, da capacidade de perceber um tópico de 
muitas formas diferentes. 
 
E Essa criatividade é típica dos grandes gênios, cujas ideias 
mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes. 
 
Questão 4/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia as seguintes informações: 
O estudo longitudinal desenvolvido por Lewis Terman deu início à primeira pesquisa 
significativa sobre as habilidades mentais superiores. A pesquisa contou com a 
participação de 2500 crianças indicadas pelos seus professores e, após análise de critérios 
que envolviam origem racial, gênero, medidas antropométricas, aspectos físicos e de 
saúde, progresso escolar, habilidades especiais, interesses e traços de personalidade, 
foram identificadas 1528 crianças. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão 
Conforme as informações acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a pesquisa 
longitudinal de Terman sobre os “gênios”, é correto afirmar que a meta do estudo de 
Lewis Terman foi: 
 
A Apontar a relação entre a genialidade e o tamanho do crânio. 
 
B Refutar a noção de que gênios eram pessoas doentes, socialmente 
ineptas e não tão equilibradas. 
 
C Provar que o currículo oferecido aos alunos superdotados deveria 
ser modificado. 
 
D Identificar a importância da condição econômica familiar para o 
desenvolvimento das habilidades mentais. 
 
E Contrapor o fator étnico ao nível de QI das crianças. 
 
Questão 5/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para as seguintes informações: 
Na contramão da concepção psicométrica da inteligência, os pesquisadores Gardner, 
Sternberg e Renzulli defendem a inteligência não como um conceito estático, atrelado 
apenas às habilidades cognitivas; consideram que a emoção, a afetividade, a criatividade, 
entre outros fatores, interferem na sua manifestação. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a concepção de 
inteligência na concepção de Gardner, Sternberg e Renzulli, analise as seguintes 
afirmativas: 
I. Gardner defendeu a teoria das inteligências múltiplas, a qual pode ser descrita por umconjunto de nove habilidades, talentos ou capacidades mentais universais. 
II. Sternberg propõe a teoria triárquica da inteligência e afirma que a inteligência é uma 
construção fixa e unitária que não vai além da noção tradicional de capacidade 
acadêmica. 
III. Renzulli, em sua teoria dos três anéis, concebe a inteligência e, também, a 
superdotação como a interação entre as habilidades superiores, o envolvimento com a 
tarefa e criatividade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A I e III 
 
B II e III 
 
C I e II 
 
D I 
 
E II 
Questão 6/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Embora existam leis que obriguem às instituições de ensino a cadastrarem alunos 
superdotados, nem sempre é fácil identificá-los. Ao contrário do que muita gente pensa, 
pessoas com altas habilidades não precisam se destacar em todas as disciplinas [...]. Além 
disso, eles são conhecidos por sua alta criatividade e envolvimento na aprendizagem”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto da reportagem integralmente, ele está disponível em: COSTA, Lorena. Superdotados são gênios? Veja 5 mitos e verdades sobre 
eles. https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/superdotados-sao-genios-veja-5-mitos-e-verdades-sobre-eles-175hja4154695flxc4r93xn12. Acesso em 31 jan. 2019. 
 
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a definição de 
superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
 
I. A criatividade é uma característica ausente no comportamento dos estudantes com 
altas habilidades/superdotação. 
II. As instituições de ensino são obrigadas por lei a cadastrar os estudantes com altas 
habilidades/superdotação no Censo da Educação. 
III. Os estudantes com altas habilidades/superdotação não apresentam, 
obrigatoriamente, facilidade em todas as disciplinas. 
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A I 
 
B II 
 
C III 
 
D I e II 
 
E II e III 
 
Questão 7/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das 
inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que 
melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário 
avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita. 
 
A Intrapessoal 
 
B Espacial 
 
C Interpessoal 
 
D Linguística 
 
E Naturalista 
 
 
Questão 8/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Diante da necessidade de um atendimento adequado ao bem-dotado no Brasil, salienta-
se não apenas a relevância de se implantar programas de enriquecimento e aceleração, 
onde a criança, o adolescente e o jovem universitário tenham oportunidade de explorar, 
de descobrir, de pesquisar, de criar e produzir conhecimento, mas que também a família 
seja orientada no sentido de promover um ambiente estimulador e saudável ao 
desenvolvimento da criança”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: 
ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e 
ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001. p. 182 
Considerando o fragmento do texto acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos programas 
de atendimento para os estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as 
seguintes afirmativas: 
I. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas 
habilidades/superdotação devem dar oportunidades para expansão dos estudos e 
pesquisas nas áreas de interesse e desenvolvimento de projetos. 
II. ( ) Contar sempre com o apoio da família e sua contribuição é fundamental para o 
desenvolvimento da criança/do jovem, por isso os programas educacionais para 
atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem priorizar essa 
participação. 
III. ( ) As crianças superdotadas, mesmo quando não são adequadamente atendidas em 
programas especializados, ou quando não são validadas em seus talentos por seus pais, 
professores ou pares, tendem sempre a se adequar a todas as situações sociais, sem 
apresentarem nenhum tipo de problema de comportamento, como agressividade e/ou 
insegurança. 
IV. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas 
habilidades/superdotação devem contar com um grupo de especialistas com 
conhecimento sobre a área das altas habilidades e as características desse alunado para 
discutir e encaminhar o atendimento à luz dos dados coletados sobre cada estudante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A F – V – F – V 
 
B V – F – F – V 
 
C F – F – V – V 
 
D V – V – F – V 
 
E F – V – V – V 
 
Questão 9/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para a seguinte citação: 
“No século XX, a contribuição de Binet e Simon [...], publicando em 1905 o primeiro 
teste de inteligência, foi o ponto de partida para inúmeras investigações a respeito da 
natureza das habilidades intelectuais. Uma das grandes vantagens do teste desenvolvido 
por Binet e Simon era possibilitar a quantificação da inteligência e a investigação das 
diferenças individuais nesta dimensão, abrindo caminho para uma área até então pouco 
explorada e conhecida”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 
2. Ed. Ampliada. São Paulo: EPU, 2001. p. 43,44. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre o uso de testes 
psicométricos (testes de QI), analise as seguintes afirmativas: 
I. ( ) Os testes de QI oferecem informações valiosas sobre estudantes que possuem alto 
potencial acadêmico, mas que apresentam baixo rendimento escolar devido a fatores 
motivacionais, emocionais e de aprendizagem. 
II. ( ) Os únicos instrumentos indicados para identificar estudantes com altas 
habilidades/superdotação são os testes de QI. 
III. ( ) Há perguntas nos testes de QI que, por serem apresentadas fora do contexto natural 
de vida de uma pessoa, acabam por penalizar as crianças que pensam de forma criativa 
ou imaginativa ou que tendem a se demorar quando analisam com profundidade uma 
questão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A F – V – F 
 
B F – F – V 
 
C V – F – V 
 
D V – V – F 
 
E F – V – V 
 
 
Questão 10/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considere o seguinte trecho de uma notícia: 
“Gustavo Torres da Silva, de 18 anos, é aluno de Engenharia Física na Universidade de 
Stanford, nos EUA. Nascido no Capão Redondo, bairro pobre da periferia de São Paulo, 
Gustavo foi aprovado em duas instituições brasileiras - USP, em Engenharia Elétrica, e 
UFSCar, em Engenharia Física - e cinco americanas: Columbia, Duke, MIT, Harvard e 
Stanford. Na infância, gostava de ver o pai, técnico de eletrônica, montar e desmontar os 
eletrodomésticos que trazia para casa [...]. Incentivado por seu pai, Adalberto, [...] 
[Gutavo] gostava de desparafusar o joystick do videogame para ver [a lógica de] como 
funcionava por dentro”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERNARDO, André. Matemática, música e bullying: como é a vida de crianças superdotadas 
no Brasil. <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/matematica-musica-e-bullying-como-e-a-vida-de-criancas-superdotadas-no-
brasil,10a4798d43f430b322b1aa55ffbeb1ff4bvlr20s.html>. Acesso em 29 jan. 2019. 
Segundo o artigo de André Bernardo acima, já aos 18 anos, Gustavo é acadêmico de uma 
das mais respeitadas universidades americanas. Trata-se de um garoto que desde a 
infânciatem forte pendor para cursos que exigem maior afinidade com cálculos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das 
inteligências múltiplas, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor 
define a habilidade manifestada pelo estudante Gustavo: 
 
A Naturalista 
 
B Intrapessoal 
 
C Interpessoal 
 
D Musical 
 
E Lógico-matemática 
 
Questão 1/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para a seguinte afirmação: 
“O uso das emoções como base para o pensamento e o pensar com emoções está 
relacionado a importantes comportamentos e competências sociais que modelam nossas 
vidas. Assim o desenvolvimento da inteligência emocional em alunos intelectualmente 
brilhantes deveria ser uma meta tanto para educadores quanto para os psicólogos que 
lindam com o aluno superdotado”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIRGOLIM, A,M.R. A inteligência em seus aspectos cognitivos e não cognitivos na pessoa 
com altas habilidades/superdotação: Uma visão histórica. In: VIRGOLIM, A,M.R.; KONKIEWITZ, E.C. (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: 
Uma visão multidisciplinar. p. 23-64. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 56,57. 
Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos aspectos 
socioafetivos da superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. Os aspectos afetivos estão relacionados, entre outras questões, à maneira como as 
pessoas lidam com as emoções, sentimentos e valores pessoais. 
II. A família e a escola promovem experiências afetivas fundamentais para o 
desenvolvimento das crianças com altas habilidades/superdotação. 
III. Sentimentos bloqueados interferem no processo de aprendizagem. 
IV. Conhecer as necessidades socioafetivas dos estudantes com altas 
habilidades/superdotação em nada contribui para a melhoria do desenvolvimento desses 
indivíduos. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A I, II 
 
B II, III 
 
C I, II, III 
 
D II, IV 
 
E I, III, IV 
 
Questão 2/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para a seguinte citação: 
“[De acordo com Virgolim, assim] como Gardner e Sternberg, Renzulli também intentava 
contestar as medidas de inteligência tradicionais quantificadas nos testes de inteligência, 
e propôs em sua Teoria dos Três Anéis que o desempenho inteligente seria o resultado da 
confluência de três anéis representativos de características humanas, que seriam: a 
habilidade acima da média, o pensamento criativo e o envolvimento com a tarefa”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Letícia Garcia de Oliveira; GOMES, Cláudia. Caracterização, impacto e ação 
pedagógica: problematizando a escolarização de alunos com altas habilidades e teorias da inteligência. https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-
content/uploads/sites/14/2017/04/CARACTERIZA%C3%87%C3%83O2c-IMPACTO-E-A%C3%87%C3%83O-PEDAG%C3%93GICA-PROBLEMATIZANDO-A-
ESCOLARIZA%C3%87%C3%83O-DE-ALUNOS-COM-ALTAS-HABILIDADES-E-TEORIAS-DA-INTELIG%C3%8ANCIA-2.pdf. Acesso em 20 fev. 2019. 
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a Teoria dos Três 
Anéis de Joseph Renzulli, enumere, na ordem sequencial, as quatro subteorias ou partes 
da referida teoria: 
( ) Orienta as formas de complementar, diferenciar e enriquecer o currículo dentro do 
espaço escolar. 
( ) Apresenta como as pessoas com potencial superior podem influenciar no avanço de 
uma sociedade por meio de uma liderança ética. 
( ) Define o conceito de inteligência e de superdotação e apresenta a interação entre 
habilidade superior, envolvimento com a tarefa e a criatividade. 
( ) Refere-se à formação de um pool de talentos e a como se identifica as pessoas com 
superdotação e talento. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A 2 – 3 – 1 – 4 
 
B 4 – 2 – 1 – 3 
 
C 3 – 2 – 1 – 4 
 
D 1 – 4 – 3 – 2 
 
E 3 – 4 – 1 – 2 
 
uestão 3/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia a seguinte passagem de texto: 
“Sternberg e Detterman [...] propõem, com base em três unidades subteóricas, uma teoria 
da inteligência e do desenvolvimento intelectual. É um modelo teórico tridimensional que 
analisa os processos mentais envolvidos na conduta inteligente. A três unidades 
apresentadas em sua teoria são: subteoria componencial ou inteligência analítica, 
subteoria experiencial ou inteligência criativa e subteoria contextual ou inteligência 
prática”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA. E.C. et.al. Psicopedagogia Modular: uma modalidade de avaliação interventiva. 
Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 101. 
Considerando a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria 
triárquica da inteligência de Sternberg, analise as seguintes afirmativas e assinale V para 
as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A inteligência analítica está presente nas pessoas que são capazes de analisar um 
problema em suas partes, o que envolve alto raciocínio analítico; essas pessoas tendem a 
se sair bem em testes convencionais de inteligência. 
II. ( ) As pessoas com habilidades práticas são aquelas capazes de aplicar suas habilidades 
de pensamento em situações cotidianas, pragmáticas; resolvem as situações quando elas 
se apresentam em sua vida cotidiana, em casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de 
sua experiência prática ou sabedoria de vida. 
III. ( ) As pessoas com habilidades sintéticas/criativas são perspicazes, criativas e hábeis 
em lidar com situações relativamente novas; apresentam sempre um QI mais alto, mas 
raramente estão entre as pessoas que fizeram contribuições importantes para as ciências, 
para as artes e para as áreas afins. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
 
A F – V – F 
 
B V – F – V 
 
C F – F – V 
 
D V – V – F 
 
E F – V – V 
 
Questão 4/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Tendo em vista essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das 
inteligências múltiplas de Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que 
melhor define a habilidade manifestada por pessoas que apresentam vocabulário 
avançado e intenso interesse pela leitura e pela escrita. 
 
A Intrapessoal 
 
B Espacial 
 
C Interpessoal 
 
D Linguística 
 
E Naturalista 
 
Questão 5/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de 
criatividade segundo Kaufman, assinale a alternativa que descreve corretamente a 
criatividade do tipo mini-C: 
 
A Tipo de criatividade frequentemente encontrada em crianças, por 
isso deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis 
elementares, pois pode conduzir a níveis mais elevados de 
criatividade. Diz respeito a uma interpretação nova, pessoal e 
significativa de experiências, ações e eventos; a uma construção 
que é nova pelo menos para o sujeito que a criou. 
 
B É o tipo de criatividade que a pessoa usa no seu dia a dia; que faz 
com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a 
ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os 
problemas ao seu redor. 
 
C Esse tipo de criatividade corresponde ao nível expert de 
criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de 
pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com 
sua área, por umalonga trajetória de realizações pessoais, estudo 
deliberado, motivação e persistência. 
 
D Essa criatividade refere-se à originalidade de pensamento, da 
imaginação, da capacidade de resolver problemas de forma 
diferente e inovadora, da capacidade de perceber um tópico de 
muitas formas diferentes. 
 
E Essa criatividade é típica dos grandes gênios, cujas ideias 
mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes. 
 
Questão 6/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Observando essa imagem e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: 
um diálogo pedagógico urgente referentes à teoria das inteligências múltiplas de 
Gardner, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade 
manifestada por pessoas com facilidade em trabalhar com números, cálculos e desafios 
que envolvam diferentes situações-problemas. 
 
A Espacial 
 
B Musical 
 
C Naturalista 
 
D Interpessoal 
 
E Lógico-matemática 
 
Questão 7/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Segundo o artigo de André Bernardo acima, já aos 18 anos, Gustavo é acadêmico de uma 
das mais respeitadas universidades americanas. Trata-se de um garoto que desde a 
infância tem forte pendor para cursos que exigem maior afinidade com cálculos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das 
inteligências múltiplas, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor 
define a habilidade manifestada pelo estudante Gustavo: 
 
A Naturalista 
 
B Intrapessoal 
 
C Interpessoal 
 
D Musical 
 
E Lógico-matemática 
 
Questão 8/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considerando a afirmação acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos fatores de 
convergência do processo criativo segundo Chamorro-Premuzic, leia as seguintes 
afirmativas: 
I. ( ) Fatores de atenção estão relacionados a uma maior abertura ou receptividade tanto 
em relação ao ambiente externo quanto ao mundo interno (pensamentos e ideias). 
II. ( ) Maior predisposição para desafiar o status quo e produzir produtos originais são 
comportamentos presentes nos fatores motivacionais. 
 
III. ( ) O processo criativo tem base hereditária e se reflete em nossa capacidade de 
pensar, de se raciocinar de forma abstrata e de resolver problemas, por isso está presente 
nos fatores de habilidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A F – V – F 
 
B V – F – V 
 
C F – F – V 
 
D V – V – F 
 
E F – V – V 
 
Questão 9/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para a seguinte citação: 
“No século XX, a contribuição de Binet e Simon [...], publicando em 1905 o primeiro 
teste de inteligência, foi o ponto de partida para inúmeras investigações a respeito da 
natureza das habilidades intelectuais. Uma das grandes vantagens do teste desenvolvido 
por Binet e Simon era possibilitar a quantificação da inteligência e a investigação das 
diferenças individuais nesta dimensão, abrindo caminho para uma área até então pouco 
explorada e conhecida”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 
2. Ed. Ampliada. São Paulo: EPU, 2001. p. 43,44. 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre o uso de testes 
psicométricos (testes de QI), analise as seguintes afirmativas: 
I. ( ) Os testes de QI oferecem informações valiosas sobre estudantes que possuem alto 
potencial acadêmico, mas que apresentam baixo rendimento escolar devido a fatores 
motivacionais, emocionais e de aprendizagem. 
II. ( ) Os únicos instrumentos indicados para identificar estudantes com altas 
habilidades/superdotação são os testes de QI. 
III. ( ) Há perguntas nos testes de QI que, por serem apresentadas fora do contexto natural 
de vida de uma pessoa, acabam por penalizar as crianças que pensam de forma criativa 
ou imaginativa ou que tendem a se demorar quando analisam com profundidade uma 
questão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A F – V – F 
 
B F – F – V 
 
C V – F – V 
 
D V – V – F 
 
E F – V – V 
 
Questão 10/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Embora existam leis que obriguem às instituições de ensino a cadastrarem alunos 
superdotados, nem sempre é fácil identificá-los. Ao contrário do que muita gente pensa, 
pessoas com altas habilidades não precisam se destacar em todas as disciplinas [...]. Além 
disso, eles são conhecidos por sua alta criatividade e envolvimento na aprendizagem”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto da reportagem integralmente, ele está disponível em: COSTA, Lorena. Superdotados são gênios? Veja 5 mitos e verdades sobre 
eles. https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/superdotados-sao-genios-veja-5-mitos-e-verdades-sobre-eles-175hja4154695flxc4r93xn12. Acesso em 31 jan. 2019. 
 
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a definição de 
superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
 
I. A criatividade é uma característica ausente no comportamento dos estudantes com 
altas habilidades/superdotação. 
II. As instituições de ensino são obrigadas por lei a cadastrar os estudantes com altas 
habilidades/superdotação no Censo da Educação. 
III. Os estudantes com altas habilidades/superdotação não apresentam, 
obrigatoriamente, facilidade em todas as disciplinas. 
 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A I 
 
B II 
 
C III 
 
D I e II 
 
E II e II 
 
Questão 2/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Considere a seguinte informação: 
Ao matricular a filha de 5 anos em uma escola da rede pública de ensino, a jovem mãe L. 
M. relata que, desde muito cedo, a sua filha mostrou interesse por canções. “Só dormia 
ouvindo eu ou meu marido cantar e, mais tarde, aceitou dormir ouvindo músicas de CD. 
Agora vai à igreja com a gente e fica encantada ao ouvir a banda e o coral e pede para 
participar dessas atividades e até já inventa algumas musiquinhas”, relata a 
mãe. 
 Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando a informação acima que apresenta o relato de uma mãe sobre a preferência 
da filha por canções e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um 
diálogo pedagógico urgente referentes à Teoria das Inteligência Múltiplas, assinale a 
alternativa que indica qual das inteligências a menina evidencia: 
 
A Musical 
 
B Corporal-cinestésica 
 
C Espacial 
 
D Naturalista 
 
E Intrapessoal 
 
Questão 3/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Os pais e professores devem saber lidar com as crianças superdotadas a fim de não 
prejudicarem o desenvolvimento intelectual e social delas. Para isso, é preciso levar em 
consideração os seus interesses e implantar atividades que estimulem as suas 
habilidades. Em ambiente escolar é preciso adaptar o currículo para evitar 
redundâncias ou informações desnecessárias, pois o aluno superdotado certamente já 
terá domínio sobre os assuntos mais básicos”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATISTA, Pollyana. Superdotação é uma deficiência? 
https://www.estudopratico.com.br/superdotacao-e-uma-deficiencia/. Acesso em 29 jan. 2019. 
Considerando esse fragmento de texto e os conteúdos que abordam a “composição do 
pool de talentos” no livro-base Altas habilidades/superdotação:um diálogo 
pedagógico urgente, analise as seguintes afirmativas: 
I. As crianças/jovens com altas habilidades/superdotação têm direito e necessidade de um 
currículo escolar adequado aos seus interesses e aptidões. 
II. A oferta de atividades diferenciadas e a oportunidade do uso de recursos tecnológicos 
favorecem o aproveitamento do potencial dos alunos com altas habilidades/superdotação. 
III. O currículo escolar deve ser flexível para atender apenas os estudantes com 
deficiência ou algum transtorno do desenvolvimento. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
 
A I 
 
B II 
 
C III 
 
D I e II 
 
E I e III 
 
Questão 10/10 - Inteligência, Criatividade e Afetividade 
Atente para a seguinte citação: 
“A teoria triárquica da inteligência humana, elaborada por Sternberg, ressalta os 
processos envolvidos no fenômeno inteligência. Segundo essa teoria, [a] inteligência 
pode ser associada ao mundo interno e externo do indivíduo, bem como à sua experiência 
que é considerada o mediador entre esses dois mundos [...]. Este autor [Sternberg] propõe 
ainda três tipos básicos de inteligência, a saber: (a) inteligência analítica; (b) inteligência 
criativa e (c) inteligência prática”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 
2. Ed. Ampliada. São Paulo: EPU, 2001. p. 32 e 34. 
Considerando a citação de Alencar e Fleith acima e os conteúdos do livro-base Altas 
habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria triárquica de 
Sternberg, relacione corretamente as seguintes inteligências às suas respectivas 
definições: 
1. Inteligência prática 
2. Inteligência analítica 
3. Inteligência criativa ou sintética 
( ) Evoca o uso consciente dos processos mentais/estratégias para analisar um problema 
em suas partes. 
( ) Envolve a capacidade de pensar alternativas diferentes/inovadoras para resolver 
problemas e/ou situações. 
( ) Capacidade de aplicar as habilidades de pensamento em situações cotidianas, 
pragmáticas; resolvem as situações quando elas se apresentam em sua vida cotidiana, em 
casa ou no trabalho, muitas vezes se valendo de sua experiência prática ou sabedoria de 
vida. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
A 2 – 3 – 1 
 
B 1 – 2 – 3 
 
C 3 – 2 – 1 
 
D 1 – 3 – 2 
 
E 2 – 1 – 3

Mais conteúdos dessa disciplina