A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
AV 2 Metodologia da pesquisa

Pré-visualização | Página 1 de 2

AV 2 de Medologia da Pesquisa
Pergunta 1
1
/1
Analise a charge a seguir:
BQ01_Metodologia da Pesquisa_07_v1.png
Fonte: ARRABAL. A. K. O rigor das normas técnicas. Disponível em: <http://www.praticadapesquisa.com.br/2013/05/>. Acesso em: 11 jan. 2020.
A redação técnico-científica é caracterizada pelo uso da denotação, exprimindo a linguagem que é encontrada em dicionários e que representa de forma exata aquilo que o termo usado significa, não dando margem a outras interpretações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estilo da redação técnico-científica, pode-se afirmar que a linguagem utilizada pelo personagem da direita na charge, com a frase “o homem é o lobo do homem”:
Correta
(A) deixa de atender às ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 2
1
/1
Leia o excerto a seguir:
“Conforme o enfoque epistemológico, há diferentes gêneros de pesquisa. Não há um único referencial. A bibliografia sobre metodologia científica apresenta grande número de tipos de estudos, ou pesquisas, isto é, há diversas formas de realização de pesquisas e técnicas de estudo para o trabalho científico.”
Fonte: MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2002. p. 26. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de estudo, analise as técnicas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) clínica.
2) comparativa.
3) de campo.
4) dedutiva.
( ) Trata-se de coleta de dados em localidades para observação de fenômenos.
( ) Trata-se de observação do geral, de valor universal, para o específico.
( ) Trata-se de observação por analogia, buscando ocorrências regulares.
( ) Trata-se de uso de entrevista para composição de um histórico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(A) 3, 4, 2, 1
Mostrar outras opções 
Pergunta 3
1
/1
Leia o excerto a seguir:
“A relação entre o plano da expressão e o plano de conteúdo configura aquilo que chamamos de denotação. Desse modo, significado denotativo é aquele conceito que um certo significante evoca no receptor. Em outras palavras, é o conceito ao qual nos remete um certo significado.”
Fonte: FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2005. p. 113.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o estilo de redação do texto técnico-científico, pode-se afirmar que a linguagem em artigos científicos:
Correta
(A) diferencia-se daquela ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 4
1
/1
De acordo com a demanda de informações e de conhecimentos, entre os gêneros que circulam na esfera acadêmica, são solicitados aos estudantes diferentes tipos de texto, ou seja, de gêneros acadêmicos, sendo que cada um deles atende a uma determinada necessidade de acordo com a atividade exercida, devendo seguir as características estabelecidas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os gêneros acadêmicos, pode-se afirmar que, ocorrendo a necessidade de elaboração de uma resenha, o estudante deve:
Correta
(A) apresentar uma descrição ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 5
1
/1
Leia o trecho abaixo.
“Segundo o dicionário, um esquema é uma representação gráfica, resumida, de coisas e suas relações ou funções – um diagrama, um resumo. Trazendo uma síntese das ideias principais de um texto através de palavras-chave; através do esquema, é possível adquirir conhecimentos em maior quantidade em relação àquela apresentada.”
Fonte: MICHAELLIS. Dicionário de língua portuguesa. Esquema. São Paulo: Melhoramentos, 2008. (Adaptado).
Considerando essas informações e os estudos realizados a respeito dos gêneros acadêmicos, analise os tipos de esquemas a seguir e associe-os com suas respectivas características.
1) Lineares.
2) Circulares.
3) Piramidais.
4) Sistemáticos.
( ) A organização das informações ocorre com interdependência.
( ) A organização das informações pode ter ocorrência horizontal ou vertical.
( ) A organização das informações ocorre de forma hierárquica.
( ) A organização das informações ocorre de forma cíclica.
Correta
(B) 4, 1, 3, 2
Mostrar outras opções 
Pergunta 6
1
/1
A redação técnico-científica, como qualquer forma de comunicação, deve apresentar aspectos que permitam que o leitor consiga acompanhar os raciocínios organizados, no caso, pelo pesquisador, e alguns cuidados durante a elaboração precisam ser observados tendo em vista esse receptor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os aspectos que devem ser observados na redação técnico-científica, analise os aspectos a seguir e associe-os com as suas respectivas características.
1) Clareza.
2) Coerência.
3) Objetividade.
4) Concisão.
( ) Refere-se ao texto que apresenta máxima informação com o mínimo de palavras.
( ) Refere-se ao texto que deixa de lado significados dúbios e evasivas.
( ) Refere-se ao texto que permite apenas uma interpretação.
( ) Refere-se ao texto que traz ideias nas quais falta contradição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Correta
(D) 4, 3, 1, 2
Mostrar outras opções 
Pergunta 7
1
/1
Tratando-se de um texto técnico-científico em conformidade com o objeto de interesse do pesquisador, podem ser combinadas diversas formas de estudo; ou seja, em geral, o pesquisador e os responsáveis por sua orientação buscam os melhores caminhos para a aquisição de informações, de acordo com os objetivos propostos.
A partir dessa informação e do conteúdo estudado sobre os tipos de técnicas de estudo, pode-se afirmar que a escolha pelo estudo estatístico leva o pesquisador:
Correta
(A) à aquisição, com ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 8
1
/1
Conforme Hildebrando de André, a dissertação objetiva supõe um exame crítico de uma questão, transmitindo conhecimento, e tem como finalidade instruir e convencer; assim, deve apresentar caráter universal, abstrato, científico, com exposição impessoal.
Fonte: ANDRÉ, H. A. Curso de redação: técnicas de redação, produção de textos. São Paulo: Moderna, 1998. (Adaptado).
Considerando essas informações sobre a dissertação objetiva e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir sobre as características da redação científica.
I. A redação científica deve ter uma produção que se diferencie pela objetividade.
II. A redação científica deve ter como destaque a presença do enunciador.
III. A redação científica apresenta verbos que indicam a primeira pessoa do singular.
IV. A redação científica explora expressões da norma culta com valor denotativo.
Está correto o que se afirma em:
Correta
(A) I e IV
Mostrar outras opções 
Pergunta 9
1
/1
Leia o excerto a seguir:
“O ensino de produção e compreensão de textos deve centrar-se no ensino de gêneros, sendo necessário, para isso, que se tenha previamente a construção de um modelo didático do gênero, que defina com clareza, tanto para o professor quanto para o aluno, o objetivo que está sendo ensinado, guiando, assim, as intervenções didáticas.”
Fonte: MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumos. In: DIONISIO, A. P. et al. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 139. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os gêneros acadêmicos e suas características, pode-se afirmar que, quando é solicitado um resumo, o estudante deve:
Correta
(A) apresentar os pontos ...
Mostrar outras opções 
Pergunta 10
1
/1
Leia o excerto a seguir:
“De acordo com o objeto de estudo do trabalho científico, o pesquisador poderá optar por algumas modalidades de estudo, decidindo em favor de alguns procedimentos, de acordo com suas necessidades e interesses.”
Fonte: MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2002. p. 26. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre das técnicas de estudo, analise as afirmativas a seguir sobre técnicas e seus respectivos procedimentos.