Buscar

Direito Constitucional II caso 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Constitucional II
Caso concreto 08
O Deputado Federal João das Neves, eleito para exercer o cargo parlamentar no pleito eleitoral de 2018, é acusado de ter cometido feminicídio contra sua ex-companheira Daniele das Neves em 2017. A ação penal está em fase inicial quando João da Neves assume o cargo na Câmara dos Deputados. Seu advogado pretende que o processo passe então a ser processado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a garantia do foro por prerrogativa de função assegurado a parlamentares federais no texto constitucional. Pergunta-se: Considerando a atual jurisprudência do STF acerca da questão e a redação da Constituição Federal de 1988, a pretensão de João da Neves de ser julgado no Supremo Tribunal Federal é legítima?
Não, pois o homicídio foi cometido em 2017 antes de João ter sido eleito e segundo a art.53 da CF, somente após a expedição do diploma, ele poderia ser submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
 § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

Continue navegando