Buscar

Ambiente Economico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

12. Identifique os três setores da economia e apresente as características de cada um deles.
Os três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.
• Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.
• Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
• Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.
13. Diferencia fluxo real de fluxo monetário.
Podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos.
Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
14. Qual a diferença entre Economia de mercado e planificada?
Economia de Mercado X Economia Planificada Uma das principais diferenças dos países socialistas e os países capitalistas consiste na forma como suas economias são organizadas. Nos países capitalistas predomina a economia de mercado, enquanto nos países socialistas predomina a economia estatal planificada. 
Na economia de mercado, a maior parte da produção econômica (de bens e de serviços) é resultante das empresas privadas: fabrica, comercio, prestação de serviços controlados por cidadãos particulares. Ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. O Estado interfere na atividade econômica para regulamentar e atender setores como: energia, segurança, educação, saúde e outros. 
A economia estatal planificada, a produção econômica é dirigida pelo Estado. As fabricas, o comercio e os serviços são controlados por empresas estatais. Os trabalhadores são funcionários do Estado. Somente o Estado detêm a propriedade dos meios de produção. Nesse sistema, a produção econômica do país é planejada por um órgão central do Estado, visando atender às necessidades sociais que esse órgão centralizador planejou. Não existe o produto particular disputando, no mercado, a venda do seu produto. 
Entre esses dois sistemas opostos, há uma variedade de sistemas econômicos mistos que buscam harmonizar, em diversas proporções, o domínio do setor privado (livre iniciativa) e o setor publico (empresas estatais)

Continue navegando