Buscar

Lista2 siscom

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Desenhe o diagrama transição de estado que mostra os vários estados que um processo podem estar e as várias transições ele pode fazer entre estes estados.
R:
Conforme apresentado na figura acima, um processo pode estar em três estados: executando, quando este está sendo executado pelo processador; pronto, quando este processo está esperando para ser executado no processador (pois algum outro processo está em execução no processador); e bloqueado, quando o processo não pode executar no processador até a ocorrência de algum evento externo. A Transição 1, do estado executando para o bloqueado, ocorre quando um processo em execução descobre que somente poderá continuar a executar após a ocorrência de um certo evento externo a sua execução. A Transição 2, do estado executando para o pronto, ocorre quando o escalonador determinou que o processo atualmente em execução já executou por muito tempo no processador. A Transição 3, do estado pronto para o executando, ocorre quando o escalonador determinou que é a vez deste processo, que estava esperando pelo uso do processador, de executar no processador por algum tempo. Finalmente, a Transição 4, do estado bloqueado para o pronto, significa que o evento externo pelo qual este processo estava esperando ocorreu, e com isso, o processo poderá agora ser escolhido pelo escalonador para ser futuramente executado pelo processador.
2 - Que passos devem ser realizados pelo kernel do sistema operacional em uma troca de contexto?
R: O escalonador primeiramente suspende o processo em execução, e salva o estado e os valores dos registradores do processador (além de outros dados necessários à execução do processo) na entrada da tabela de processos associada ao processo suspenso. Depois disso, o escalonador copia o estado e os valores dos registradores do processo escolhido para executar, da sua entrada na tabela de processos (junto com os outros dados necessários à execução do processo), para o estado e os registradores do processador e, em seguida, coloca o processo escolhido para executar no processador.
3 - Que algoritmo de escalonamento que você escolheria se quisesse minimizar o tempo de espera de um processo? Liste as desvantagens, se existir, do algoritmo de escalonamento.
R: O algoritmo Shortest Job First - SJF. Tendo em vista que neste algoritmo os processos menores terão prioridade e, como resultado é obtido um tempo médio mínimo de espera para cada conjunto de processos. A desvantagem deste algoritmo é que é impossível prever a quantidade de tempo de processamento de CPU de um processo, outra desvantagem é que os trabalhos que são mais longos podem “morrer de fome” (starvation).
4 - Calcule os tempos de conclusão e os tempos de espera para o seguinte conjunto de Jobs. Suponha um overhead zero para troca de contexto e um slot de tempo de 1 segundo.
	Job
	Length
	Arrival time
	1
	50
	0
	2
	40
	0
	3
	30
	0
	4
	20
	5
	5
	10
	10
5 - Nomeie as quatro condições necessárias para deadlocks.
R: As quatro condições necessárias para a ocorrência de um deadlock são as seguintes: (i) condição de exclusão mútua (um recurso está associado a um único processo por um dado intervalo de tempo); (ii) condição de segura e espera (um processo pode solicitar novos recursos mesmo que já possua alguns recursos); (iii) condição de nenhuma preempção (somente um processo pode liberar um recurso dado a ele); e (iv) condição de espera circular (existe uma cadeia circular de espera por recursos entre um conjunto de processos).
6 - Considere o seguinte gráfico de alocação de recursos. Será que o gráfico indica algum deadlock? Justifique sua resposta.

Outros materiais