Buscar

ATIVIDADE PASSEI DIRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Delineamentos de Estudos Científicos na Área da Saúde
1- Quanto à classificação dos estudos epidemiológicos, diferencie os estudos descritivos dos estudos analíticos, os estudos de observação dos estudos experimentais e os estudos transversais dos estudos longitudinais.
A diferença é que estudos descritivos analisa a distribuiçao do fenômeno em função do tempo, Já os estudos analáticos proura identificar a relação entre o fenômeno e fatores ou condições diversas.
A diferença é que no estudo de observaçao o pesquisador não intervém no estudo , Já nos estdos experimentais o pesquisador intervém determinando o fator , a intersidade e o grupo de exposição.
O estudo trasversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional, Já o estudo longitudinal e um estudo observacional em que os dados da mesma amostra são coletados repitidamente durante um período prolongado de tempo. 
2- Em relação aos estudos longitudinais, estes podem ser retrospectivos e prospectivos. Defina esses termos e exemplifique descrevendo alguns tipos de estudos que caracterizam cada um desses delineamentos. 
Prospectivo: Avaliação de um evento futuro (desfecho) replicação da coleta de dado ao longo de um período,possibilidade de detectar a natureza da mudança.
EX: Uso de drogas em jovens em situaçao de rua ao longo de 5 anos .Prevalência tipo de droga , quantidade consumida ,etc.
Retrospectivo: Estudo baseado em reconstrução de eventos e aspectos ocorridos no curso da vida. Analise de eventos , experiências , dentre outros detalhes e precisão da informação .
EX: Avaliar o histórico do consumo de álcool e a sintomatologia de abstinência em pacientes alcoolistas.
3- Estudos Transversais também denominados estudos seccionais, estudos de prevalência, levantamentos epidemiológicos, surveys e cross-sectional studies são pesquisas epidemiológicas cujo objetivo é descrever as condições de saúde de uma população em determinada área e tempo, sem incluir o estudo da etiologia de determinado evento. A palavra que completa corretamente a afirmação é:
A- Coorte B- Caso-controle C- Transversais D- Ecológicos
4- Qual é a diferença entre revisão de literatura para revisão sistemática? Em que consiste os estudos de metanálise?
A diferença é que na revisão de litertura é feito o levantamento bibliografico, seleção das fontes primárias é arbitrária , ja na revisão sistemática é feito o procedimento para elaboração de levantamnetos bibliográficos.
A metanálise é uma análiise de estatísticas de resultados. O seu objettivo é integrar, combinar e resumir as conclusões .Ou seja , é uma técnica estaatística que é utilizada para combinar os dados de estudo sobre um determinado tema. 
5- Em relação às características dos estudos epidemiológicos existentes na área da saúde, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, posteriormente, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA: 
I - Estudo transversal 
II - Estudo de coorte
III - Estudo caso-controle
IV - Ensaio clínico randomizado
(II ) Envolvem um recorte instantâneo do tempo, em que fatores de exposição e desfecho são avaliados simultaneamente. 
(III) Tipo de estudo de intervenção, no qual se estuda indivíduos já doentes, a fim de avaliar a cura de doenças, sobrevivência de pacientes ou diminuição de sequelas. 
(I) Tipo de estudo observacional, prospectivo, cujo objetivo principal é medir a incidência de determinada doença ou condição de saúde. 
(IV) Tipo de estudo longitudinal, retrospectivo, em que coleta-se informações pretéritas sobre fatores causais de doenças. 
A) II, III, I, IV B) I, IV, II, III C) I, III, II, IV D) II, III, IV, I
6- Diferencie o grupo controle do estudo caso-controle do grupo controle do estudo experimental ensaio clínico randomizado.
O grupo experimental é submetido de fato ao experimento.O grupo de controle não é submetido ao tratamento , ele serve para se comparar os resultados da experiência.
7- Em que se diferenciam os estudos epidemiológicos dos não epidemiológicos? Cite exemplos das duas classificações.
Os estudos epidemiologicos estuda as condições de saúde da população, com o objetivo dos hábitos relacionados a saúde da população.
EX: Estudo de utilização de medicamentos. Análise de prevaência de determinado evento .
Já os estudos não epidemiologicos são estudos na área da saúde mas que não se enquadra nesta analise de relação da população , hábitos e saúde.
EX: Revisão de literatura , revisão sistemática , metánalise.

Outros materiais

Outros materiais