Buscar

Lista 02

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras unidade Goiânia
Aluno: Yan reis vieira.
Curso: Engenharia civil 
Período: 6° período noturno 
Unidade 2
1. Dissertem sobre a relação do conhecimento prévio do local de uma obra, custos iniciais e as instalações básicas necessárias para o início do serviço de construção.
Toda e qualquer obra deve ser projetada para que todo ocorra bem e o conhecimento prévio local onde a obra sera feita é um ponto muito importante que não pode ser deixado de lado pois ele nos trás todas informações necessárias para uqe possa ser evitado atrasos na obra já que lavamos em consideração a localização da obra em relação aos fornecedores de materiais acesso dos maquinários e os possíveis problemas que possam surgir o clima se e favorável e muitos outros aspectos tendo assim a construção um orçamento mais elaborado para se iniciar e finalizar a obra sem gastos desnecessários o que e extremamente importante para a obra, já que o orçamento inicial já deve suprir a necessidade de instalações básicas, almoxarifados, vestiários, escritórios, refeitórios, sanitários entreoutros.
2. Explique a importância da NR-18.
A importância da nr-18 se deve a segurança nos mais diferentes ambientes de trabalhos na construção civil. A norma abrange sobre rampas, escadas, alvenaria, taludes etc
3. Cite um subitem da NR-18 e sugira uma alteração a esse subitem justificando o motivo.
• 18.6. Escavações, fundações e desmonte de rochas 18.6.7. As escavações com mais de 1,25m (um metro e vinte e cinco centímetros) de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho, a fim de permitir, em caso de emergência, a saída rápida dos trabalhadores, independentemente do previsto no subitem 18.6.5.
	Eu mudaria a altura das escavações para 50 cm, porque 1,25 de altura pode provocar problemas a saúde do trabalhador, ainda mais onde ele tenha que descer varias vezes ao dia.
4. Explique a importância de se ter um projeto de canteiro de obra.
A importância do projeto de um canteiro de obra é desenhar seu projeto do local, definindo a entrada e saída de veículos, além da área de carregamento e descarregamento de materiais e ate a definição da base (barracão) e demais instalações. 
5. Explique, para os materiais mais comuns a obras, como esses devem ser armazenados.
Cimentos / argamassas - Não podem ficar em contato direto com o solo, por isso devem ser armazenados sobre tablados, palhetes ou plataformas. 
Areia / pedra - Deve ter fácil acesso ao carrinho de mão e ficar dentro de proteções para em casos de chuvas não serem levadas.
Tijolos / blocos – por ocuparem muito espaço devem ser alocados em camadas, sempre respeitando o empilhamento máximo para que não haja acidentes nem danificação do material.
Barras de aço - Por terem grande comprimento, devem ser armazenados em camadas utilizando espaçadores e peças de retenção. Devem ser separados por bitola para facilitar a identificação na hora do uso, não se esquecendo de proteger elas da chuva para que não ocorra ferrugem.
Materiais hidráulicos - Devem ficar em um espaço coberto e na horizontal. Podem ser separados em camadas conforme o diâmetro para facilitar na hora de usar. Materiais elétricos Devem ser adquiridos próximos da utilização. Se você comprar antes, armazene em local seguro e de preferência fora do canteiro de obra. 
Telhas - As telhas de cerâmica e concreto devem ser empilhadas verticalmente. Já as telhas de fibrocimento e aço ficam na horizontal, mas levemente inclinadas.
Pisos e revestimentos - Por ser frágil o ideal é que eles cheguem ao canteiro próximo da utilização. Verifique na embalagem a recomendação do fabricante para armazenagem. 
Tintas e impermeabilizantes - Coloque as embalagens em prateleiras em um local protegido e ventilado. Não dispense a embalagem original e verifique sempre o prazo de validade
6. Qual a relação entre a CONAMA 307 e a NBR 10.004?
Ambas são determinação de classificação de resíduos da obra, mas a NBR 10.004 classifica resíduos não perigosos ou inertes enquanto a CONAMA 307 faz a mesma classificação incluindo resíduos perigosos.
7. Explique como devem ser separados e destinados os resíduos de uma construção. 
Classe A – Não perigosos e inertes; 
Classe B – Não perigosos e não inertes que possuem tecnologia viável à sua reciclagem; 
Classe C – Não perigoso e não inertes que não possuem tecnologia viável à sua reciclagem-
Classe D – Resíduos Perigosos.
Classe A – Devem ser enviados à usinas de beneficiamento de RCD (resíduos de construção e demolição), para que possam ser realizados sua reciclagem (triagem, separação e britagem) e sua revenda dentro da indústria da construção civil.
-Classe B – Devem ser enviados à usinas de beneficiamento desses materiais (plásticos, madeira, vidro, gesso...). É importante ressaltar que, mesmo que a Resolução CONAMA considere alguns materiais como classe B, caso esses não possuam tecnologias que viabilizem sua reciclagem na região em questão, devem, portanto, serem considerados como Classe C.
Classe C – Devem ser enviados aos aterros sanitários para que seja realizado sua correta deposição. 
Classe D – Devem ser enviados à usinas competentes para tal beneficiamento (reciclagem) de tais materiais, ou no caso de solos contaminados, destinados a regiões apropriadas e preparadas para tal deposição, onde a contaminação não possa atingir o nível freático ou cursos d`água.
8. Qual a importância de se reciclar os resíduos de construção e demolição (RCD)?
A importância de tecnologias para reaproveitamento e reciclagem dos resíduos da construção civil é necessária visando à redução dos custos e atendimento às legislações, pela nova lei federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)
9. O que é terraplanagem? Qual a importância do topógrafo nesse serviço?
Terraplenagem tem o objetivo de nivelar o terreno antes da obra, serve para adaptar o solo que não está de acordo com o projeto da construção. O terraplenagem nada mais é do que uma movimentação de terra e limpeza, e pode evitar problemas no futuro, o topógrafo e necessário para a analise continuamente o nivelamento do terreno para garantir a cota correta requerida em projeto.
10. Quais os cuidados devem ser tomados no controle de compactação de um aterro? Imaginem que foi construída sobre um aterro mal compactado uma obra residencial, quais patologias podem ocorrer nessa construção e porque elas ocorrem?
Os cuidados que devem ser tomados são em relação ao peso especifico seco e a umidade do solo que será compactado para que ele possa garantir uma boa resistência para a obra que será construída por cima do solo compactado para que ele possa garantir segurança e resistência para a construção em questão. Caso essa preparação do solo não seja satisfatória, ela não terá a resistência necessária e com isso pode ocorrer patologias indesejadas futuramente na obra, essas patologias são, fissuras, recalques excessivos, deslizamentos, rachaduras.

Continue navegando