Buscar

exercício de excretor

Prévia do material em texto

Anatomia dos Sistemas : Professor: Eduardo 
Aluno: Willian Melo da Silva - Turma 2 B - sala 2 Enfermagem- 
Matricula:UP19213184
01. Quais são as vias excretoras do nosso corpo? 
As vias excretoras do corpo humano são a urina que sai pelos órgãos reprodutores e as fezes que saem pelo ânus. 
02. Descreva a anatomia do sistema excretor urinário: 
De cada rim parte um ureter, que são tubos musculares de aproximadamente 25 centímetros que transportam a urina até a bexiga urinária. Na bexiga urinária, a urina fica armazenada até ser eliminada. ... Da bexiga urinária parte a uretra, um canal longo por onde a urina é conduzida para fora do corpo.
 
03. Identifique as estruturas do trato urinário, abaixo sinalizado: 
 Rim direito 
 
04. Observe a imagem abaixo e responda as questões: 
I. II. 
a) Explique o processo que ocorre no esquema I. 
 A formação da urina ocorre nos néfrons em um processo que envolve três etapas: a filtração, a reabsorção e a secreção. Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom-avermelhada localizados na região posterior da cavidade abdominal.
b) Qual é a necessidade do processo II? 
O sistema urinário é responsável por eliminar substâncias tóxicas ou em excesso em nosso corpo.
 Após passar por toda a extensão do túbulo néfrico, a urina está formada. Ela então é conduzida até os ureteres, que a levarão até a bexiga, onde permanecerá até sua eliminação. 
05. De que forma o sistema urinário contribui para a homeostase corporal? 
 O sistema urinário é formado por rins, ureter, vesícula urinaria e uretra, eles atuam controlando a pressão arterial, a concentração osmótica do sangue e até a quantidade de metabolitos no corpo, assim contribui para a homeostase.
Os rins são órgãos complexos e muito importante para o corpo, regulam uma gama de reações e a homeostase geral do corpo.
Os rins são formados por glomérulos, que são corpos filtradores formados de uma camada externa e recheada internamente por diversas arteríolas e capilares.
Nos glomérulos se inicia a filtração do sangue, e todas as impurezas são despejadas na urina, retirando as impurezas do corpo.
06. Disserte a cerca da morfologia e localização dos rins? 
Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. ... Na margem medial, côncava, de cada rim, encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra, e a veia e a pelve renal deixam o seio renal.
07. O entendemos coo hilo renal? 
O hilo renal é uma fenda localizada no bordo interno de cada rim por onde entram as artérias e os nervos renais e por onde saem a veia renal e os ureteres. O hilo abre-se numa cavidade denominada seio renal que contém gordura e tecido conjuntivo.
 
08. Como é feita a vascularização dos rins? 
A artéria renal dá origem as artérias lobares, geralmente uma para cada pirâmide, que por sua vez, origina as artérias interlobares. As interlobares vão até o limite do córtex com a pirâmide, onde se ramificam em artérias arqueadas que formam um arco na base da pirâmide.
 
09. Que é homeostase? 
A homeostase é um sistema integrado do organismo que mantém estabilidade das funções de entrada, metabolização e excreção. Homeostase nem sempre pode ser considerada como um equilibrío do organismo e sim como um estado de estabilidade dinâmico do organismo.
010. Complete o esquema, abaixo, referente ao néfron? 
 
 A)

Continue navegando