Buscar

Roteiro de estudo (1)Bia (2) alterado

Prévia do material em texto

CENTRO EDUCACIONAL GETSÊMANI
FEIRA CULTURAL
TEMA: REGIÃO NORTE
COMPONENTES:
BEATRIZ DE OLIVEIRA GOMES
Evely 
Marina
REGIÃO NORTE
INTRODUÇÃO
Maior Região do Brasil, o Norte é formado pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua grande extensão territorial, além da localização, proporciona fronteiras com seis países sul-americanos (Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, além do território da Guiana Francesa). 
A região Norte do Brasil é quase que totalmente recoberta pelo domínio da Floresta Amazônica, que também se encontra em países fronteiriços, além do norte do estado do Mato Grosso. 
Rio Amazonas e seus afluentes
A Região Norte abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, tendo como os principais Rios Solimões e Negro que em confluência formam o Rio Amazonas, a Bacia Amazônica e a maior em volume de rio e de água, são milhões de m³ por segundo escoando pela grande Planície de Hileia.
O Rio Amazonas nasce no Rio Apurímac, no Peru, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, um grande conjunto de montanhas localizado na costa Oeste da América do Sul.
Este rio deságua no oceano Atlântico juntamente do rio Tocantins no delta do Amazonas. Ao longo do seu percurso, o Rio Amazonas recebe vários outros nomes, como Vilcanota, Uicaiali, Urubamba, Marañón e Solimões.
Os principais rios afluentes da Bacia Amazônica são: Rio Javari, Rio Juruá, Rio Tapajós, Rio Purus, Rio Madeira, Rio Içá, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Paru, Rio Trombetas, Rio Iriri, Rio Jari, Rio Xingu.
O Rio Amazonas é o principal rio da Bacia Amazônica, possui um relevo plano, o que o torna viável para as navegações, com quase 20 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis.
Porém, alguns de seus afluentes possuem um desnível maior, os quais estão localizados em áreas de planaltos, podendo criar quedas d’água. Nestes locais, podem ser construídas usinas hidrelétricas, as quais possuem um grande potencial de produção energética.
O Rio Amazonas é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Nilo.
Encontro dos Rios Negro e Solimões formando o Rio Amazonas.
A Região Norte possui extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45% da área total do Brasil. A floresta Amazônica cobre a maioria do território dos estados que integram o Norte.
O clima é de predominância equatorial e temperatura elevada, além dos altos índices pluviométricos (chuvas). A hidrografia é composta pelos grandes rios que formam as bacias hidrográficas da Amazônia e do Tocantins/Araguaia.
Apesar de ser a maior Região do país, o Norte é pouco habitado, de acordo com o senso realizado pelo IBGE em 2010, segundo o órgão, a população nortista soma em torno de 18 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 4,1 hab./km²
Há uma grande heterogeneidade na composição dos habitantes da Região Norte: índios de diversas etnias; nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes nordestinos, em especial do Ceará e do Maranhão; no Acre e em Rondônia há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.
Os diversos povos que ocuparam a região deixam legados culturais que são festejados em diferentes épocas do ano, há grande influencias indígenas, nordestina, sulinas além dos estrangeiros estabelecidos.
DADOS DA REGIÃO
- Área: 3.853.676,9 km²
- População: 18,16 milhões de habitantes (estimativa 2018 - IBGE)
- Densidade demográfica (estimativa 2017): 4,71 hab./km² (estimativa 2018).
- Mortalidade infantil (por mil): 19,2 (estimativa 2013)
- Analfabetismo: 8% (em 2017 - Pnad Contínua - IBGE)
- IDH: 0,730 (2017) - índice de desenvolvimento humano alto.
- PIB: R$ 390,5 bilhões (estimativa 2018)
- Número de municípios: 450 (em 2013)
CLIMA
A maior parte da Região Norte apresenta clima equatorial. Caracteriza-se pelo clima quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC.
Na foz do rio Amazonas, no litoral do Pará e no setor ocidental da região, o total pluviométrico anual geralmente excede os 3.000 mm.
De Roraima até o leste do Pará as chuvas ocorrem com menor frequência, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais.
O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, com exceção de Roraima e parte do Amazonas, onde as chuvas ocorrem mais no inverno.
LOCALIZAÇÃO
ASPECTOS FISICOS:
VEGETAÇÃO
Na Região Norte localiza-se o maior ecossistema do mundo: a Floresta Amazônica.
A Amazônia equivale a mais de um terço das reservas florestais do mundo, tendo como principais características as árvores grandes e largas (espécies latifoliadas), próximas umas das outras e unidas por cipós e epífitas (vegetais que se apoiam em outros).
De acordo com o local, a Floresta Amazônica apresenta algumas variações: próximo aos rios, local de inundação permanente, a vegetação é mais baixa e chamada de mata de igapó; nas denominadas matas de várzea, onde a inundação não é permanente, começam a aparecer árvores mais altas.
HIDROGRAFIA
A Região Norte possui a maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Na região, ainda encontramos a Bacia do Tocantins e, no rio Tocantins (um dos rios que compõem a Bacia), está instalada uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a Tucuruí.
RELEVO
Localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas, a Cordilheira dos Andes, o Planalto Central e o Oceânico Atlântico, o relevo da Região Norte pode ser dividido em três partes:
- Planícies e Terras Baixas Amazônicas: Embora seja conhecido por planícies, apenas uma pequena margem do Rio Amazonas, mais alguns pequenos trechos em partes elevadas, são propriamente planícies. Essa parte é dividida em três subgrupos: igapós, tesos ou várzeas e terra firme.
- Planalto das Guianas: Constituído basicamente por terrenos cristalinos, vai do Brasil até a Venezuela e as Guianas.
- Planalto Central: Constituída por terrenos cristalinos e sedimentos antigos, está localizado na parte sul da região, abrange os estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
FAUNA DA REGIÃO AMAZÔNICA  
A Região Norte abriga uma diversidade de espécies animais entre mamíferos, aves, repteis e animais aquáticos, em destaque para a onça pintada, capivara, arara-vermelha, quati, uirapuru, jacaré-açu, cobra sucuri, tartaruga-da-Amazônia, harpia, anacã, preguiça real, irará, mico-de-cheiro, macaco uacari (cacajão), sagui-imperador, tatu-galinha, macaco barrigudo, ariranha, jaguatirica, tucano-de-bico-preto.
Porem podem haver outra subespécies na região e também espécies que ainda não foram catalogadas como insetos, repteis, aves, peixes, microrganismo e mamíferos.
ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO
Peixe-boi, onça-pintada, tamanduá-bandeira, arara juba, sauim-de-coleira, macaco-aranha, gato-maracajá e macaco-de-cheiro.
FLORA DA REGIÃO AMAZÔNICA
A vegetação da Região Norte está intimamente ligada ao clima, ao solo e ao relevo. Além da floresta, que ocupa a maior parte da região, aparecem campos úteis para a criação de gado.
A Floresta Amazônica, que ocupa 40% do território brasileiro, apresenta três degraus de vegetação, tendo como base os níveis de altitude:
A mata de terra firme, parte da floresta que se localiza em terrenos mais elevados, que não são atingidos pelas inundações dos rios.
Nessa região se encontra o mogno, o cedro, o angelim, a andiroba, o guaraná, o caucho (planta que fornece o látex) e a castanheira, árvore nativa que pode atingir 30 metros de altura.
A mata de várzea, parte da floresta sujeita a inundações periódicas. Situa-se entre a mata de terra firme e a do igapó, apresentando grande diversidade de espécies, predominando árvores que fornecem o látex, a maniçoba, a maçaranduba etc.
A mata de igapó é a parte da floresta que se localiza em terrenos baixos, próximo dos rios, ocupando o solo permanentemente alagado, onde predomina a vitória régia, a piaçava, seringueira, aninga, bromeliáceaS, caucho, guaraná, castanheiro e sapucaia.
 
ECONOMIAOs estados economicamente mais desenvolvidos da região são o Amazonas e o Pará. No entanto, cada estado se destaca na extração e beneficiamento de algum produto.
A principal atividade econômica da região Norte é o extrativismo mineral e vegetal.
O estado do Pará é um importante exportador de minérios como o manganês e o ferro e é o maior produtor de madeira em toras, segundo o IBGE.
A Região Amazônica também é responsável pela produção nacional de castanha do Pará, látex (retirado da seringueira), babaçu, açaí, cupuaçu. Estas são manufaturadas pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e até de combustíveis.
INDÚSTRIA
Para reduzir as desigualdades regionais, o governo militar criou, em 1967, a Zona Franca de Manaus, com o intuito de estimular a industrialização da região.
Em 2017, o Amazonas, respondeu por 3% da indústria do País. A fabricação de máquinas e equipamentos, por exemplo, cresceu 31,6% 2017; a produção de produtos eletrônicos e materiais de informática avançou 23,9%.
PECUÁRIA
O gado bovino é criado de forma extensiva na região Norte, especialmente para o abate.
Igualmente, a ilha de Marajó concentra o maior rebanho de búfalos do Brasil. São 600 mil animais que fornecem carne e leite à população local, além de ser a marca registrada da maior ilha marítimo-fluvial do mundo.
AGRICULTURA
A agricultura na região Norte é destinada, sobretudo, à subsistência com plantações de mandioca, feijão e milho.
No entanto, existem pontos de agricultura comercial, onde são cultivados alimentos como a pimenta-do-reino, café, juta, maracujá e coco.
Uma das culturas que avançam sobre a floresta amazônica é a soja e isso tem causado bastante preocupação aos ambientalistas pelos danos causados ao ecossistema local.
RECEITAS
Como fazer bolo de tapioca
Ingredientes
2 xícaras (chá) de tapioca
2 xícaras (chá) de açúcar cristal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
400 ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de coco ralado
200 g de manteiga
4 ovos
1 pitada de sal
Misturar todos os ingrediente de acordo com a ordem até obter uma massa homogênea, untar a forma e polvilhar e assar em forno a 180 graus.
Referencias:
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-norte.htm
Acesso em 27/10/2019 as 17h:43min.
Disponível em: https://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_norte.htm
Acesso em 27/10/2019 as 18h:31min.
Disponível em: https://www.todamateria.com.br/economia-da-regiao-norte/
Acesso em 27/10/2019 as 19h:01min.
Disponível em: https://www.estudokids.com.br/regiao-norte/
Acesso em 27/10/2019 as 20h:05min.
Imagens disponível em: https://www.todamateria.com.br/regiao-norte/
Acesso em 04/11/2019 as 15h:40min.
https://www.stoodi.com.br/exercicios/uemg/2016/questao/aventura-em-rio-de-piranha-eu-que-confundia-uma-coisa/
Acesso em 04/11/2019 as 16h:00min.

Continue navegando