Buscar

O balanço patrimonial é a demonstração contábil responsável por evidenciar o patrimônio líquido da entidade numa determinada data

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· O balanço patrimonial é a demonstração contábil responsável por evidenciar o patrimônio líquido da entidade numa determinada data. Essa demonstração é compreendida pelo ativo, passivo e patrimônio líquido
· O ativo são os bens, direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, que irão gerar benefícios econômicos futuros.
· No ativo circulante as contas são organizadas de forma decrescente por liquidez
· O passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações com terceiros resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para sua liquidação.
· Por último temos o PL que compreende os recursos de capital próprio da entidade.
· Antes de aderirmos as normas internacionais de contabilidade, a estrutura do balanço era disposta da seguinte forma; no ativo possuía o circulante, realizável a longo prazo após 365 dias e permanente. No passivo possuía o circulante, exigível a longo prazo após 365 dias, resultado de exercícios futuros. No Patrimônio líquido temos o capital e lucros acumulados.
· Em 2008 aderimos as normas internacionais de contabilidade e o balanço passou a ficar da forma que conhecemos através da faculdade. No ativo temos o ativo circulante, depois o ativo não circulante que possui o realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. No passivo ficou o passivo circulante, passivo não circulante. No patrimônio líquido temos o capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
· As principais alterações foram: No ativo tivemos mudanças no não circulante, onde além de compor os bens de direitos que serão recebidos após 360 dias, agora também possui os investimentos, imobilizados e intangíveis.
· No passivo, as dividas com vencimento em até um ano após serão classificadas como passivo circulante, que seria fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar entre outros, ficando as que tem o vencimento após um ano no passivo não circulante e as dívidas mais comuns são financiamentos bancários e outros vencimentos em longo prazo.
DRE
· É uma estrutura das normas internacionais de contabilidade que evidencia o resultado líquido do período através da apresentação das operações realizadas pela entidade durante o exercício social, destacando as receitas e despesas, onde é apresentado se a empresa obteve lucro ou prejuízo durante esse período.
· As receitas e despesas do período são consideradas na DRE de forma independente de sua realização financeira. Ou seja, elas são consideradas dentro do mês que ocorreram, e não no mês que a recebeu as receitas ou foi feito o pagamento das despesas.
· Os custos dos produtos vendidos ou serviços prestados são reconhecidos na DRE em conjunto com as receitas do mesmo período. Assim, os custos e despesas contabilizados corresponde, as receitas de vendas apuradas no período.
· As alterações ocorridas na DRE foi a alocação das despesas e receitas financeiras segregadas dos resultados operacionais e a alocação das despesas e receitas não operacionais juntamente com as despesas operacionais. Essa nova versão da DRE permite a evidenciação destacada do resultado oriundo da avaliação de investimentos e resultado financeiro, destacando o resultado decorrente das operações continuadas e descontinuadas da entidade.
DRA
· Segundo o pronunciamento técnico 26, seguindo as normas internacionais, a elaboração da demonstração dos resultados abrangente é obrigatória, e ela tem como objetivo apresentar as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido, mas que não aparecem na DRE. Essas receitas são chamadas de outros resultados abrangentes.
· O resultado abrangente é a mutação que ocorre no pl durante um período que resulta de transações e outros eventos não derivados de transações com os sócios, como aumento de capital social, distribuição de lucros ou compra e venda de ações.
· Modelo de apresentação da DRA: Temos o resultado líquido do exercício que foi obtido através da DRE, outros resultados abrangentes, variação de reserva de reavaliação, ganhos e perdas em planos previdência complementar ou conversão das demonstrações contábeis p/ exterior, ajuste de avaliação patrimonial. Resultados abrangentes de empresas investidas. Assim chegamos no Resultado Abrangente do Exercício.

Continue navegando