Buscar

Geografia Humana (GEO14)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Geografia Humana (GEO14)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:455047) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12233335
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A principal tendência demográfica na atualidade é a desaceleração do crescimento populacional. Nos países mais desenvolvidos, a população encontra-se estabilizada, pois o número de nascimentos é suficiente apenas para repor o número total de pessoas. De acordo com a tendência demográfica na atualidade, sobre a estabilização no crescimento populacional e as consequências de tais fatos para alguns países, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A falta de mão de obra e a ampliação dos gastos com saúde pública e previdência social são os principais problemas que esses países passarão a enfrentar. 
(    ) Verifica-se o envelhecimento e o aumento na proporção de idosos na estrutura etária dos países.
(    ) As mudanças na dinâmica da população mundial em meio ao processo de globalização auxiliará e promoverá a inclusão de grande parte da população mundial.
(    ) A diminuição da população economicamente ativa nos países europeus acaba gerando ainda mais a demanda por mão de obra estrangeira, estimulando o fluxo de migrantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	O número de refugiados vem crescendo significativamente ao longo dos anos no cenário internacional. Nos últimos dez anos, os fluxos de refugiados em direção ao Brasil também têm se intensificado. Acerca da temática refugiados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A ONU (Organização das Nações Unidas) considera refugiado aquele que, por razões de perseguição relacionadas à raça, à religião, à nacionalidade e à associação a determinado grupo social ou à opinião pública, encontra-se fora de seu país de origem.
	 b)
	Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a problemática dos refugiados está atrelada aos problemas ambientais e sociais atuais, refletindo a intencionalidade de governos populistas.
	 c)
	A ONU (Organização das Nações Unidas) define refugiado como aquele indivíduo que, por motivos pessoais próprios, decide deixar seu país e passa a residir um local diferente do seu país de origem.
	 d)
	Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a questão dos refugiados caracteriza-se como um efeito natural da globalização, que estimula e intensifica fluxos migratórios desencadeados por motivos de trabalho.
	3.
	A compreensão dos fenômenos relacionados à mobilidade da população são um dos objetos de estudo da geografia. Neste sentido, as mudanças na dinâmica populacional decorrem de melhorias no padrão de vida das pessoas, da urbanização, entre outros fatores. Sobre a dinâmica populacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Antes da Revolução Industrial, o crescimento da população era lento, já que tanto as taxas de natalidade como as de mortalidade eram altas.
	 b)
	Durante a Revolução Industrial, as taxas de mortalidade mantiveram-se semelhantes aos índices observados durante o feudalismo.
	 c)
	Antes da Revolução Industrial, o crescimento da população era acelerado, já que tanto as taxas de natalidade como as de mortalidade eram baixas.
	 d)
	Transição demográfica é o processo de modificação das taxas de ocupação da população nos ambientes urbanos.
	4.
	Indicadores econômicos e sociais são instrumentos necessários para mensurar e comparar o desempenho observado em determinado recorte espacial, seja uma cidade, estado ou país. Com relação aos indicadores sociais, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os indicadores demográficos são essenciais na definição de indicadores sociais e, consequentemente, na definição de políticas públicas eficazes para atender às diferentes demandas que surgem em diferentes espaços.
	 b)
	O período atual impôs a necessidade de elaboração de indicadores conceitualmente iguais ou próximos àqueles elegidos pela ONU nas diversas conferências, a fim de permitir a realização de comparações internacionais.
	 c)
	No Brasil, o IBGE criou na década de 1950 o Departamento de Indicadores Sociais e o seu primeiro relatório continha somente os dados sobre as famílias, a divisão do trabalho, mobilidade ocupacional da força de trabalho e distribuição de renda da população.
	 d)
	Aponta-se a década de 1960 como ponto de partida para a mobilização em torno da elaboração de indicadores sociais.
	5.
	Em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o Censo Demográfico. Os censos demográficos produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios, acompanhar sua evolução e planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos. De acordo com o Censo realizado em 2010 sobre algumas das mudanças apontadas no perfil da população brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Brasil está entre os cinco países mais populosos do mundo; somos 190,8 milhões de habitantes e o aumento do número de habitantes é o menor da história.
(    ) O Brasil segue a tendência de desaceleração de crescimento, tendência também observada em termos de população mundial. 
(    ) De acordo com os dados do Censo 2010, o Brasil apresenta uma população mais masculina e mais jovem.
(    ) Segundo dados publicados pela Folha de São Paulo (abril, 2011), o Brasil está em destaque, pois bateu seu recorde de urbanização que atingiu 84,4% de pessoas vivendo em áreas urbanas, enquanto os Estados Unidos apresentam um índice de 82% da população vivendo em áreas urbanas.
Fonte: Folha de São Paulo. Cotidiano. 30 abr. 2011. Disponível em: <http://edicaodigital.folha.com.br/home.aspx>. Acesso em: 10 jul. 2011.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	6.
	Com relação à atual Divisão Internacional do Trabalho, Porto-Gonçalves (2006) afirma estarmos diante de um ?sistema-mundo-moderno colonial?, já que a grande maioria dos países subdesenvolvidos continuam a desempenhar o papel de fornecedores de matéria-prima e alimentos para suprir a demanda dos mais desenvolvidos econômica e tecnologicamente. Assinale o conceito que define essa condição:
FONTE: GONÇALVES, C. W. P. A invenção de novas geografias: a natureza e o homem em novos paradigmas. In: SANTOS, Milton et al. Território, Territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2006.
	 a)
	Liberalismo.
	 b)
	Colonialismo.
	 c)
	Neocolonialismo.
	 d)
	Descolonização.
	7.
	Teoria publicada em 1798 por um economista britânico, defendia que a miséria era consequência inevitável do crescimento populacional, já que, se não houvesse guerras nem epidemias ou desastres naturais, a população cresceria numa proporção geométrica, ou seja, bem maior do que a produção de alimentos. O nome da Teoria é:
	 a)
	Demográfica.
	 b)
	Revolucionária.
	 c)
	Malthusiana.
	 d)
	Progressiva.
	8.
	No plano da geografia da população, a preparação para lidar com os desafios impostos pelo crescimento da participação de idosos na população e a redução do contingente em idade de trabalhar constituem-se temas relevantes nos debates atuais. Com relação ao aumento da população idosa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na América Latina, o envelhecimento da população não afeta o desempenho da economia, considerando que a principal fonte de rendimentos do país advém da agricultura e do cultivo de bovinos.
	 b)
	Na China, o aumento da proporção de idosos, a redução do número de jovens de até 14 anos e a falta de trabalhadores rurais migrantes começam a preocupar o desempenho da economia do país.
	 c)
	No Reino Unido, a questão do aumento do número de idosos tem sido compensada com as politicas de incentivo ao casamento, lideradas, sobretudo,por movimentos religiosos.
	 d)
	Na Europa, a discussão sobre o envelhecimento da população é discreta, tendo em vista que este problema não afeta diretamente os países desenvolvidos e que dispõem de bons níveis educacionais.
	9.
	Camarano (2014, p. 45) explica que "historicamente, uma população numerosa e bem alimentada era considerada um sinal de uma sociedade e uma economia bem-sucedidas". Contudo, na atualidade, tendências demográficas apontam para uma diminuição dos índices de fecundidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:  
FONTE: CAMARANO, Ana Amélia Organizadora. Novo regime demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento? Rio de Janeiro: IPEA, 2014.
	 a)
	No Japão, a população encontra-se em ritmo acelerado de crescimento, pois o número de nascimentos é discreto e há uma diminuição no número médio de filhos, caracterizando uma elevação no índice de crescimento natural da população.
	 b)
	Em determinados países europeus, o aumento da proporção de idosos na composição etária e a queda nas taxas de fertilidade apontam para um aumento da população economicamente ativa.
	 c)
	Em alguns países industrializados, a população encontra-se estabilizada, pois o número de nascimentos é suficiente apenas para repor o número total de pessoas, caracterizando uma queda no índice de crescimento natural da população.
	 d)
	Na América Latina, observa-se que a elevação nas taxas de fertilidade são as principais responsáveis pela queda no índice de crescimento natural da população, fato explicado sobretudo, pelo aumento do número de casamentos.
	10.
	As aglomerações populacionais se organizam em decorrência de processos de urbanização. A distribuição da população no planeta é bastante irregular, tanto entre os diversos países quanto nas regiões e mesmo dentro de cada um dos países. Sobre a distribuição da população mundial, no que diz respeito às regiões mais e menos urbanizadas do planeta, analise as sentenças a seguir:
I- O Brasil é o país que possui a maior população urbana do mundo, representando 50% dessa população.
II- Estados Unidos e Canadá possuem 81% da população urbana do planeta, sendo, com isso, a região mais urbanizada da atualidade.  
III- A maior parte da população rural do planeta está situada na Ásia e na África. 
IV- A Oceania conta com uma população urbana superior à da América do Sul e à da América Central juntas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
Prova fin
Parte inferior do formulário

Continue navegando