A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Atividade 1 Aquatica

Pré-visualização | Página 1 de 2

FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE DE MARABÁ - PA
	Período Letivo: 2020-1
	Curso:
FISIOTERAPIA
	Turma: 
	Data:01/04/2020
	Disciplina- Recursos Biohídricos– 
	Nome: Lavínia Sampaio Costa
	Etapa: 
	Valor: 500 Pts
	Nota:
	
Avaliação Individual sem consulta – Tipo A
1. Realizar exercícios na água é uma atividade prazerosa e muitos pacientes preferem ao comparar com os exercícios em solo. A água aquecida gera um relaxamento muscular, diminui espasmos musculares, é mais fácil se movimentar na água, além do efeito psicológico no paciente. Qual alternativa a seguir apresenta uma patologia que não será beneficiada pela reabilitação aquática? 
a) Lesão de menisco. 
b) Incontinência urinária. 
c) Fibromialgia. 
d) Paralisia cerebral. 
e) Osteoartrose de quadril. 
2. O nome hidroterapia tem origem grega, em que Hydro (de hydor ou hydatos) significa água e therapéia significa tratamento. Há indícios do uso da água de forma terapêutica desde os tempos mais remotos, no Egito Antigo, na Grécia Clássica e no Império Romano, até chegar aos dias atuais. Sobre o processo histórico da terapia aquática: I. O uso da água como método curativo. II. Os banhos tornaram-se centros de recreação, saúde e higiene. III. Os banhos públicos eram proibidos. Assinale a alternativa correta: 
a) A afirmação I refere-se ao período do Renascimento na área de fisioterapia esportiva.
b) A afirmação II refere-se aos banhos ingleses. 
c) A afirmação III refere-se ao cristianismo. 
d) A afirmação II corresponde ao período da Antiguidade. 
e) Os banhos a que se refere a afirmação II eram exclusivos dos atletas.
3. Uma paciente com 64 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) há 6 meses. Atualmente, apresenta sequelas motoras no hemicorpo esquerdo, sem alterações na fala ou na cognição. Na avaliação de tônus, de acordo com a Escala de Ashworth, constatou-se espasticidade grau 2 em músculos flexores de membro superior e em músculos extensores do membro inferior do hemicorpo esquerdo. Consegue permanecer em pé somente com apoio e não realiza marcha. Recebe atendimento fisioterapêutico ambulatorial há 5 meses, e iniciou atendimento em fisioterapia aquática. 
Considerando o caso apresentado e as disposições gerais para o planejamento de tratamentos que utilizem os recursos terapêuticos aquáticos, avalie as seguintes afirmações:
 I. Para a paciente, será mais fácil realizar exercícios em águas rasas do que em águas mais profundas, pois o suporte da flutuação diminui à medida que uma porção maior do corpo está imersa.
II. A água adequadamente aquecida será benéfica para o atendimento da paciente, devido aos efeitos da temperatura sobre a espasticidade verificada na avaliação. III. Atividades com extremidades distais estáveis, como o repouso da mão sobre uma prancha, facilitarão a realização de movimentos do corpo. É correto o que se afirma em: 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III apenas. 
e) I, II e III.
2.Avalie as afirmações sobre a Lei de Pascal ou pressão hidrostática e marque V para verdadeira e F para falso: 
( ) A diferença de pressão hidrostática na posição vertical precipitará um movimento dos fluidos corporais da região distal para a proximal. 
( ) Uma reação diurética ocorrerá na imersão em decorrência da expansão do volume central, que suprimirá o hormônio antidiurético, e a combinação de pressão hidrostática e exercícios apropriados do membro aumentará a circulação. 
( ) A pressão hidrostática proporciona aos pacientes maiores períodos de reação antes que percam o equilíbrio, o que beneficia a reeducação de equilíbrio, o treino de marcha e a confiança do paciente. 
( ) A pressão hidrostática existe devido à resistência na musculatura respiratória. Assinale a alternativa com a sequência correta: 
a) V; V; V; F. 
b) V; F; V; F. 
c) V; V; V; V.
d) F; F; F; F. 
e) V; F; F; V.
3. O reflexo de mergulho ocorre quando fazemos a imersão da face na água, como ao lavar o rosto; ao imergir o corpo e permanecer com a cabeça fora da água, como na imersão até nível cervical ou quando realizamos a imersão completa do corpo. Quais são as alterações fisiológicas que ocorrem no 
organismo devido ao reflexo de mergulho? 
a) Bradicardia, vasoconstrição periférica e desvio do sangue para áreas vitais. 
b) Bradicardia, vasodilatação periférica e desvio de sangue para órgãos vitais. 
c) Taquicardia, vasoconstrição central e desvio de sangue para a cabeça. 
d) Taquicardia, vasodilatação central e desvio de sangue para o coração. 
e) Bradicardia, vasoconstrição periférica e desvio do sangue para o rosto. 
4. A noção de imersão costuma ser usada em referência à ação de se introduzir (ou mergulhar) na água. Dá-se o nome de mergulho à atividade que consiste em submergir no mar, em uma piscina, no rio, no lago ou em outro recinto com água. O mergulho pode ocorrer com diversos fins, desde recreativos a científicos e terapêuticos. Sobre a imersão, avalie as afirmativas: I. A imersão em água fria, inferior a 10 °C, reduz a frequência cardíaca devido à vasoconstrição periférica e ao aumento da capacidade respiratória. II. O organismo humano tem a capacidade de manutenção da temperatura normal para que não ocorra perda da funcionalidade do sistema, em um processo chamado de termorregulação, e isso se deve ao aumento do trabalho respiratório. III. Durante a imersão, a ação da pressão hidrostática contra a parede torácica faz com que ocorra um aumento no trabalho respiratório em torno de 60%. É correto o que se afirma em: 
a) I, apenas. 
b) III, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.
5. A Norma da ABNT 10339 fixa as condições exigíveis quanto à maneira e aos critérios pelos quais devem ser projetados e construídos os sistemas de recirculação e tratamento de água de piscinas, para atender às exigências técnicas de higiene, segurança e conforto dos usuários em piscinas terapêutica. Nesse contexto, avalie as afirmativas sobre o projeto de uma piscina terapêutica: 
I– O design é muito importante, mostra o estilo e a modernidade da clínica, piscinas com desenhos em curvas são as preferidas.
II– Quanto mais profunda for a piscina, melhor, por isso é recomendado que a piscina tenha a profundidade de 1,50 m. 
III– É importante garantir a segurança dos pacientes no piso da piscina e também ao seu redor, por isso sempre é utilizado um piso antiderrapante, não abrasivo e de fácil limpeza. É correto o que se afirma em:
 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas 
e) I, II e III.
6. Um aluno do curso de graduação em fisioterapia está realizando estágio na área de fisioterapia aquática. No momento, está atendendo a um paciente com osteoartrose de joelho e quer realizar exercícios de alongamento de quadríceps. Para variar o exercício, o aluno quer fazer alongamento com o uso de equipamentos. Qual seria o equipamento mais recomendado? 
a) Tornozeleira com peso. 
b) Aquafins. 
c) Prancha. 
d) Halteres. 
e) Espaguete
7. Sobre as técnicas de exercícios na água, analise as afirmações:
I– Os exercícios mais utilizados na fisioterapia aquática são os realizados com os pacientes deitados ou sustentados por um equipamento de flutuação, por isso são os mais eficazes. 
II– A progressão de um exercício pode ser feita pelo aumento da velocidade e da amplitude de movimento, além de alterar o número de repetições. 
III– As instruções e orientações dos exercícios dadas ao paciente pelo fisioterapeuta fora da piscina, como nas aulas de hidroginástica, não interferem no tratamento ao compararmos com o fisioterapeuta que orienta e guia dentro da água. É correto o que se afirma em: 
a) I, apenas. 
b) II, apenas. 
c) III, apenas. 
d) I e II, apenas. 
e) I, II e III.
8. O termo hidrocinesioterapia vem do grego, em que hidro significa água, cinesio significa movimento e terapia significa cura. Portanto, é uma técnica de tratamento em que são realizados movimentos e exercícios na água visando à reabilitação do paciente. Esse contexto é muito indicado para pacientes com fibromialgia. Considerando