Buscar

PERECIA CONTABIL

Prévia do material em texto

1.
	O perito pode deparar-se com determinadas dificuldades nas quais nem sempre os dados de que necessita são de fácil acesso (pois se encontram no local distante da parte envolvida no trabalho pericial), e até por vezes se espalham por regiões longínquas. Em determinados casos, esses dados (documentos) se encontram em péssimo estado de conservação, exigindo grande esforço para leitura e identificação das informações. Outro fator que determina a dificuldade do trabalho do perito é a dependência de informações de terceiros que, algumas vezes, não estão relacionadas com o trabalho pericial (às vezes até instigados por uma das partes litigantes ou envolvidas, por alguma das partes envolvidas). A que esse assunto se relaciona?
	 a)
	Prazo necessário para a execução das tarefas.
	 b)
	Pleno conhecimento dos fatos.
	 c)
	Acessibilidade aos dados.
	 d)
	Levantamento prévio dos recursos disponibilizados para exame.
	2.
	Atualmente, a legislação prevê que o perito na função de assistente técnico é responsável pela emissão do parecer pericial contábil. Por este motivo, deve obedecer a algumas regras básicas para a elaboração e emissão do parecer pericial com qualidade. Com base no exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Resumo do laudo oficial. 
II- Comentários técnicos ao laudo pericial contábil. 
III- Parecer pericial contábil. 
(    ) Nesta etapa, o assistente técnico emitirá sua opinião técnica favorável, desfavorável, ou parcialmente favorável, a respeito do laudo pericial contábil que foi submetido à sua apreciação técnica, de forma imparcial e de acordo com os princípios éticos, moral e justiça.
(    ) O assistente técnico deverá utilizar toda a sua criatividade técnica no sentido de realçar os aspectos do laudo oficial que deverá apontar requisitos necessários, favoráveis às razões técnicas de quem o indicou para a função. 
(    ) Nesta etapa, o trabalho pericial sintetiza toda a matéria técnica tal e qual consta no laudo pericial contábil gerado pelo perito judicial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - II - I.
	3.
	O trabalho pericial envolve um pedido de opinião de quem possui competência na sua formação. Desta forma, o perito, para que possa participar do processo, deve possuir conhecimentos sobre todos os itens que motivaram a elaboração do trabalho pericial, os argumentos levantados de cada uma das partes (autor e réu), os documentos apresentados com relação aos atos e fatos questionáveis, entre outros. Em qual momento o perito absorve toda a responsabilidade desse trabalho, esperando-se que o laudo emitido seja o de maior confiabilidade?
	 a)
	Se for perito das partes (ou do réu, ou do autor).
	 b)
	Se for perito nomeado pelo juiz.
	 c)
	Se não for perícia judicial, mas administrativa.
	 d)
	Se for perito assistente ou da parte.
	4.
	Todo trabalho pericial se concretiza com a elaboração de um documento final denominado de laudo. No caso da perícia contábil, a elaboração do laudo requer do perito a aplicação de técnicas. Sobre as técnicas que aplicam em seu trabalho o exame, a vistoria, a indagação, a investigação, o arbitramento, a avaliação e a certificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Técnicas básicas.
	 b)
	Técnicas preliminares.
	 c)
	Técnicas científicas.
	 d)
	Técnicas especiais.
	5.
	Uma vez definido o trabalho da perícia contábil e conhecido o seu objetivo, o próximo item contempla o planejamento. Com o planejamento definido, há a necessidade em se definir a execução da perícia. Segundo as determinações do Conselho Federal de Contabilidade, esse item contempla algumas observações a serem cumpridas. Sobre essas observações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O perito contador assistente pode, tão logo tenha conhecimento da perícia, manter contato com o perito contador, pondo-se à disposição para o planejamento, para o fornecimento de documentos em poder da parte que o contratou e ainda para a execução conjunta da perícia. Uma vez recusada a participação, o perito contador pode permitir ao assistente técnico acesso aos autos e aos elementos de prova arrecadados durante a perícia, indicando local e hora para exame pelo assistente técnico.
(    ) O perito contador assistente pode, logo após sua contratação, manter contato com o juiz que o contratou, requerendo dossiê completo do processo para conhecimento dos fatos e melhor acompanhamento dos atos processuais no que for pertinente à execução judicial.
(    ) O perito, enquanto estiver de posse do processo ou de documentos, deve zelar por sua guarda e segurança.
(    ) Para a execução da perícia contábil, o perito deve ater-se ao objeto e ao lapso temporal da perícia a ser realizada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	Em todas as atividades profissionais necessitamos o amparo em técnicas legais para a sua realização de modo que não deixe dúvidas quanto ao resultado apurado. Para o desenvolvimento das atividades de perícia, o profissional perito também deve aplicar técnicas específicas (técnicas básicas), de modo que fique transparente o resultado apurado. Como técnicas básicas aplicadas ao exame pericial, podemos identificar:
I- Exame.
II- Sentenciamento.
III- Indagação.
IV- Vistoria.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	7.
	O perito, para desempenhar o exercício das suas atividades com qualidade e idoneidade, necessita cumprir todos os procedimentos e atos na busca dos documentos, coisas, informações ou quaisquer outros elementos circunstanciais que sirvam como elemento de prova, assim como os subsídios necessários à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer pericial contábil. Desta forma, para que o perito possa utilizar esses documentos, informações, entre outros, somente poderá fazê-lo mediante:
	 a)
	Síntese do objeto da perícia.
	 b)
	Forma circunstanciada.
	 c)
	Critérios da perícia.
	 d)
	Termo de Diligência.
	8.
	O objetivo das perícias administrativas é investigar a fraude. Desta forma, os laudos passam a ter diferentes conotações, haja vista que o importante não são os quesitos, mas as apurações de fatos. Sobre os requisitos de qualidade, nas perícias administrativas, analise as seguintes afirmativas:
I- Identificação completa do caso (Processo nº .... de tal lugar, data, partes envolvidas etc.).
II- Identificação do grau de parentesco dos integrantes do litígio.
III- Identificação da autoridade a que se destina.
IV- Se for o caso, qual a metodologia adotada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	9.
	Para desenvolver o trabalho pericial, o perito necessita possuir vasta experiência e pleno conhecimento das atividades da empresa. Por exemplo: um sócio aciona na justiça um processo contra o outro sócio, reclamando que ele não está cumprindo as cláusulas do contrato social. A razão desse não cumprimento pode ser: obter maior distribuição de lucro, mas os fatos que culminam nessa ação judicial podem denunciar que, além do contrato social, houve um acordo de quotista, em que o sócio de capital concordou que as distribuições do lucro só se fizessem quando o lucro fosse superior a determinado percentual do patrimônio líquido (proporcional ao investimento realizado), corrigido até a época da distribuição. Neste caso, a intenção do sujeito (na pessoa do sócio) que o faz é uma, e essa é sua razão, porém os fatos militam contra ele. O perito, neste caso, deverá cercar-se de todas as evidências para elaborar o laudo pericialde forma imparcial. Desta forma, o perito, para entender essa situação que ocorre na empresa, precisa de:
	 a)
	Acessibilidade aos dados.
	 b)
	Pleno conhecimento dos fatos.
	 c)
	Levantamento prévio dos recursos disponibilizados para exame.
	 d)
	Prazo necessário para a execução das tarefas.
	10.
	No trabalho pericial, existe o Termo de Diligência, que é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos para elaborar seu relatório pericial. O Termo de Diligência também é utilizado para a execução de outros trabalhos que tenham sido solicitados por quem o solicitou (por direito), podendo orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais. Sobre o Termo de Diligência, quanto à aplicabilidade, analise as seguintes afirmativas:
I- O perito deve mencionar o tempo máximo para o cumprimento da solicitação, para que se observem os prazos que está obrigado a cumprir no seu trabalho.
II- O Termo de Diligência deve apresentar a relação dos documentos e demais informações que o juiz tenha mencionado em petição de honorários judicial ou em contrato.
III- Deve ser apresentada com o laudo ou parecer a cópia do Termo de Diligência, contendo o ciente do diligenciado ou do seu representante legal. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.

Continue navegando