Buscar

LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: LEGISLAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM   
	Aluno(a): DEEBWestR441
	XBOXONE1
	Acertos: 9,0 de 10,0
	21/04/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201905448381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Toda profissão tem seus deveres e seus direitos. A deontologia da Enfermagem trata:
		
	
	dos deveres relativos aos médicos.
	
	 apenas da prática dos enfermeiros especializados.
	 
	das responsabilidades fundamentais dos enfermeiros.
	
	os deveres e princípios que orientam os todos profissionais da área da saúde.
	
	dos princípios que conduzem os biomédicos e farmaceuticos.
	Respondido em 24/04/2020 20:25:58
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201903297097)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A deontologia está relacionada com a ética profissional. Dessa forma, qual é o objetivo da ética?
		
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional com outro profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a autoridade do homem e o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	 
	O objetivo é o relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista principalmente a dignidade do homem e o bem-estar no contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	
	O objetivo é a conduta da sua clientela com o profissional, tendo em vista principalmente o contexto sociocultural em que atua sua profissão.
	Respondido em 22/04/2020 19:53:55
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905448393)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Lei nº 5.905/1973, são penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, EXCETO:
		
	 
	Advertência por escrito.
	
	Cassação do direito ao exercício profissional.
	
	Suspensão do exercício profissional.
	
	Censura.
	
	Multa.
	Respondido em 24/04/2020 20:28:04
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201903297202)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) é constituída pelos seguintes órgãos, com jurisdição nacional, EXCETO:
		
	
	Assembleia de delegados.
	
	Conselho Nacional da ABEN (CONABEN).
	
	Conselho Fiscal.
	
	Diretoria Central.
	 
	Conselho Estadual.
	Respondido em 24/04/2020 20:30:09
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201903297030)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Ordem dos Enfermeiros (OE) estabeleceu os princípios e as regras do aconselhamento ético e deontológico necessários para efeitos de divulgação de informação sujeita a segredo profissional, no âmbito do dever de sigilo dos enfermeiros. O aconselhamento deontológico para a divulgação de informação sujeita a segredo cabe ao Conselho Jurisdicional da OE, que decide a partir de agora com efeitos sobre todos os casos que lhe tenham sido apresentados. Marque a opção correta abaixo mediante ao Dever do sigilo, Deacordo com o Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
		
	
	Assim, a quebra de segredo profissional obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam (ou tenham exercido) a profissão no território português, independentemente da relação contratual estabelecida com a entidade empregadora e da relação com a pessoa, da prestação efetiva de cuidados à pessoa e da natureza gratuita ou onerosa da prestação ou recebimento de encargos financeiros pelo paciente/cliente.
	
	Nenhuma das afirmativas acima estão corretas.
	 
	O dever de guardar segredo por parte do enfermeiro continua mesmo depois de cessar o exercício profissional ou com a morte da pessoa
	
	O enfermeiro só pode partilhar informação pertinente com aqueles que NÃO estão implicados no plano terapêutico. O segredo pode ser quebrado, e divulgada informação confidencial acerca do indivíduo e família, mas só nas situações legalmente previstas e depois do devido aconselhamento deontológico e jurídico do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem.
	
	Assim, a quebra de segredo profissional NÃO obriga à intervenção da Ordem e aplica-se a todos os enfermeiros que exerçam a sua profissão de qualquer forma.
	Respondido em 22/04/2020 19:44:32
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201903297001)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os fundamentos do sigilo profissional assentam no fato do enfermeiro de haver informação pertencente a um indivíduo de que os profissionais tomam conhecimento durante o exercício da sua profissão. Um indivíduo tem direito a que todas as informações que lhe pertencem sejam mantidas em segredo, em confidencialidade, assegurando assim os seus interesses. O privilégio do segredo é concedido pela lei, segundo a qual a violação do segredo profissional é considerada um ato punível. No entanto, o sigilo não é sempre um absoluto ético, nem mesmo prevalente em relação a outros bens e direitos fundamentais do Homem. Como profissionais é importante que enfrentemos os complexos dilemas que se colocam na atualidade tanto a nível pessoal, como institucional e social. O enfermeiro, é obrigado a guardar o segredo profissional sobre o que toma conhecimento no exercício pleno de sua profissão, assume o dever de da humanização dos cuidados. Marque a opção correta abaixo, referente ao segredo profissional.
		
	
	O enfermeiro, não responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, ão assume o dever de: Dar, quando não presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa comunidade ou família e numa instituição hospitalar onde se deve revelar o segredo.
	 
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Dar, quando presta cuidados, atenção à pessoa como uma totalidade única, inserida numa família e numa comunidade, para a sua confidencialidade do segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente , revelando assim, o segredo profissional.
	
	O enfermeiro, sendo responsável pela humanização dos cuidados de enfermagem, assume o dever de: Não contribuir para criar o ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades da pessoa e do paciente/cliente no segredo profissional.
	
	Nenhuma das afirmativas acima contemplam o segredo profissional.
	Respondido em 22/04/2020 20:10:56
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201903297113)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 regulamente o exercício da enfermagem. De acordo com a referida lei, assinale a alternativa correta.
		
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, independente dos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida plenamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, de forma indiferenciada.
	 
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida irrestritamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação.
	
	A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, e pelo Auxiliar de Enfermagem, respeitados os respectivos graus de habilitação, excluindo a parteira do exercício profissional da enfermagem.
	Respondido em 22/04/2020 19:33:46
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201903297199)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Código Penal também se aplica nas atividades executadas pelo profissional de enfermagem. Com relação a atos lesivos a vida é INCORRETO afirmar se tratar de:
		
	 
	abandono de incapaz.
	 
	homicídio.
	
	infanticídio.
	
	auxilio a suicídio.
	
	abortamento.
	Respondidoem 24/04/2020 20:36:53
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201903297078)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Exercício profissional da Enfermagem na lei nº 159/93 que dispõe sobre a consulta de enfermagem em todos os níveis de assistência à saúde, seja em instituição pública ou privada, a consulta de enfermagem deve ser:
		
	
	Empiricamente realizado pelo enfermeiro.
	
	Livremente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Exclusivamente de algumas especilidades da assistência de enfermagem.
	 
	Obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem.
	
	Incentivada por toda equipe de enfermagem.
	Respondido em 24/04/2020 20:35:46
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201903297194)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao papel do enfermeiro na hemoterapia e transplante de medula óssea é INCORRETO afirmar que:
		
	
	responder as dúvidas dos clientes.
	
	realizar atividades educativas aos clientes.
	 
	desvalorizar os medos e aflições dos clientes.
	
	explicar o procedimento aos clientes.
	
	esclarecer sobre a terapia.
	Respondido em 22/04/2020 19:45:21

Continue navegando