Buscar

membrana plasmatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. a membrana citoplasmática existe uma proteína que faz o transporte ativo (com gasto de ATP) de Na+ para fora da célula. Outro tipo de proteína da membrana funciona como uma espécie de portão que pode abrir ou fechar, permitindo ou não a passagem do Na+. Com o portão fechado, o Na+ acumula-se do lado de fora da célula, o que aumenta a pressão osmótica externa, compensando a grande concentração de soluto orgânico no citoplasma. Isso evita a entrada excessiva de água por osmose. 
a) Que estrutura celular torna menos importante essa função de equilíbrio osmótico do Na+ nas células vegetais? 
R= A parede celular de celulose. A elasticidade da celulose faz com que ela, quando distendida pela entrada de água, exerça uma pressão no sentido contrário, bombeando a água para fora – pressão de turgência. Quando essa pressão iguala a pressão osmótica, a água para de entrar. 
b) Entre as duas proteínas descritas, qual delas permite o movimento do Na+ a favor do seu gradiente de concentração? Justifique. 
R= A proteína do portão de Na+. Como o Na+ acumula-se do lado extra-celular, a abertura desse portão permite a difusão do Na+ para o compartimento intracelular. 
2. A concentração de um determinado íon X é vinte vezes maior no interior de uma célula nervosa do que no meio extracelular. 
a) Explique o tipo de mecanismo que mantém essa diferença iônica entre a célula e o seu meio. 
R= O mecanismo que mantém essa diferença iônica entre a célula e o meio extracelular é o transporte ativo. Nesse processo, observa-se que existe movimento de substâncias do local de sua menor concentração para o de maior concentração, com gasto de energia metabólica. 
b) Informe o que aconteceria relativamente à situação descrita acima, caso fosse bloqueado o processo de respiração aeróbica dessa célula. 
R= Com o bloqueio da respiração aeróbica, não haveria mais a formação de ATP mitocondrial, principalmente na cadeia respiratória. Sendo assim, não haveria mais energia metabólica suficiente para a manutenção do transporte ativo. 
3. Todas as células são envolvidas por uma membrana plasmática que controla a entrada e a saída de substâncias. A organização estrutural e funcional da camada fosfolipídica e a presença de proteínas de transporte conferem à membrana plasmática a capacidade de ser permeável apenas a algumas substâncias. Análise e responda as questões a seguir sobre os processos de troca de substâncias entre as células e o meio externo. 
a) O salgamento dos alimentos é um recurso que evita a sua putrefação, sendo, por isso, utilizado na preservação de diversos tipos de carnes. Explique porque o sal ajuda na preservação desse Alimento. 
R= O sal é importantíssimo na conservação da carne, pois quando o lançamos no alimento, as células do mesmo tentam equilibrar a concentração de sal, intracelular e extracelularmente, em busca de se tornar um meio isotônico. Com a saída de muita água do meio hipotônico, célula, para o meio hipertônico, fora da célula, (osmose) acontece a desidratação celular, causando a morte das bactérias e evitando a putrefação. 
b) A célula vegetal não sofre plasmoptise, ou seja, ela não se rompe ao ser colocada numa solução hipotônica. Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta. 
R= Sim, pois as células vegetais possuem uma parede celular constituída de celulose que confere grande resistência. 
c) A figura que se segue apresenta vários tipos de transporte, que permitem a passagem da glicose, através da célula intestinal, da luz do intestino até o sangue. Com base nesta figura, explique a participação da bomba de sódio e potássio no mecanismo de transporte da glicose, da luz do intestino até os vasos sanguíneos. 
R= A glicose é absorvida por meio de um cotransporte, associada ao íon Na+. O fluxo ocorre graças a um gradiente de concentração de Na+. A bomba de Na+ /K+ garante uma baixa concentração de Na+ no meio intracelular, o que possibilita o cotransporte de glicose/Na+. 
4. As figuras abaixo representam duas situações, I e II, em que os compartimentos A e B contêm uma solução fisiológica e estão separados, um do outro, por uma membrana biológica M. Nessas duas situações, acrescentou-se soluto no compartimento A. Os solutos são transportados através da membrana. Após o tempo t, verificou-se uma nova distribuição do soluto, entre A e B. como mostram as figuras.  
R= A segunda situação, o soluto tende a passar para o meio menos concentrado por difusão (transporte passivo) até igualar as concentrações (situação 1) 
Na situação 2 a maior parte do soluto passou para o outro meio, configurando um transporte contra o gradiente de concentração (não busca o equilíbrio), o que requer gasto de energia e configura transporte ativo 
  
 5. A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada? 
R= Transporte ativo: tráfico de substâncias através da membrana celular primariamente realizado pelas enzimas. Difusão facilitada: transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática sem gastos de energia.

Outros materiais