Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 CONSTITUCIONAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804366946)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Governador do Estado K, preocupado com o resultado da balança comercial do seu Estado, conhecido pelo setor exportador, pretende regular a importação de bens de determinados países, apresentando, nesse sentido, projeto de lei à Assembleia Legislativa. Em termos de competência legislativa, esse tema é, nos termos da Constituição Federal,
		
	
	do Distrito Federal.
	 
	da União.
	
	dos territórios.
	
	dos Estados.
	
	dos Municípios.
	Respondido em 26/04/2020 18:56:28
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de gabarito do caso 2: No campo das competências concorrentes, compete à União editar as normas gerais sobre o tema e aos Estados editar a legislação suplementar, que irá especificar a legislação federal à luz de suas peculiaridades. Como afirma Uadi Lammêgo Bulos, ?enquanto a União, no âmbito da competência concorrente, limita-se a estabelecer normas gerais (CF, art. 24, § 1º), os Estados e o Distrito elaboram leis específicas, voltadas para satisfazer os seus interesses regionais? (Curso de Direito Constitucional, 2ª ed., Saraiva, 2008, p. 782). Com relação à ADI impetrada pelo PGR, tratando-se de lei estadual, posterior à CRFB/88, verifica-se que foi corretamente proposta, tanto do ponto de vista do objeto (art. 102, I, a, CRFB/88) quanto da legitimidade ativa (art. 103, VI, CRFB/88).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804367977)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O município de Aracaju editou lei que obriga todo estabelecimento bancário instalado em seu território a pagar multa de R$ 120,00 ao consumidor, toda vez que ele esperar atendimento por mais de 30 minutos na fila do banco. Em relação à situação hipotética acima, assinale a opção correta.
		
	
	A lei é inconstitucional porque cabe à União legislar sobre instituições bancárias.
	 
	A lei é constitucional, na medida em que cabe aos municípios dispor sobre o tempo de atendimento nas agências localizadas em seu território.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	A parte da lei que dispõe sobre multa é inconstitucional porque somente lei federal ou o Banco Central podem fixar sanção pecuniária e aplicá-la a banco infrator.
	
	A lei é inconstitucional porque cabe aos estados legislar sobre as competências residuais da Constituição Federal de 1988.
	Respondido em 26/04/2020 18:58:04
	
Compare com a sua resposta: Ainda que haja alternância de governos, o Estado brasileiro e as suas funções são regidos pelo princípio da continuidade. Ora, em que pese a relevância do tema, o aniversário de uma das mais prestigiosas empresas brasileiras, não há que se falar em urgência, uma vez que o Estado brasileiro já sabia ¿ há 10 anos atrás ¿ ( data da criação da empresa) que a mesma faria aniversário neste ano, não podendo o Estado contornar a exigência legal da licitação por falta de planejamento sua.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804367737)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Governador do Estado do Pará teve a ideia de subdividir esse Estado em mais dois Estados, cuja subdivisão só poderá ocorrer mediante aprovação:
		
	
	do Presidente da República, ouvidos os Ministros da Justiça, da Casa Civil e do Planejamento.
	
	da maioria absoluta dos Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, após referendo popular.
	 
	da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
	
	em dois turnos de votações na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, com aprovação de no mínimo dois terços dos Deputados Estaduais em ambos os turnos de votação.
	
	das Câmaras Municipais por maioria absoluta, cujos Municípios sejam afetados pela subdivisão do Estado.
	Respondido em 26/04/2020 18:59:46
	
Compare com a sua resposta: Questão polêmica e ainda carente de pacificação no STF, mas encaminhada no sentido de que as Assembleias Estaduais não precisam autorizar o início do processamento perante o STJ. Inaplicável o Princípio da Simetria nestes casos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804367210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as alternativas abaixo sobre as formas de estados e assinale a correta.
		
	
	O Estado Federado se caracteriza pela existência de Estados-membros os quais sempre serão impedidos de incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais.
	
	Os Estados Unitários sempre demonstrarão um grau bastante elevado de centralização e concentração do poder, por isso nunca poderão ser considerados mais desconcentrados do que as Federativas.
	 
	O Estado Unitário é caracterizado pela unidade de poder político, ou seja, existe uma só fonte normativa para todo o território do Estado, inexistindo a descentralização.
	
	A Confederação é um pacto confederal, nela não há direito de secessão de um único Estado, pois é indissolúvel, vez que a Confederação é a União de Estados Soberanos que se unem almejando interesses comuns.
	
	O Estado Federado se caracteriza pela existência de Estados-membros sem soberania (mas com autonomia e com capacidade de auto-organização político-administrativa) e com o direito de secessão, ou seja, com o direito de separar-se.
	Respondido em 26/04/2020 19:01:07
	
Compare com a sua resposta: Sugestão de encaminhamento : Presidencialismo X Parlamentarismo ¿ características : a) Presidencialismo ¿ Funções de Chefe de Estado e Chefe de Governo - concentrado em uma única pessoa (Executivo monocrático) ¿ auxiliado pelos Ministros de Estado ¿ criação norte americana ¿ Liberdade para escolha de ministros de estado (demitidos ad nutum - a qualquer tempo) b) Parlamentarismo ¿ Função de Chefe de Estado ( Presidente ou Monarca) ¿ Função de Chefe de Governo (Primeiro Ministro - chefia o gabinete) ¿ Primeiro Ministro apontado pelo Chefe de Estado e aprovado pelo Parlamento ¿ Não exerce mandato por prazo determinado - pode ocorrer a queda de governo ¿ Caso governo perca a maioria parlamentar ¿ dissolução do parlamento - declarando extinto os mandatos pelo Chefe de Estado (convoca novas eleições) ¿ governo depende da confiança do parlamento - colaboração de poderes ¿ República parlamentarista ou Monarquia Parlamentarista ¿ Adquiri os contornos atuais no final do século XIX ¿ Forte influência inglesa
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804367366)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XX Exame Unificado - Reaplicação Salvador/BA - 2016) - O modelo federalista é uma forma de organização e distribuição do poder estatal que pressupõe a relação entre as esferas de governo federal e local, compondo os chamados entes federativos, todos dotados de autonomia. Apresenta-se como oposição ao unitarismo, de modo que haja a repartição de competências entre os entes que integram o Estado federado. A ordem jurídica estabeleceu elementos, no texto constitucional, que caracterizam essa forma de Estado. A partir das características da Federação brasileira, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	Uma vez que, na forma federativa, todos os entes federativos são autônomos, eles estão autorizados a representar a soberania do Estado em suas relações internacionais
	 
	A forma federativa de Estado impõe a necessidade de existência de uma cláusula de garantia ao pacto federativo, tal como a chamada intervenção federal
	
	A forma federativa de Estado autoriza a secessão de um ente federativo por meio de plebiscito popular ou referendum
	
	A forma federativa de Estado não impõe a necessidade de existência de uma cláusula de garantia ao pacto federativo.
	
	A forma federativa de Estado é estabelecida por um pacto (ou tratado) internacional entre os estados soberanos.
	Respondido em 26/04/2020 19:01:50
	
Compare com a sua resposta: Perda do crgo e inabilitação para o exercício de função pública por 8 anos.

Continue navegando