Buscar

Elasticidade de Preços na Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º) Que diferença há entre as expressões, quantidades procuradas, procura, quantidades ofertadas e oferta? As quantidades dependem tanto em um caso como em outro, de que variável? As quantidades dependem, de um lado, a procura, e de outro lado, a oferta?
A procura de determinado produto é determinado pelas variáveis quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de variáveis possíveis de preço, em dado período de tempo; Quantidade procurada, É quanto desse produto ou serviço está sendo requisitado no mercado; A oferta de determinado produto é determinada pelas variáveis quantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer no mercado, em função de variáveis de preço, em dado período de tempo e Quantidade ofertada, Refere-se a alteração no preço do próprio bem. Ele é interligado por uma variável que é o preço. Os principais fatores determinantes da elasticidade-preço da procura são: Essencialidade do produto, substitutibilidade, periodicidade de aquisição e importância no orçamento e os principais fatores determinantes da elasticidade-preço da oferta são: A disponibilidades de fatores de produção e defasagem de resposta (fator tempo exigido pelo processo produtivo).
2º) Quando os preços aumentam, a quantidade procurada diminui e as ofertadas aumentam. Todavia, as relações entre variações porcentuais nos preços e nas quantidades não são iguais para todos os produtos. Explique-se porque, apoiando-se no conceito de elasticidade-preço.
A elasticidade-preço da procura, é a relação existente entre as modificações relativas (ou porcentuais) observadas nas quantidades procuradas, decorrentes de alterações relativas (ou porcentuais) introduzidas nos preços. A elasticidade-preço da oferta, é a relação existente entre as modificações relativas (ou porcentuais) observadas nas quantidades ofertadas, decorrentes de alterações relativas (ou porcentuais) introduzidas nos preços.
3º) Os preços de dois diferentes produtos, gás de cozinha e pó para preparação de refresco aumentou 50%. Os porcentuais de queda das quantidades procuradas serão diferentes? Qual produto, que, provavelmente registrará maiores quedas de vendas. Explique.
Sim, O pó para preparação de refresco, Já que o gás de cozinha tende a ter mais essencialidade do que o pó e isso refere-se ao grau de necessidade do produto.
4º) Explique, citando exemplo, os seguintes fatores determinantes da elasticidade-preço da procura: Essencialidade do produto, Substitutibilidade, Periodicidade de Aquisição e Importância no Orçamento.
Essencialidade, refere-se ao grau de necessidade do produto, em contraposição a sua característica como supérfluo. EX:(Os coeficientes de elasticidade-preço da procura por gás de cozinha e gasolina automotiva), Substitutibilidade, Quanto maior o número de produtos que se substituem mutuamente, maiores os coeficientes de elasticidades-preço de todos eles, caso não interfiram em seu consumo outros fatores determinantes. EX:(A manteiga tem vários substitutos, mais ou menos perfeitos, para diferentes usos, como margarina e geléias), Periodicidade de aquisição, O intervalo de tempo entre uma e outra aquisição do produto é também apontado como fator determinante da elasticidade-preço da procura (Grandes intervalos podem apagar da memória os preços de referências). EX:(São especiarias de usa domésticos, como o cravo da índia, a canela em casca e a noz-moscada –variação nos preços desses produtos tendem a não ser percebidos pelos consumidores, produzindo-se em baixa variação de quantidade procurada). e Importância no orçamento, A importância dos gastos com o produto em relação ao orçamento total do agente econômico tende a influenciar a elasticidade-preço da procura, nas seguintes direções: baixa importância, baixa elasticidade, tornando a procura inerte, com coeficiente inferior a um; alta importância, alta elasticidade-preço, tornando a procura elástica, com coeficientes superior a um. EX:(O sal de cozinha aparece de novo como produto de baixa elasticidade-preço devido também a esse fator, já a procura de automóveis, a curto prazo, tende a ser elástica a variação nos preços).
5º) Explique, citando exemplos, por que a elasticidade-preço da oferta é determinada pela disponibilidade de fatores e pela defasagem de resposta do processo produtivo.
Disponibilidades de fatores, embora os produtores possam sensibilizar-se com as variações para mais nos preços dos produtos, dispondo-se a produzir mais, eles podem encontrar deferentes graus de dificuldades para expandir a produção, em função das disponibilidades de fatores produtivos, naturais, humanos e de capital. EX:(Oferta da água, a vazão das nascentes é determinada e quantitativamente limitada), Defasagem de resposta, O fator tempo é outro relevante determinante da elasticidade de oferta, independente das disponibilidades ou não de recursos, há determinados produtos que exigem grandes intervalos de tempos para ser produzidos. EX:(A elasticidade-preço da oferta de produtos animais é superior à de produtos agrícolas)

Continue navegando