Buscar

Resumo - Aula Godiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Materiais Dentários I – Professora Patrícia Franken
Aluna: Renata Abreu Benites Lopes
Aula – Godiva
Moldagem: É o ato de moldar a boca do paciente por completo (cavidade bucal, dentes, rebordos e ossos), com o objetivo de obter o molde. (cópia das estruturas).
Molde: É a reprodução em negativo da parte da boca do paciente que foi obtido através da moldagem.
Modelo: É a réplica da parte da boca do paciente oriundo do preenchimento do molde.
Moldeiras: Servem para levar o material de impressão até a boca.
O que é Godiva? Também chamada de plástico para moldagem, é um material termoplástico, ou seja, é um material que se plastifica sob aquecimento e solidifica sob resfriamento (este processo é físico e reversível), apresentado na forma de lâminas e bastões. É Anelástico. 
Não pode ser usado para moldar a boca do paciente.
Composição das Godivas: Geralmente, as godivas são compostas por uma combinação de ceras, resinas termoplásticas, cargas e corantes. Goma-laca, ácido esteárico e guta-percha são adicionados para melhorar sua plasticidade e seu manuseio. As ceras ou resinas constituem o principal ingrediente da godiva e formam a matriz. Ela é muito fluida para o manuseio e confere uma baixa resistência mesmo à temperatura ambiente. Consequentemente, há necessidade de se adicionar uma carga. A carga aumenta a viscosidade da godiva a uma temperatura acima daquela da boca e aumenta a sua rigidez à temperatura ambiente.
Características: não possui toxicidade, rígidas a temperatura oral, temperatura de transição vítrea (55° a 60°c) imerso em água por 4 a 5 min., partes externas amolecem primeiro, rigidez uniforme quando resfriado, superfície lisa e brilha pós aquecimento.
Propriedades Físico – Químicas: Resistencia a tração, baixa condutividade térmica, Anelástico, mucocompressivo (comprime bastante devido a rigidez), termoplástico.
Reação Física: quando precisa ter aumento de calor, temperatura para ter uma modificação.
· Elástico: Hidrocoloide reversível.
· Anelástico: Godiva, Cera
Reação Química: precisa de interação de químicos (íons, sódio, etc.) para sofrer uma modificação.
· Elástico: Hidrocoloide irreversível, elastômeros.
· Anelástico: Pasta de óxido de zinco, Eugenol.
Desvantagens do uso da Godiva: Tende a comprimir e deformar mais os tecidos que outros materiais.
É um material muito denso e pesado que pode provocar o afastamento demasiado dos tecidos circundantes, podendo causar sobre extensão.
Difícil manuseio (Precisa de plastificadora de godiva)
É muito rígido
OBS: A godiva deve ser utilizada com a ajuda de um aparelho que mantém a água na temperatura adequada para plastificar o material (55 a 60ºC), chamado “plastificador de godiva”. Esses aparelhos precisam ser constantemente limpos e desinfeccionados a cada moldagem, com gutaraldeído a 2% por 30 minutos, após a lavagem com água e sacbão.
Temperatura de fusão: Temperatura necessária para passar de sólido para líquido.
· Tipo I: Forma de lâmina ou bastão 50°c.
· Tipo II: Forma de placa-base 55-65°c.
Godiva Tipo I: 
· Lâmina: Usada na reprodução anatômica preliminar da prótese total, material de alta fusão, toma presa em calor úmido (plastificadora) à 60°C, quando entra em contato com a mucosa fica em 45ºC.
· Bastão: Material de baixa fusão, utilizado para selamento da periferia (fundo de sulco), essa etapa é usada para confecção de prótese total, se reproduz o fundo de sulco aonde a prótese será inserida, é usado o bastão em calor seco (lamparina) à 50°c. Pacientes edêntulos. 
Godiva Tipo II:
· Material de alta fusão, usado para placa base, reprodução da região palatina. Usado para fazer moldeira. (Áreas não retentivas) 
· Plastificação: água aquecida em 65°-70°c, plastificação integral, moldagem do rebordo paciente edêntulo, após retirada, vazar o molde bem rápido (ideal 8-12min/máximo 1h).
Material e instrumentos utilizados: godiva, moldeiras (	edentados), gral de borracha, água, aquecedor elétrico, termômetro e coador, modelo edêntulo.
Indicações de Uso da Godiva (Moldagem inicial): Próteses totais, para pacientes que não possuem nenhum dente, cópia do rebordo alveolar, afastamento da mucosa móvel ao máximo possível, recebendo as duas impressões simultâneas em um estado de tensão, registro da tonicidade das inserções musculares da zona selada.
· Moldagem anatômica: É a primeira moldagem da boca do paciente feita com lâmina tipo I, dando origem ao modelo do gesso que será usado para fazer a moldeira individual de acrílico.
· Moldagem funcional: Consiste no vazamento do gesso no molde. O modelo do gesso é utilizado para fazer a prótese. 
Técnica Moldagem anatômica: 	
A placa de godiva deve ser plastificada em água quente, 65° a 70°C.
A placa de godiva deve ser manipulada de forma homogênea e pressionada sobre a moldeira dando uma forma semelhante ao rebordo residual.
A moldeira com godiva é então colocada novamente no plastificador com água quente para homogeneizar novamente a temperatura da godiva = 45°C
Depois é levada a boca do paciente fazendo movimentos simulando o funcionamento do fundo de vestíbulo.
Após os movimentos pode-se resfriar a moldeira com jatos de ar e retirar o molde da boca.
· Técnica Encaixotamento: godiva (encaixotamos com a cera utilidade + ou - 2-3 mm abaixo do bordo e por trás e depois com a cera 7 envolvemos o molde e vazamos o gesso pedra).
· Vazamento de Gesso: antes do vazamento de gesso do molde inferior, confeccionar a “língua”, a fim de se obter um molde na forma superior fazer um volume lateral e alto de gesso o suficiente para poder recortar os moldes são então preenchidos com gesso pedra, depositando-o em uma única área, com o auxílio de um vibrador, deixar escorrer para o restante do molde
Moldagem Funcional:
O objetivo é reproduzir todos os detalhes anatômico.
Obter a retenção do futuro aparelho, obter conformidade no assentamento da base, obter fidelidade anatômica da área basal, aliviar áreas de alivio, necessita de moldeira individual.
Selamento periférico: Aplicação da godiva tipo I em bastão de baixa fusão nos bordos da moldeira individual, onde a impressão é feita por toda extensão da moldeira.
Fazer uma perfeita delimitação da área basal olhando diretamente na boca do paciente, confeccionar uma moldeira individual justa com pouco espaço com a mucosa, só assim poderemos tentar evitar a programação de bordas.
Diferença da Godiva para Alginato:
GODIVA x ALGINATO
Mais pesado Mais leve
Consistente Mais viscoso
Técnica mais demorada Técnica mais simples
Boca edêntula Boca com dentes
Requer calor Não requer calor

Outros materiais