Buscar

Modernidade e Pós modernidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade: Modernidade e Pós-Modernidade
1) A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo
2) As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social devido aos distanciamentos acrescidos pelos rendimentos; falências das metanarrativas emancipadoras
3) 
1. A razão objetiva é o conceito concreto da razão. Trata de verdades universais, isto é, fatos, que ditam se uma ação é certa ou errada. É a ordem e uma força no mundo que requer uma forma específica de comportamento. É focado no fim, não no meio.
1. A razão subjetiva é um conceito abstrato da razão. A razão não é absoluta, e sim, condicionada por outros fatores, como, por exemplo, fatores econômicos, sociais, políticos e materiais. A razão pode ser modificada e moldada. 
1. A razão instrumental é ligada à razão subjetiva. A razão instrumental é o planejamento dos meios para se atingir determinado fim, que é o interesse próprio. Tanto a razão subjetiva como a razão instrumental são voltadas à autopreservação. O empenho para garantir a autopreservação é o único fim.
4) A modernidade sólida era caracterizada pela rigidez e solidificação das relações humanas, das relações sociais, da ciência e do pensamento
O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos.
5) Os indivíduos do capitalismo pesado, da modernidade sólida, confiavam na administração, na regulação e na equipe de controle. Poderiam, vez ou outra, se rebelar contra o administrador-chefe, mas não contra a própria necessidade de uma administração para levar adiante as decisões necessárias da sociedade, da fábrica, da associação de bairro ou da própria família. Já no capitalismo leve, ou na modernidade líquida, os indivíduos se veem como únicos responsáveis por diversas tarefas que antes eram decididas por equipes especializadas, eles nem mesmo sabem como decidir, o objetivo da decisão ou os fins de suas próprias vidas.
6) O continuado descontrole da rede já global de dependência mútua e de "vulnerabilidade reciprocamente assegurada" decerto não aumenta a chance de se alcançar tal unidade. Isso só significa, contudo, que em nenhuma outra época a intensa busca por uma humanidade comum, assim como a prática que segue tal pressuposto, foi tão urgente e imperativa como agora.
Na era da globalização, a causa e a política da humanidade compartilhada enfrentam a mais decisiva de todas as fases que já atravessaram em sua longa história".
7) Segundo Bauman, a palavra liquidez remete à fluidez, ausência de forma definida, velocidade, mobilidade e inconsistência, traços essenciais das relações sociais na atualidade.
Da mesma forma, os trabalhadores do século XXI vivem numa constante liquidez, numa permanente incerteza e medo de ser “descartados”, posto que a mobilidade e a flexibilidade das empresas são tamanha que, a qualquer momento, cortes inesperados e mudanças de planos podem acontecer. A solidez das convicções, assim, foi substituída pela liquidez do instante. Nos laços amorosos, observa-se a mesma tendência: relacionamentos fluidos, inconstantes e momentâneos caracterizam nossa época, que consagrou o conceito de “ficar”, expressão da liquidez do amor.
8) Durante o período iluminista, o ideal intelectual da época afirmava que o avanço científico e tecnológico levaria a um avanço social e moral. O que pode ser observado no período pós-revolução industrial foi justamente o oposto: duas grandes guerras, ascensão do totalitarismo na Europa pelos regimes nazista (Alemanha), stalinista (União Soviética) e fascista (Itália), miséria, má distribuição de renda e um mal-estar geral vivido pela população.

Continue navegando

Outros materiais