Buscar

SLIDE - SEMINÁRIO DE ORGÂNICA

Prévia do material em texto

IMPACTOS AMBIENTAIS 
DO LANÇAMENTO DE EFLUENTES
DOMÉSTICOS EINDUSTRIAS 
EM FONTES HÍDRICAS
DISCENTES: JÉSSICA CORDEIRO E GRAZIELLE ROCHA
DOCENTE: ANGELA COSTA
ARTIGOS ESCOLHIDOS
ARTIGOS ESCOLHIDOS
INTRODUÇÃO
O impacto ambiental pode ser definido, como qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas (BRASIL, 1986). 
O AUMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS, ESTÃO RELACIONADOS PRINCIPALMENTE DEVIDO À:
POPLUIÇÃO AMBIENTAL
FALTA DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL 
MAU USO DOS RECURSOS NATURAIS
Remoção de poluentes orgânicos tem sido um grande desafio;
Os Processos oxidativos avançados têm se destacado na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de tratamento de águas residuais, por se tratar de métodos eficientes que reduzem os impactos ambientais.
META PROPOSTA
DIMINUIR O IMPACTO AMBIENTAL REFERENTE AS DESCARGAS DE RESÍDUOS. 
INTRODUÇÃO
EFLUENTES DOMÉSTICOS
São provenientes das residências, hotéis, casas de diversões, clubes, comércios e centros comerciais, de serviços, etc. 
São caracterizados por águas re­siduais contaminadas, basicamente, por fezes humanas e animais, restos de alimentos e sabões e detergentes. Os esgotos domésticos provocam dois tipos de contaminação das águas.
A CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS PROVENIENTES DE ESGOTOS DOMÉSTICOS PODEM OCORRER POR:
POR BACTÉRIAS
POR SUBSTÂNCIAS DE DIFÍCIL DEGRADAÇÃO
EFLUENTES INDUSTRIAIS
São oriundos dos processos de industrialização;
Os principais poluentes de origem in­dustrial são os compostos orgânicos e inorgânicos, especialmente os metais pesados.
CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS ORGÂNICOS
SÃO PROVENIENTES DE INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS E DOS ESGOTOS HOSPITALARES; DETERGENTES PARA LIMPEZA DE EQUIPAMENTOS, UTILIZADOS POR VÁRIAS INDÚSTRIAS E VAZAMENTOS DE OLEODUTOS E TANQUES CON­TENDO PRODUTOS PETROLÍFEROS, OU SEUS DERIVADOS. 
EFLUENTES INDUSTRIAIS
Um exemplo de atual destaque nas mídias, é o vazamento de petróleo cru na costa de nove estados do Nordeste;
O poluente foi identificado, em uma faixa de 2 mil quilômetros da Costa.
ESTADOS AFETADOS NO NORDESTE:
MARANHÃO; 
PIAÍ; 
CEARÁ; 
RIO GRANDE DO NORTE; 
PARAÍBA;
 PERNAMBUCO; 
ALAGOAS;
BAHIA.
EFLUENTES INDUSTRIAIS
PRINCIPAIS DANOS PROVOCADOS PELA EXPOSIÇÃO E CONTATO COM O PETRÓLEO CRU DERRAMADO NA COSTA :
Irritação na pele e mucosa;
Vermelhidão;
Coceira;
Ressecamento;
Descamação;
Dificuldade na respiração;
Irritação na garganta;
Tontura;
Fadiga;
Náuseas.
Fonte: https://sustentabilidade.estadao.com.br
EFLUENTES INDUSTRIAIS
CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS INORGÂNICOS
SÃO BASICAMEN­TE POR METAIS PESADOS, PROVENIENTES DE INDÚSTRIAS QUÍMICAS E FARMACÊUTICAS, DE USINAS SIDERÚRGICAS, INDÚSTRIAS DE FERTILIZANTES, ALÉM DAS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO.
PRINCIPAIS METAIS PESADOS:
CROMO
MERCÚRIO
CIANETO
FERRO
NÍQUEL
A AÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS EM FONTES HÍDRICAS
Os esgotos domésticos, bem como muitos tipos de resíduos industriais, são constituídos, de matérias orgânicas, que alimentam peixes e organismos menores;
Quanto mais matéria orgânica consumida por estes, provenientes dos lançamentos, maior será a ati­vidade total de respiração e maior, por conseguinte, a Demanda Bioquímica de Oxigênio;
O resultado disso é a redução das concentra­ções de oxigênio a um nível incompatível com as necessidades respiratórias dos peixes que ali habi­tam.
EFLUENTES NÃO TRATADOS E LANÇADOS EM FONTES HÍDRICAS
OS EFLUENTES DOMÉSTICOS PRODUZIDOS POR QUASE A TOTALIDADE DAS CIDADES BRASILEIRAS NÃO SÃO 100% TRATADOS. A GRANDE MAIORIA DAS POPULAÇÕES URBANAS, INDISTINTAMENTE AO STATUS FINANCEIRO E SOCIAL, HABI­TAM ÁREAS AINDA NÃO CONTEMPLADAS POR UM SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTOS 
(IBGE, 2010). 
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
EUTROFIZAÇÃO, FAVORECIDA PRINCIPALMENTE PELA PRESENÇA DE NUTRIENTES COMO NITROGÊNIO E FÓSFORO.
QUANDO OS ESGOTOS SÃO DESPEJADOS DE FORMA INADEQUADA NOS CORPOS D’ÁGUA, HÁ UMA REDUÇÃO DO OXIGÊNIO, O QUE OCASIONA A EUTROFIZAÇÃO, ISTO É, ESSE FENÔMENO DEVE-SE AO EXCESSO DE NUTRIENTES ACUMULADOS NO AMBIENTE AQUÁTICO, O QUE OCASIONA A DIMINUIÇÃO DO OXIGÊNIO LOCAL.
Fonte: patrulhaambientalitinerante.blogspot.com
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
OS METAIS PESADOS QUE NÃO PROCEDEM PRÉ-TRATAMENTO FÍSICO E QUÍMICO NECESSÁRIOS PARA RETER RE­SÍDUOS INORGÂNICOS, SÃO LANÇADOS DIRETAMENTE NOS CORPOS AQUÁTICOS OU NAS REDES DE COLETAS DOS ESGOTOS DOMÉSTICOS, DIRIGINDO-SE PARA AS ETES QUE NA MAIORIA DAS VEZES SÃO PROJETADAS PARA RECEBEREM ESGOTOS DE NATUREZA ORGÂNICA.
Fonte: https://www.oblogdomestre.com.br/
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
ESMALTES E REMOVEDORES NÃO PODEM SER DESCARTADOS NORMALMENTE POR CONTEREM SOLVENTES E SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PERIGOSAS.
BIOACUMULAÇÃO: PROCESSO PELO QUAL SUBSTÂNCIAS (OU COMPOSTOS QUÍMICOS) SÃO ABSORVIDAS PELOS ORGANISMOS. E COM O AUMENTO NA CONCENTRAÇÃO DE UM CONTAMINANTE A CADA NÍVEL DA CADEIA ALIMENTAR, OCORRE A BIOMAGNIFICAÇÃO.
Fonte: https://www.oblogdomestre.com.br/
AS PESSOAS LAVAM SEUS ROSTOS E CORPOS COM PRODUTOS QUE CONTÉM MICROESFERAS,;LAVAM SUAS ROUPAS SINTÉTICAS – DAS QUAIS CADA PEÇA PODE LIBERAR UM MÍNIMO DE 1.900 MICROFIBRAS – ELAS USAM ESPONJAS SINTÉTICAS PARA LAVAR SEUS PRATOS E PEÇAS QUEBRAM, SAQUINHOS VÃO PELA DESCARGA. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES SÃO INEFICIENTES, ELAS FORAM PROJETADAS PARA REMOVER FEZES E URINA E ELAS SÃO MUITO BOAS NISSO. ELAS NÃO FORAM PROJETADAS PARA REMOVER A MULTIDÃO DE QUÍMICOS SINTÉTICOS AGORA NO MERCADO. 
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
Fonte: https://www.hidrosam.com.br
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
O PLÁSTICO É UMA MOLÉCULA APOLAR, ENQUANTO A ÁGUA UMA MOLÉCULA POLAR COM ISSO MOLÉCULAS APOLARES NÃO INTERAGEM COM MOLECULAS POLARES, ISSO OCORRE PORQUE TAIS COMPOSTOS NÃO POSSUEM CARGA NEM PÓLOS, OU SEJA, NÃO TÊM REGIÕES QUE POSSAM INTERAGIR COM A MOLÉCULA DE ÁGUA.
COMPOSTOS MICROPLÁSTICOS QUE NÃO CONSEGUEM SER COLETADOS DURANTE O TRATAMENTO E SÃO DESPEJADOS NO MAR, SENDO CONFUNDIDOS COM ALIMENTOS POR MUITOS ANIMAIS MARINHOS.
NO CONTATO INICIAL DE UMA SUBSTÂNCIA APOLAR COM A ÁGUA, HÁ ROMPIMENTO NÃO COMPENSADO DE MUITAS LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO, POIS A ÁGUA NÃO FORMA LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO COM MOLÉCULAS APOLARES.
RESSALTA-SE AINDA QUE OS MICRORGANISMOS PRESENTES NOS ESGOTOS PODEM TRANSMITIR DOENÇAS.
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
PRINCIPAIS DOENÇAS
CÓLERA
FEBRE TIFÓIDE
FEBRE PARATIFÓIDE
HEPATITE A
SHIGELOSES
LEPTOSPIROSE
GIÁRDIASE
AMEBÍASE
Matérias orgânicas solúveis: produzem gostos e odores às fontes de abastecimento de água;
Materiais refratários formam espumas nos rios e não são removidos nos tra­tamentos convencionais;
Matérias em suspensão; formam bancos de lama nos rios e nas canalizações de esgotos;
Óleos, materiais flutuantes, Ácidos e álcalis interferem com a decomposição biológica.
PRINCIPAIS PROBLEMÁTICAS
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br
Fonte: http://g1.globo.com
PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS
PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS
OS PRINCIPAIS POAS SÃO:
QUÍMICOS
ELETROQUÍMICOS
SONOQUÍMICOS
POAs QUÍMICOS 
POAs QUÍMICOS 
POAs QUÍMICOS:
Destaca-se o processo fenton, que envolve reações da espécie peróxido de hidrogênio (H2O2) dissolvido na presença de íons de ferro a fim de gerar espécies fortemente oxidantes para degradar ou destruir uma variedade de poluentes orgânicos.
POAs SONOQUÍMICOS
AS TÉCNICAS UTILIZADAS SÃO BASEADAS NA UTILIZAÇÃO DE RADIAÇÃO ULTRASSÔNICA (US) A FIM DE CRIAR UM AMBIENTE OXIDATIVO (SATHISHKUMAR ET AL., 2016);
SOB RADIAÇÃO ULTRASSÔNICA OS RADICAIS HIDROXILA SÃO FORMADOS NA PRESENÇA DE DIFERENTES GASES E TAMBÉM EM COMBINAÇÃO COM OUTROS PROCESSOS.
POAs SONQUÍMICOS
QUANDO AS ONDAS ULTRASSÔNICAS INCIDEM NA SOLUÇÃO A SER TRATADA, CAVIDADES DE BOLHAS SÃO FORMADAS (1), CRESCEM (2), ALCANÇAM UM TAMANHO INSTÁVEL (3)E ENTRAM EM COLAPSO (4). NA INTERFACE ENTRE O GÁS DA BOLHA E O LÍQUIDO DA SOLUÇÃO (5) PODE-SE ALCANÇAR TEMPERATURASDE APROXIMADAMENTE 2000 K E (6) NA PARTE INTERNA DA BOLHA PRESSÕES PRÓXIMAS A 500 ATM E TEMPERATURAS DE ATÉ 5000 K PODEM SER ATINGIDAS. NESSAS CONDIÇÕES EXTREMAS, OCORRE A SONÓLISE DE MOLÉCULAS DE ÁGUA, GERANDO RADICAIS MUITO REATIVOS CAPAZES DE REAGIR COM ESPÉCIES QUÍMICAS ORGÂNICAS PRESENTES NO MEIO AQUOSO, DEGRADANDO-AS. 
POAs ELETROQUÍMICOS
CONSISTEM EM TÉCNICAS BASEADAS NA TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS, SENDO UMA FORMA LIMPA DE ENERGIA E EFICIENTE NA DEGRADAÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS;
NESTE PROCESSO OCORRE A PRODUÇÃO DO RADICAL HIDROXILA (HO) O QUAL DEGRADA UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPOSTOS. NO PROCESSO ELETROQUÍMICO A DEGRADAÇÃO DE UM POLUENTE PODE OCORRER DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE.
VANTAGENS DOS PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS
FORTE PODER OXIDANTE; 
MINERALIZAÇÃO TOTAL DOS POLUENTES ;
VERSATILIDADE E EFICIÊNCIA; 
OXIDAÇÃO TOTAL DE ESPÉCIES INORGÂNICAS; 
DECOMPOSIÇÃO DOS REAGENTES UTILIZADOS COMO OXIDANTES EM PRODUTOS DE MENOR IMPACTO AO MEIO AMBIENTE.
CONDIÇÕES OPERACIONAIS DE TEMPERATURA E PRESSÃO AMBIENTE;
CONCLUSÃO
É necessário que a garantia do pré-tratamento dos efluentes passe obrigatoriamente, pela correta e eficaz fiscalização por parte dos órgãos competentes. Por outro lado, o exercício da fiscalização, pelas empresas de saneamento, seria uma alternativa interessante, pois, como parte interessada, asseguraria um melhor controle dos efluentes lançados em fontes hídricas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Continue navegando