Buscar

Aula 2

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À GEOLOGIA 
Geologia: Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do estudo das rochas. 
 
Objetivo da Geologia: Estudo dos agentes de formação, transformação, composição e disposição das rochas na crosta terrestre. 
GEOLOGIA E ENGENHARIA : praticamente todas as atividades de um engenheiros envolvem elementos de nosso planeta e, sendo assim, é útil conhecê-lo. 
Apenas como exemplos, são citados alguns usos relevantes do estudo da geologia para a engenharia: A escolha de materiais mais apropriados, isto é, mais baratos, depende do conhecimento de sua disponibilidade na composição da Terra, bem como sua facilidade de extração. 
Divisão da Geologia 
Geologia
Teórica 
Aplicada
Física
Histórica
Mineralogia
Petrografia
Sedimentologia
Estrutural 
Geomorfologia 
Estratigrafia
Paleontologia
Economia 
Engenharia
Mineração
Petróleo
Estradas 
Fundações
Túneis
Águas subterrâneas
3
GEOLOGIA TEÓRICA
FÍSICA: estudo dos tipos de materiais e seu modo de ocorrência bem como de estudo de certas estruturas.
Mineralogia: trata das propriedades cristalográficas (formas e estruturas) físicas e químicas dos minerais, bem como da sua classificação; é o ramo da ciência geológica que estuda os diversos tipos minerais, o que são eles, como são formados e onde ocorrem. Quartzo, gipsita, topázio, apatita , diamante etc.
Petrografia: descrição dos caracteres intrínsecos da rocha, analisando sua origem (composição química, minerais, arranjo dos grânulos minerais, estado de alteração, etc.);
Sedimentologia: Estuda as partículas de sedimentos derivados da erosão de rochas ou de materiais biológicos. 
As inúmeras feições apresentadas nas rochas podem indicar os ambientes que existiam no local no passado e assim entender os ambientes atuais; 
Estrutural: Investiga os elementos estruturais presentes nas rochas. 
Geomorfologia: responsável pelo estudo das formas superficiais de relevo, tanto em suas fisionomias atuais quanto em seu processo geológico e histórico de formação e transformação , identificando os principais agentes formadores..
A Geomorfologia corresponde a ciência que tem como objeto de estudo as irregularidades da superfície terrestre, ou simplesmente, as diversas formas do relevo.
O estudo do relevo é importante para sabermos quais são os lugares propícios à construção de casas, prédios, fábricas, estradas, aeroportos, pontes, plantações, pastagens e muitos outros casos.
HISTÓRICA: estudo da evolução dos acontecimentos e fenômenos ocorridos no passado.
.
Paleontologia: estuda a vida pré-histórica, através de fósseis de animais e plantas. Os fósseis são importantes indicadores das condições de vida existentes no passado geológico, preservados por meios naturais na crosta terrestre.
Estratigrafia: trata do estudo da sequência das camadas (condições de sua formação e a correlação entre os diferentes estratos ou camadas).

Continue navegando