A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL OBJETIVA 1 -ADM SISTEMAS E AMBIENTE

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
A diretora de operações de uma fabricante de cervejas observa o organograma de sua organização pensando em melhorias para a estrutura de comando. Ao analisar o modelo atual, notou que as decisões seguem uma cadeia bastante rígida e o desempenho de cada tarefa é acompanhado por meio de relatórios detalhados.
Ao avaliar as características ambientais, a diretora concluiu que o mercado em que a organização atua é relativamente estável.
Considerando esse cenário, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Nesse contexto, a diretora deve considerar a busca de eficiência no modelo como um fator crítico, encontrando ferramentas que facilitem o fluxo do processo de decisão.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “a”, pois considerando que no cenário descrito a rigidez na estrutura hierárquica denota padronização nas atribuições de cada carte da organização, a diretora pode buscar formas de garantir o fluxo eficiente entre essas partes para a tomada de decisão. A alternativa b está incorreta, pois o cenário apresenta indícios claros de uma visão mecanicista, como o processo de decisão centralizado e forte orientação para a tarefa. A alternativa c está incorreta, pois o cenário apresenta um mercado estável, além de que a maior eficiência do processo normalmente está associada a uma maior padronização. A alternativa d está incorreta, pois o arranjo mecanicista é marcado por uma forte centralização das decisões. A alternativa e está incorreta, pois a adequação a mudanças ambientais depende de processos mais flexíveis, portanto menos centralizados, além de que o cenário não apresenta rápidas mudanças ambientais. (ROTA DE APRENDIZAGEM 2)
	
	B
	O cenário apresentado revela que a gestão adota uma visão sistêmica da organização.
	
	C
	O cenário incerto em que a organização se encontra demanda processos mais flexíveis para aumentar a eficiência de seus processos.
	
	D
	O arranjo mecanicista da organização é marcado por uma ampla descentralização do processo de tomada de decisão.
	
	E
	Uma estrutura centralizada de tomada de decisão garante uma melhor adequação às rápidas mudanças ambientais.
Questão 2/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Ao longo da história da humanidade, podemos observar alguns pontos de mudança capazes de produzir alterações profundas no tecido social. Uma dessas mudanças foi a Revolução Industrial, iniciada a partir da aplicação do motor a vapor para o desenvolvimento das indústrias no século XVIII.
Considerando esse contexto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A Revolução Industrial trouxe uma grande valorização do modo de produção artesanal, permitindo que os artesãos trabalhassem de forma mais eficiente.
	
	B
	A invenção de novas máquinas no período da Revolução Industrial fomentou o surgimento do modelo de linha de produção, em que cada trabalhador se especializa em uma tarefa.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “b”, pois o modelo da linha de produção é viabilizado pela evolução dos maquinários disponíveis, sendo esse modo de produção baseado fundamentalmente na divisão de tarefas. A alternativa a está incorreta, pois a Revolução Industrial trouxe justamente a transformação de um modo de produção predominantemente artesanal para uma produção industrial com maior especialização de tarefas. A alternativa c está incorreta, pois a Revolução Industrial introduziu justamente a fragmentação da atuação do trabalhador no processo produtivo, com a chamada hiperespecialização. A alternativa d está incorreta, pois foram justamente as mudanças tecnológicas que possibilitaram esse evento. A alternativa e está incorreta, pois o surgimento da administração científica e da linha de produção fordista são exemplos de alterações profundas nos processos organizacionais trazidas por esse evento. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	C
	A Revolução Industrial promoveu grandes mudanças na forma de trabalho, sendo a principal delas que o trabalhador passou a dominar todas as etapas do processo produtivo.
	
	D
	A Revolução Industrial marca mudanças profundas nas relações de trabalho, mas não envolveu mudanças tecnológicas significativas.
	
	E
	A Revolução Industrial possibilitou um grande aumento da produtividade, mas não alterou os processos de produção adotados pelas empresas.
Questão 3/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
Leia com atenção a tirinha abaixo de Calvin e Haroldo:
Com base no conteúdo exposto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Calvin demonstra que os processos organizacionais são resultado das escolhas do gestor, sem relação com os fatores ambientais.
	
	B
	Calvin sugere a adoção de uma visão mecanicista pelo Papai Noel para a condução da organização.
	
	C
	Calvin argumenta que o padrão de operação do Papai Noel poderia ser reproduzido em qualquer lugar onde a organização escolha atuar.
	
	D
	O argumento de calvin demonstra uma associação entre o ambiente da organização e a forma como opera seus subsistemas.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”, pois o argumento central de Calvin considera que a escolha da localização se dá pelas características daquele ambiente que permitem desempenhar os processos de formas específicas. A alternativa a está incorreta, pois Calvin faz uma associação direta entre as características ambientais e as escolhas do gestor (neste caso, o Papai Noel). A alternativa b está incorreta, pois a personagem faz uma análise sob uma perspectiva sistêmica, mas não aponta sugestões. A alternativa c está incorreta, pois Calvin aponta justamente que o padrão de atuação observado tem como condição a localização no polo Norte. A alternativa e está incorreta, pois Calvin não considera que esse seja o objetivo da organização, mas sim que esses sejam meios adotados para que o objetivo da organização seja cumprido. (ROTA DE APRENDIZAGEM 1)
	
	E
	Calvin argumenta que o objetivo da organização em questão é pagar baixos salários aos trabalhadores e violar padrões ecológicos responsáveis.
Questão 4/10 - Administração, Sistemas e Ambiente
As diversas possibilidades de arranjo organizacional representam para o(a) gestor(a) um desafio. Afinal, sendo um atributo interno da organização, é preciso pensar a estrutura da organização para que seja compatível com as características do ambiente em que opera.
Considerando esse contexto, assinale abaixo a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A estrutura hierárquica é uma particularidade das organizações religiosas, portanto esse modelo não influencia a condução de empresas.
	
	B
	A divisão hierárquica na organização caiu em desuso a partir da criação da linha de produção, pois esse modelo eliminou a necessidade do nível intermediário.
	
	C
	As características da linha de produção não são mais observadas nas organizações que observamos atualmente, pois as tecnologias de informação a tornaram obsoleta.
	
	D
	As empresas possuem um objetivo bastante peculiar de transformar recursos físicos e de trabalho em lucro para o dono do meio de produção, mas seu arranjo é influenciado por outras formas de organização, como a instituição militar.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a alternativa “d”, pois as empresas se destacam de outras organizações em relação à sua finalidade, mas a forma como são estruturadas é influenciada por outros tipos de organização. A alternativa a está incorreta, pois a estrutura hierárquica pode ser observada também em empresas. A alternativa b está incorreta, pois a criação da linha de produção não eliminou a estrutura hierárquica das organizações, uma vez que depende também de atividades de supervisão desempenhadas no nível intermediário. A alternativa c está incorreta, pois o arranjo de linha de produção pode ser observado ainda na forma de operação principalmente das grandes indústrias, mas também de outras organizações. A alternativa e está incorreta, pois a linha de produção é um modelo eficiente