Buscar

simulado coletiva

Prévia do material em texto

Disc.: NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA   
	Aluno(a): ALINE CRESPO RODRIGUES
	Matrícula: 201102082392
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Início: 06/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201102226256)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No Brasil, a transição demográfica refere-se:
		
	
	Ao êxodo rural (deslocamento ou migração de trabalhadores rurais em direção aos centros urbanos).
	 
	Ao processo de envelhecimento da população pela queda da fecundidade, mantido o decréscimo da mortalidade.
	
	À redução da mortalidade, principalmente por doenças infecciosas, acompanhada da não redução da fecundidade.
	
	Ao grande crescimento populacional.
	
	À diminuição na taxa de fecundidade e declínio da expectativa de vida.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201103254290)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a história da saúde coletiva no Brasil, incluindo as políticas e programas implementados, marque V ou F e assinale o gabarito:
(  ) A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/90), especificava as atribuições e a organização do SUS, no entanto, não é considerada um marco iniciado na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
(  ) A partir do anos 70, se consolidavam como principais problemas de saúde do País: desnutrição, acidentes e doenças crônico-degenerativas.
(  ) A partir dos anos 50, percebeu-se uma necessidade maior de um modelo médico que continuasse reafirmando uma medicina exclusivamente biológica.
(  ) Em 1988, a Constituição brasileira reconheceu a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado.
		
	
	VFVF
	
	VVVV
	 
	FVFV
	
	FFFF
	
	VVFF
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201102275126)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considerando o histórico da atenção primária à saúde, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	A OMS preconiza o fornecimento de medicamentos essenciais como parte da APS.
	
	Seus princípios foram enunciados numa conferência realizada em Alma Ata, na antiga URSS
	
	A prevenção de doenças endêmicas locais e o tratamento adequado de doenças e lesões comuns são componentes da APS.
	 
	A educação em saúde e o saneamento ambiental só se incorporaram à APS com a Conferência de Promoção da Saúde, em Ottawa, Canadá, em 1986.
	
	A meta ¿Saúde para todos no ano 2000¿ foi um marco para a atenção primária.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201103254286)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Sobre os itens abaixo, MARQUE O ITEM FALSO:
		
	
	Cada município formula suas próprias políticas de saúde e também é um dos parceiros para a aplicação de políticas nacionais e estaduais de saúde.
	 
	Todos os estados e municípios devem ter conselhos de saúde compostos por dos prestadores de serviços, dos gestores e dos profissionais de saúde; não havendo a participação dos usuários.
	
	A partir do Pacto pela Saúde, de 2006, as Municípios tem o compromisso para de assumir integralmente as ações e serviços de seu território.
	
	O Ministério da Saúde formula políticas nacionais de saúde, mas não realiza as ações. Para a realização dos projetos, depende de seus parceiros (estados, municípios, ONGs, fundações, empresas, etc.).
	
	O sistema público de saúde funciona de forma referenciada. Isso ocorre quando o gestor local do SUS, não dispondo do serviço de que o usuário necessita, encaminha-o para outra localidade que oferece o serviço. Esse encaminhamento e a referência de atenção à saúde são pactuados entre os municípios.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201102282775)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Algumas questões relacionadas à alimentação e nutrição no Brasil são bastante complexas, pois, de um lado, observam-se situações de extrema carência nutricional e, de outro, a evolução epidêmica da obesidade. Avaliações recentes demonstram que a obesidade na população brasileira está se tornando mais frequente do que a própria desnutrição infantil. Esse processo de mudança é conhecido como:
		
	
	Vigilância Nutricional
	
	Segurança nutricional
	 
	Transição nutricional
	
	Vigilância Alimentar
	
	Evolução nutricional
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201103197013)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São indicadores de Saúde e Acesso aos Serviços De Saúde, exceto:
		
	
	Estado nutricional de crianças menores de 5 anos.
	
	Prevalência da hipovitaminose A
	 
	Taxa de mortalidade no idoso
	
	Acesso ao pré-natal
	
	Prevalência da anemia ferropriva em menores de 5 anos de idade
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201102967628)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O Sistema Único de Saúde - SUS surgiu como resposta à insatisfação e descontentamento existentes em relação aos direitos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. Com a finalidade de cuidar e promover a saúde da população brasileira, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros. De acordo com o que foi discutido em sala de aula analise as afirmativas abaixo: I - A Constituição estabelece o SUS, de caráter público, formado por uma rede de serviços regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com direção única em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usuários; II ¿ Os serviços de saúde particulares não podem fazer parte do SUS; III ¿ Fazem parte das atividades do SUS a promoção, proteção e recuperação da saúde; IV ¿ O SUS se organiza de forma diferente em cada Estado do Brasil; V - A assistência às escolas públicas através da alimentação escolar é uma das atividades do SUS.
		
	 
	I e III
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	I, III e IV
	
	II e IV
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201102255335)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	As características da transição nutricional brasileira a partir das análises dos estudos de avaliação nutricional de maior cobertura revelam que:
		
	
	As anemias diminuem suas prevalências ao mesmo tempo e em ritmo oposto ao do aumento na prevalência da desnutrição, estabelecendo-se um antagonismo de tendências temporais entre desnutrição e anemias.
	
	As prevalências de desnutrição energético-proteica (DEP) em crianças menores de 5 anos de idade são indicativas de um comportamento claramente epidêmico do problema.
	 
	Houve modificações no perfil nutricional da população, caracterizadas pela redução da prevalência de desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade.
	
	O declínio da desnutrição em crianças e adultos foi acompanhado por uma evolução favorável no quadro de carências nutricionais específicas.
	
	Ao mesmo tempo em que aumenta um ritmo acelerado a ocorrência da desnutrição em crianças e adultos, aumenta a prevalência de sobrepeso, de obesidade e de carências nutricionais específicas.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201102977330)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	É correto afirmar-se sobre as características atuais da estrutura da população brasileira:
		
	 
	No processo de transição demográfica, vem aumentando a participação da população de jovens e reduzindo-se a de idosos no conjunto total da população.
	
	No Brasil, o crescimento vegetativo ou natural continua apresentando índices muito baixos, típicos de países desenvolvidos.
	
	A atual estrutura da população brasileira apresenta aumento das taxas de natalidade e de mortalidade e redução da expectativa de vida.
	 
	No processo de transição demográfica, vem se reduzindo a participação da população jovem e aumentando a de idosos no conjunto total da população.
	
	De 1992 para 2001, a participação dos menores de 10 anos na população total vem aumentando de 18,7% para 22,1%.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201102275129)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação aos princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa INCORRETA
		
	 
	A sua base jurídico-legal defende uma concepção de saúde relacionada à ausência de doenças e à higidez física e mental, embora o movimento sanitário entenda a saúde numa concepção ampliada
	
	Esses princípios são um produto da reforma sanitária brasileiraoriginado do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade brasileira para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistemas, serviços e práticas de saúde.
	
	As organizações privadas de saúde participam da oferta de serviços ao SUS, em caráter complementar, quando demandadas em função da insuficiência na disponibilidade de serviços públicos.
	
	Há descentralização político-administrativa com ênfase na municipalização da gestão dos serviços e das ações de saúde.
	
	É integrante do sistema brasileiro de proteção social e compõe, junto com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social, o tripé da seguridade social, estabelecido na Constituição.

Continue navegando