Buscar

Literatura Infantojuvenil exercicios 2 B

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 18 Abr 2020, 01:48
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 18 Abr 2020, 02:05
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É importante o professor saber os conceitos de literatura e de literatura infantojuvenil, sendo que este último tem gerado muitas discussões: existe mesmo uma literatura infantil ou infantojuvenil? Levando em conta as ideias de Nelly Novaes Coelho (2000), Marc Soriano (1975) sobre a literatura infantil e a definição mais reconhecida de literatura apresentada por Veridiana Almeida no livro da disciplina (2011), leia com atenção a definição de literatura e as definições de literatura infantil apresentadas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Como explica Veridiana Almeida (2011), “uma das definições de literatura (...) é a de que nela se dá o uso estético da linguagem escrita. (...) Literatura é a arte de criar e recriar um texto mais elaborado em sua estrutura para que o leitor possa recriar a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem e a própria personagem” usando a imaginação, “possa sentir o conflito da trama e pelo raciocínio possa formular uma solução para o conflito” e ter prazer na leitura.
II. Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p. 27), a literatura infantil é antes de tudo “literatura, ou melhor, arte, fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem e a vida através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização”.
III. Segundo Marc Soriano (1975, p. 185), “a literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou escritor adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor),que por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas ,intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta”.
É correto o que afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I e II.
b. Apenas III.
c. Apenas II.
d. Apenas I.
e. I, II e III.
Como ressalta Veridiana Almeida (2011), “uma das definições de literatura (...) é a de nela se dá o uso estético da linguagem escrita. (...) Literatura é a arte de criar e recriar um texto mais elaborado em sua estrutura para que o leitor possa recriar a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem e a própria personagem” usando a imaginação, “possa sentir o conflito da trama e pelo o raciocínio possa formular uma solução para o conflito” e ter prazer na leitura.
Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p. 27) ‘’a literatura infantil é antes de tudo literatura, ou melhor, arte, fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem e a vida através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização”.
Segundo Marc Soriano (1975, p. 185),“a literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou escritor adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor),que, por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas ,intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta”.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No final do século XVII surgiram os primeiros livros infantis, que tinham uma função utilitário-pedagógica. Levando em conta esse contexto e com base nas ideias de Veridiana Almeida no livro da disciplina (2011), Eliane de Castro (2011), e Lourenço Filho (apud Sant´Anna 2006, p.183) e Nelly Novaes Coelho (2000, p.58), leia com atenção as afirmativas abaixo sobre esses livros e assinale a alternativa correta:
I. O caráter didático dos livros para crianças apareceu no fim do século XVII e tinha como objetivo ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e criar a adoção de hábitos.
II. A função pedagógica dos primeiros livros infantis implicava na ação educativa do livro sobre a criança, fazendo com que fosse difícil a mesma escolher o que ler e como ler. Essa característica didático-pedagógica era centrada na paternalista e moralista.
III. Esta era uma literatura que estimulava a obediência. Nas histórias, os bons eram premiados e os maus, castigados. Essa visão maniqueísta do mundo, ou seja, havia uma divisão entre personagens bons, belos, fortes e os maus, feios e fracos, não deixava quase espaço para reflexões, diferenças e dúvidas. Segundo Eliane de Castro (20111), tal visão maniqueísta seguia à risca preceitos religiosos e considerava a criança como um ser a se moldar de acordo com os interesses dos que a educavam.
IV.Esses livros sempre foram vistos como uma subliteratura, uma literatura menor, inferior, simplificada, mas, a rigor, esse erro se justifica porque uma coisa é a literatura considerada como “expressão de arte”, segundo Lourenço Filho (apud Sant’ Anna, 2006, p.183), e outra coisa é a chamada “literatura didática”. Essa espécie de filantropismo pedagógico tentava induzir o pensamento das crianças e não deixar que elas pensassem por si mesmas. Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p.58), “ao ligada de maneira radical a problemas sociais, econômicos, étnicos e políticos de tal gravidade, a literatura infantil e juvenil perdia suas características de literariedade para ser tradada como simples meio de transmitir valores”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas em I e II.
b. Apenas em I e III.
c. I, II e III, IV.
O caráter didático dos livros para crianças apareceu no fim do século XVII e tinha como objetivo ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e criar a adoção de hábitos.
A função pedagógica dos primeiros livros infantis implicava na ação educativa do livro sobre a criança, fazendo com que fosse difícil a mesma escolher o que ler e como ler. Essa característica didático-pedagógica era centrada na linha paternalista e moralista.
Esta era uma literatura que estimulava a obediência. Nas histórias, os bons eram premiados e os maus, castigados. Essa visão maniqueísta do mundo, ou seja, havia uma divisão entre personagens bons, belos, fortes e os maus, feios e fracos, não deixava quase espaço para reflexões, diferenças e dúvidas. Segundo Eliane de Castro (20111), tal visão maniqueísta seguia à risca preceitos religiosos e considerava a criança como um ser a se moldar de acordo com os interesses dos que a educavam.
Esses livros sempre foram vistos como uma subliteratura, uma literatura menor, inferior, simplificada, mas a rigor esse erro se justifica porque uma coisa é a literatura como considerada como “expressão de arte”, segundo Lourenço Filho (apud Sant’ Anna,2006, p.183), e outra coisa é a chamada “literatura didática”. Essa espécie de filantropismo pedagógico tentava induzir o pensamento das crianças e não deixar que elas pensassem por si mesmas. Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p.58), “ao ligada de maneira radical a problemas sociais, econômicos, étnicos e políticos de tal gravidade, a literatura infantil e juvenil perdia suas características de literariedade para ser tradada como simples meio de transmitir valores”.
d. Apenas em I, II e III.
e. Apenas em I, III e IV.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, IV..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com base nas definições das manifestações literárias apresentadas no livro da disciplina, leia a definição abaixo e assinale a alternativa correta:
Essa manifestação literária é uma narrativa geralmente breve que se encerra em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir um ensinamento. Os protagonistas das histórias são animais personificados e algumas associações com características humanas feitas nessa narrativa se mantiveram fixas em várias histórias, como, por exemplo: leão/poder; raposa/esperteza e astúcia; lobo/dominação do mais forte; cordeiro/ingenuidade.
A definição dada acima é a de:Escolha uma:
a. Conto de fada.
b. Conto maravilhoso.
c. Fábula.
A fábula é uma narrativa geralmente breve que se encerra em uma moral, ou seja, tem por objetivo transmitir um ensinamento. Os protagonistas das histórias são animais personificados e algumas associações com características humanas feitas na fábula se mantiveram fixas em várias histórias, como, por exemplo: leão/poder; raposa/esperteza e astúcia; lobo/dominação do mais forte; cordeiro/ingenuidade.
d. Lenda.
e. Apólogo.
Feedback
A resposta correta é: Fábula..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Complete as lacunas a seguir: o capítulo cinco do Livro da Disciplina vem tratar da literatura na escola, uma vez que essa prática, em algumas instituições, é _______________ou vista como algo a ser cobrado, encaixado em diferentes movimentos, sendo raramente percebida como____________________. Aprofundando tal temática, destaca ainda que o espaço da biblioteca escolar e o que ele representa na______________________________. Uma escola sem biblioteca é um instrumento _______________,¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-__________________________, visto que deve atuar como órgão auxiliar e complementar, entre outras _______________orientando e facilitando para os usuários (alunos, professores e comunidade escolar) o acesso ao livro.
Assinale a alternativa nos quais os vocábulos preenchem corretamente as lacunas mencionadas:
Escolha uma:
a. Funcional; interpretação; formadora; biblioteca; uso coletivo; orientação dos usuários.
b. Quase perfeita; expressa os pensamentos; dinamização das aulas; perfeito; completo e certo.
c. Aptidões; expressão artística; dinamizando as temáticas; neutro e apagado; nulo.
d. Quase nula; expressão da arte; dinamização da leitura; imperfeito, vago e incerto; aptidões.
Podemos observar que a prática da leitura em várias instituições é quase nula, apesar de ser uma expressão da arte. O presente capítulo destaca ainda que a biblioteca deve ser um espaço de dinamização da leitura. Uma escola sem biblioteca é um instrumento imperfeito, vago e incerto, visto que deve atuar como órgão auxiliar e complementar, entre outras aptidões.
e. Neutra; complementar; perfeito; significativo; expressão social.
Feedback
A resposta correta é: Quase nula; expressão da arte; dinamização da leitura; imperfeito, vago e incerto; aptidões..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O romance é um dos gêneros da literatura infantojuvenil. Com base nas explicações sobre o romance apresentadas por Verdiana Almeida no livro da disciplina, assinale a alternativa que contém a definição correta de romance:
Escolha uma:
a. O romance é uma narrativa ficcional que possui apenas uma célula dramática.
b. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser escrita tanto na linguagem verbal ou não verbal e contém apenas uma trama.
c. O romance é uma narrativa ficcional menos complexa que um conto.
d. O romance é uma narrativa ficcional menos extensa que um conto.
e. O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama.
O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama.
Feedback
A resposta correta é: O romance é uma narrativa ficcional que pode ser desenvolvida tanto na linguagem verbal quanto na linguagem não verbal ou mista, geralmente mais extensa e complexa que um conto, possui mais de uma célula dramática, pois é possível identificar o desenvolvimento de mais de uma trama..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conto maravilhoso é um dos gêneros da literatura infantojuvenil. Levando em conta as definições de conto maravilhoso propostas por Abílio e Matos (2006) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina e as ideias de Coelho (2000, p.172) sobre o maravilhoso, leia com atenção as afirmativas abaixo sobre o conto maravilhoso e o maravilhoso e assinale a alternativa correta:
I. No conto maravilhoso, a evidência da narrativa está direcionada aos questionamentos socioeconômicos e problemas da sobrevivência no nível socioeconômico ou a problemas ligados à vida cotidiana, prática, concreta.
II. Segundo Abílio e Matos (2006), esta narrativa sem a presença de fadas [o conto maravilhoso], — mesmo que dela não se excluam elementos mágicos e maravilhosos — enfatiza aspectos, materiais, sensoriais e éticos do ser humano.
III. Segundo Coelho (2000, p.172), “[do] maravilhoso nasceram personagens que possuem poderes sobrenaturais, deslocam-se contrariando as leis da gravidade, sofrem metamorfoses contínuas, se defrontam com as forças do bem e do mal personificadas (...), sofrem profecias que se cumprem, são beneficiadas por milagres. assistem a fenômenos que desafiam as leis da lógica”.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I e III.
b. I, II e III.
No conto maravilhoso, a evidência da narrativa está direcionada aos questionamentos socioeconômicos e problemas da sobrevivência no nível socioeconômico ou a problemas ligados à vida cotidiana, prática, concreta.
Segundo Abílio e Matos (2006), esta narrativa sem a presença de fadas — mesmo que dela não se excluam elementos mágicos e maravilhosos — enfatiza aspectos, materiais, sensoriais e éticos do ser humano.
Segundo Coelho (2000, p.172), “[do] maravilhoso nasceram personagens que se possuem poderes sobrenaturais, deslocam-se contrariando as leis da gravidade, sofrem metamorfoses contínuas, se defrontam com as forças do bem e do mal personificadas (...), sofrem profecias que se cumprem, são beneficiadas por milagres. assistem a fenômenos que desafiam as leis da lógica”.
c. Apenas I e II.
d. Apenas II e III.
e. Apenas II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A partir da década de 70 do século XX surgiu uma nova geração de escritores que, junto com livreiros e editores, promoveu uma verdadeira revolução cultural na literatura infantojuvenil brasileira. Levando em conta as ideias de Abílio e Matos (2006) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina, leia as afirmativas sobre a literatura infantojuvenil produzida por essa nova geração de escritores surgida a partir da década de 1970 e esses autores e assinale a alternativa correta:
I. A partir da década citada no enunciado, surgiram novos escritores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Roseana Murray, Sylvia Orthof, Lygia Bojunga Nunes, Maria Mazetti, Fernanda Lopes de Almeida, entre outros.
II. Foi somente a partir da década de 70 do século XX que as produções literárias para crianças deram continuidade ao projeto literário de Lobato no Brasil e esses textos passaram a ter qualidade literária e a questionar, levantar dúvidas e problemas.
III. De acordo com Abílio e Matos (2006), a literatura infantojuvenil começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e uma enorme variedade de temas nas obras publicadas.
IV. A partir da década de 70 do século XX, muitos escritores da literatura infantojuvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas com personagens que não podiam ser rotuladas como boas ou más e então passam a estar boas ou más diante das circunstâncias. Um exemplo dessa relativização dos conceitos do bem e do mal em toda a sua ambiguidade humana é a obra Uxa ,ora fada, ora bruxa, de Sylvia Orthof.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas I e III.
b. Apenas I e II.
c. Em I, II, III e IV.
A partir da década de 70 do século XX, surgiram novos escritores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Roseana Murray, Sylvia Orthof, Lygia Bojunga Nunes, Maria Mazetti, Fernanda Lopesde Almeida, entre outros.
Foi somente a partir da década de 70 do século XX que as produções literárias para crianças deram continuidade ao projeto literário de Lobato no Brasil e esses textos passaram a ter qualidade literária e questionar, a levantar problemas e reflexões.
De acordo com Abílio e Matos (2006), a literatura infantojuvenil começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e uma enorme variedade de temas nas obras publicadas.
A partir da década de 70 do século XX, muitos escritores da literatura infantojuvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas com personagens que não podiam ser rotuladas como boas ou más e então passam a estar boas ou más diante das circunstâncias. Um exemplo dessa relativização dos conceitos do bem e do mal em toda a sua ambiguidade humana é a obra Uxa — ora fada, ora bruxa, de Sylvia Orthof.
d. Apenas em I, III e IV.
e. Apenas I, II e IV.
Feedback
A resposta correta é: Em I, II, III e IV..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O conto de fada é um gênero importante para a literatura infantojuvenil. Levando em conta as definições de conto de fada propostas por Abílio e Matos (2006, p.86) e Veridiana Almeida (2011) no livro da disciplina, leia com atenção as afirmativas abaixo sobre essa manifestação literária e assinale a alternativa correta:
I. O conto de fada surgiu entre os celtas e tem se perpetuado por milênios transcendendo a perenidade e a força do folclore dos povos, principalmente pela tradição oral.
II. Segundo Abílio e Matos (2006, p.86), os contos de fada são “narrativas (...) que apresentam em seu núcleo a questão da realização essencial da realização do herói e da heroína, geralmente ligadas a ritos de passagem de uma idade para outra ou de um estado civil para o outro”.
III. Assim, nos contos de fada, há sempre provas a serem vencidas para que o herói alcance sua realização pessoal ou existencial.
IV. Nos contos de fada há sempre a presença da fada.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas II e III.
b. Apenas em I, II e III.
O conto de fada surgiu entre os celtas e tem se perpetuado por milênios transcendendo a perenidade e a força do folclore dos povos, principalmente pela tradição oral.
Segundo Abílio e Matos (2006, p.86), os contos de fada são “narrativas que tendo ou não a presença da fada apresentam em seu núcleo a questão da realização essencial da realização do herói e da heroína, geralmente ligadas a ritos de passagem de uma idade para outra ou de um estado civil para o outro.”
Assim, nos contos de fada, há sempre provas a serem vencidas para que o herói alcance sua realização pessoal ou existencial.
c. Apenas em IV.
d. I,II,III e IV.
e. Apenas II,III e IV.
Feedback
A resposta correta é: Apenas em I, II e III..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sabemos que Monteiro Lobato mudou completamente a história da Literatura infanto-juvenis nos anos 70, a literatura infantil toma novo impulso e se apresenta com novas formas e propostas e novos caminhos. Diante disso qual era o verdadeiro objetivo da Literatura Infantojuvenil antes de Monteiro Lobato?
Escolha uma:
a. O verdadeiro objetivo era transmitir o conhecimento por meio das atividades pedagogicas propostas nos livros didáticos.
b. A Literatura tinha como objetivo de proporcionar aos pequenos leitores a arte de criar e recriar, por meio da imaginação.
c. A Literatura Infantil antes de Lobato transmitia aos pequenos leitores a trasmissão de valores sociais e educacionais.
d. Antes de Monteiro Lobato A literatura Infantil os livros eram didáticos e educativo em que não transmitia os valores sociais necessário no desenvolvimento humano.
Antes do surgimento de Monteiro a literatura infantojuvenil tinha como objetivo proporcionar atividade didática e educacional sem se preocurar em trasmitir os valores sociais da sociedade em que vive.
e. Antes de Lobato o objetivo das obras voltadas para o universo infantil era meramente instrucional, especialmente transmitindo valores ligados à religião.
Feedback
A resposta correta é: Antes de Monteiro Lobato A literatura Infantil os livros eram didáticos e educativo em que não transmitia os valores sociais necessário no desenvolvimento humano..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A conceituação de literatura infantil tem causado muitas discussões a muito tempo a final existe uma literatura infantil e outra infato juvenil? Será que existe essa tal divisão? Principalmente nas publicações existem essas classificações? Diante escolha a alternativa correta?
Escolha uma:
a. É importante que haja essa distinção e diferenciação pois são públicos diferentes, com faixas etárias e necessidades diversas de formação e a linguagem do autor precisa ser adequada.
b. Apesar de haver discussões desnecessárias a respeito dessa possível divisão literária ambas possui público separados por esse motivo muitos acreditam que existe a divisão de literatura infantil e outra infanto juvenil.
c. Não existe essa separação até porque infanto (infatil) e Juvenil (jovem) trata-se do mesmo público sem diferenciação.
d. As obras infantis e juvenis apresentam os mesmos elementos constituivos; narrador;foco narrativo, enredo, persongens, espaço fisíco e temporal, linguagem, início, meio e fim e por certo, uma liguagem especifica. A única coisa que muda será o conteúdo e a linguagem que será usado para o público alvo.
As obras apresentam os mesmo elementos textuais porém a única coisa que a diferencia seria a classificação, essa literatura atinge desde os 4 anos até 12.
e. Trata-se da mesma linguagem dedicada as crianças e infanto juvenil não tem como haver essa divisão se trata do mesmo público.
Feedback
A resposta correta é: As obras infantis e juvenis apresentam os mesmos elementos constituivos; narrador;foco narrativo, enredo, persongens, espaço fisíco e temporal, linguagem, início, meio e fim e por certo, uma liguagem especifica. A única coisa que muda será o conteúdo e a linguagem que será usado para o público alvo..
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais