Buscar

Memória, Processador e Barramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SSD é um chip (circuito integrado), mesmo tipo de memória que um pen drive, porém normalmente sem a sua portabilidade. Alguns computadores atualmente vêm com SSD embutido, o que traz benefícios quanto à performance com relação aos dispositivos magnéticos. Sua principal desvantagem porém é quanto ao custo, razão pela qual esse tipo de memória não é amplamente utilizado em substituição aos HDs convencionais, porque tornaria o computador pessoal muito caro.
A memória do computador consiste numa coleção de registradores numerados consecutivamente (endereçados), onde cada um possui um tamanho denominado de tamanho da palavra, que pode variar em 16, 32, 64 e 128 bits, com a palavra de 32 bits sendo a mais comum hoje em dia, e a palavra de 64 bits aumentando de popularidade.
Cada registrador tem um endereço, chamado de localização na memória, estas são organizadas linearmente em ordem consecutiva. O número único que identifica cada palavra é chamado de endereço.
A Unidade Central de Processamento é composta por duas partes principais: a unidade lógica e aritmética (ULA), formada por circuitos que manipulam os dados através de operações binárias (dois operando) e unitárias (um operando). Exemplos incluem a soma e operadores lógicos: and, or e not. E a unidade de controle, cujos circuitos são responsáveis por coordenar as operações da UCP.
A unidade central de processamento é comumente conhecida como processador.
Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos.
Um cabo de par trançado é formado por 2 condutores (normalmente, cobre), cada qual revestido por um material isolante plástico e trançados juntos.
Um dos fios é usado para transportar sinais elétricos para o receptor e o outro, apenas como uma terra de referência. O receptor utiliza a diferença de potencial entre os dois fios para determinar a amplitude do sinal elétrico. Além do sinal enviado pelo emissor por um dos fios, interferências (ruído) e linha cruzada podem afetar ambos os fios e gerar sinais indesejados.

Outros materiais