Buscar

Plano de aula eja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA QUINZENAL 
 PERIODO: 22/03/2017 A 23/03/2018
ESCOLA MUNICIPAL IONE CATARINA GIANOTTI IGYDIO 
EJA :ANO TURMA:INICIAL 
Período:NOTURNO 
Professor (a): Luciene Alves Rodrigues
Componente Curricular :CIÊNCIAS, PORTUGUÊS E HISTÓRIA
CONTEÚDOS : VIOLÊNCIA URBANA 
OBJETIVO: Quais são as forma da violência urbana e como as pessoas que são vítimas reagem e como devemos trabalhar para que isso possa ser evitado.
Roda de conversa sobre a violência urbana, seguida discussão, após atividades,
Vídeos sobre a mais simples violência urbana e suas prevenções; 
Discussão, atividade xerocopiadas;
Aula expositiva com questões orais;
Atividades e point point;
Atividade avaliativa;
Atividade em grupo;
Atividade de exposição de cartazes;
Atividade em duplas;
Questionários exposto na lousa;
Atividade de recorte e colagem.
RECURSOS DIDÁTICOS: lousa, caneta piloto, lápis, caderno e borrachas, data show, folhas de sulfites, cola, tesoura, cartolina, revistas e jornais.
AVALIAÇÃO: A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na Violência Urbana. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Imagem sobre a Violência Urbana – Depredação de Transporte Público.
Observação: O professor deverá providenciar cópias em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
O professor deverá perguntar aos alunos o que acham da figura e qual a mensagem passada por ela. Além disso, o professor também deverá perguntar aos alunos o que sabem sobre violência urbana.         
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que o tema da aula será a “violência urbana e suas formas de ocorrência”.
Atividade 1
Dando continuidade à aula, os alunos deverão se sentar em círculo. O professor deverá entregar uma bola de tamanho médio a um aluno e pedir para que ele passe a bola a outro aluno da direita e assim sucessivamente. O professor deverá instruir os alunos para que ao passarem a bola ao colega, falem alto “Pega essa bola, por favor!”, como se estivessem bravos e gritando – sem utilizar palavrões ou nomes pejorativos.     
Quando a bola tiver passado pela sala inteira – ou seja, quando todos os alunos tiverem recebido e passado a bola, o professor deverá perguntar como os alunos se sentiram ao receber a bola de uma maneira grosseira.   
Quando todos os alunos tiverem dado suas opiniões, o professor deverá pedir para que passem a bola novamente, mas, para que sejam educados e falem “Pega a bola, por favor!” num tom agradável.     
Os alunos deverão dizer se houve diferença no recebimento da bola na primeira vez e na segunda. Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer:
“É assim que a violência urbana começa. Quando alguém nos trata com mau-humor ou de forma desrespeitosa, ficamos com uma sensação ruim que tendemos a passar para o próximo. Quando somos educados e entendemos que provavelmente o outro não está tendo um dia bom, não nos deixando influenciar pelo mau-humor do outro, não passamos para frente a agressão, a violência. Já quando nos deixamos influenciar, tendemos a passar a violência para frente – e o que pode ter sido para você um desabafo, pode levar o outro à uma briga na rua, por um lugar no estacionamento do shopping. Precisamos evitar a passar para o outro a cólera, chateação e raiva.”
Atividade 2   
Tendo como objetivo discutir as formas de violência urbana, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 pessoas e apresente as reportagens aos grupos, conforme os links abaixo. O professor deverá entregar uma reportagem a cada grupo para que leiam e discutam as reportagens, compartilhando as informações entre si.
Caso queiram, os alunos poderão utilizar uma cartolina para escrever os tópicos das partes mais importantes da reportagem ao explicar para os colegas.  
Cada grupo terá aproximadamente 15 minutos para apresentar a reportagem lida. Após a apresentação destas, o professor deverá promover e mediar uma discussão entre todos, em aula aberta, sobre as reportagens em questão.
Com o intuito de facilitar esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Discussão: 
Quais os tipos de violência citados nas reportagens?
O que a população brasileira diz sobre a violência? Por quê?
De acordo com as reportagens, quando a violência acontece?
Existe violência no trânsito? Exemplifique.
Existe violência nas escolas? Exemplifique.
Na opinião de vocês, por que a violência tem aumentado a cada dia?
Como a violência se faz presente na vida das pessoas?
O que as pessoas podem fazer para diminuir a violência? Esse momento é importante porque, além de exercitar a expressão, desenvolve o senso crítico dos alunos.
Atividade 3
Finalizando a aula, objetivando refletir sobre maneiras para resolver o problema da violência, sugerimos que os alunos escolham uma reportagem entre as que foram discutidas na Atividade 2 para realizar uma encenação.  
Baseados na situação descrita na reportagem, os alunos deverão escrever um roteiro, em conjunto, sobre esta situação, criando um caso em que a violência urbana se faça presente.   
Sugestão: Com o intuito de refletir sobre as causas da violência e formas de diminuí-la, o professor poderá entregar aos alunos o texto “Causas da Violência”, de acordo com o link abaixo para que, sob supervisão do professor, o texto seja lido e discutido entre os grupos, facilitando o desenvolvimento dessa atividade.    
Link do texto “Causas da
Violência”: http://www.serasaexperian.com.br/guiacontraviolencia/violencia_causa.htm Acessado em: 07 de Outubro de 2010.  
Os alunos deverão escolher 5 pessoas para fazerem uma dramatização, enquanto os demais alunos serão a plateia.  
Os 5 alunos escolhidos deverão encenar a situação de acordo com o roteiro escrito pela turma. Conforme a violência for aparecendo na “peça”, a plateia deverá opinar quanto a maneiras de diminuir ou acabar com a violência nesta situação.   
Por exemplo, se estiverem encenando uma situação em que pessoas estejam protestando quanto a uma alteração nos horários de transporte público, depredando patrimônios públicos, a plateia deverá dar ideias sobre como diminuir ou acabar com a violência nessa situação – fazendo passeatas, conversando com as pessoas da empresa, procurando os vereadores da cidade para pedir ajuda etc.
Após as encenações, os alunos deverão dizer como foi interpretar a situação, o que sentiram e se foi difícil seguir as dicas da plateia. Já a plateia deverá dizer como foi opinar na situação e se foi difícil pensar em maneiras de diminuir a violência.   
Sugestão: Os alunos poderão ensaiar a apresentação teatral para apresentarem aos demais colegas e professores da escola.

Continue navegando