Buscar

estudo dirigido neuromuscular - perguntas e respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Qual a importância dos músculos?
A contração do tecido muscular promove o movimento de estruturas ligadas a ele, como os ossos, e, consequentemente, do corpo. Permite ainda o movimento, pelo organismo, de substâncias e líquidos, como o alimento, o sangue e a linfa.
2. Explique as quatro propriedades dos músculos:
Contratilidade: capacidade de se encurtar
Excitabilidade: capacidade de receber e responder a um estímulo
Extensibilidade: Capacidade de se estirar 
Elasticidade :capacidade de retornar a sua forma original após contração ou estiramento.
3. Diferencie os tipos de músculos:
– Músculo estriado esquelético : As células deste músculo são originadas da fusão de centenas de células precursoras, os mioblastos que as tornam grandes e alongadas, de formato cilíndrico, sendo que os núcleos ficam em posição periféric0, as mitocôndrias são numerosas e fornecem energia,pPara a obtenção da energia, armazenam glicogênio e gotículas lipídicas, actina e miosina são abundantes, contração voluntária
– Músculo estriado cardíaco : apresenta estriações devido ao arranjo dos filamentos contráteis, mas localiza-se no coração. É formado por células cilíndricas, Quase metade do volume celular é ocupada por mitocôndrias, o que reflete a dependência do metabolismo aeróbico e a necessidade contínua de ATP. O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária.
– Músculo liso: As células são fusiformes, núcleo é central, alongado, A disposição dos feixes de filamentos contráteis em diferentes planos faz com que as células não apresentem estriações, A contração desse músculo é involuntária e lenta.
4. Como é formada uma fibra muscular?
 filamentos proteicos de actina e miosina 
5. Qual a importância das miofibrilas?
miofibrilas são filamentos de actina e miosina, organizadas por sarcômeros, componentes básicos para que o musculo estriado realize a contração.
6. O que é sarcômero? Quais os músculos que podemos encontrar?
Sarcômero é a unidade funcional contrátil da fibra muscular. Musculo estriado e cardíaco
7. Quais os filamentos delgados presentes em uma fibra?
Actina , troponina e tropomiosina
8. O que é junção neuromuscular? É quando na contação muscular as fibras musculares esqueléticas são estimulada pelas terminações das fibras nervosas motoras e próximo à superfície da célula muscular, o axônio perde a bainha de mielina e dilata-se, 
9. Defina unidade motora: 
Neurônio motor que coordena um grupo de fibras musculares e é responsável por transmitir a informação ao cérebro de que o músculo precisa contrair ou relaxar.
10. Qual a importância da acetilcolina na contração do músculo esquelético?
O impulso nervoso é transmitido quando a acetilcolina é liberada do terminal axônico.
11. Descreva o mecanismo dos filamentos deslizantes:
AS extremidades dos filamentos de actina e de miosina se sobrepões umas as outras, interagindo entre si, isso faz com que os filamentos deslizem uns sobre os outros. As extremidades dos filamentos de actina são literalmente puxadas em direção ao meio das extremidades dos filamentos . de miosina
12. Quais os principais passos que ocorrem em uma contração esquelética?
O cérebro envia sinais, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.
Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, 
A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.
13. Qual a importância do retículo sarcoplasmático para a contração muscular?
Ele quem controla o fluxo de íons de cálcio
14.  De que maneira a despolarização da fibra muscular, provocada pelo neurônio motor, causa a liberação do íon cálcio do retículo sarcoplasmático?
A despolarização, ativam os canais de Ca2+ da membrana, e a estimulação por agonistas, que agem sobre receptores acoplados a proteínas G, ativa os canais de Ca2+ do retículo endoplasmático, aumentando os níveis desse íon no citoplasma.
15. Qual a função do íon cálcio no processo de contração muscular?
A contração somente acontece se os íons de cálcio forem exportados dos retículos sarcoplasmáticos e façam uma ligação a troponina, sendo que esta movimenta os filamentos de tropomiosina, desbloqueando os sítios de ligação entre actina e miosina.
16. Tem diferença entre a contração muscular do músculo esquelético e liso com relação a fonte de cálcio? No Musculo esquelético a despolarização dos túbulos T é transmitida ao retículo sarcoplasmático, promovendo a abertura dos canais de Ca2+ com a consequente saída desse íon para o citoplasma 
No musculo liso a despolarização, o estiramento da célula e a depleção dos estoques internos de Ca2+ ativam os canais de Ca2+ da membrana, e a estimulação por agonistas, ativa os canais de Ca2+ do retículo endoplasmático, aumentando os níveis desse íon no citoplasma.
17.  Quais as principais diferenças no mecanismo da contração do músculo liso quando comparado com o músculo esquelético?
o músculo liso é involuntário e localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Já o músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto.
18. O potencial de ação pode ocorrer de duas formas no músculo liso. Explique:
Potenciais em ponta: Ocorrem na maior parte dos tipos de músculo liso unitário. Esses potenciais de ação podem ser produzidos de muitas maneiras, como por estimulação elÈtrica, pela ação de hormônios sobre o músculo liso, pela ação de substancias transmissoras, secretadas por fibras nervosas, pelo estiramento ou como resultado de sua geração espontânea, pela própria fibra muscular. Potenciais de ação com platôs: O inicio desse potencial da ação e semelhante ao de um típico potencial em ponta. A importância do platô e que ele pode explicar o prolongado período de contração o que ocorre em alguns tipos de músculo liso
19. Quais os neurotransmissores envolvidos na contração do músculo esquelético e liso?
Acetilcolina, noradrenalina acetilcolina, dopamina,

Outros materiais