Buscar

relatorio (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATORIO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
IMÓVEL VISTORIADO: AP 203
Carlos Aparecido Veriato
Abril/2020.
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
1.1 APRESENTAÇÃO
Este relatório refere-se à análise das condições de segurança das instalações elétricas do Apartamento 203, situada na Rua Iuna, nº 101, Costa e Silva, no município de Joinville- SC.
1.2 IDENTIFICAÇÃO DO CONTRATANTE
Nome: Carlos
Endereço: Rua Iuna, nº 101, Costa e Silva, Joinville- SC.
CPF: 33456765470
Fone: (47) 3755-9866
1.3 IDENTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL
Nome: Carlos Aparecido Veriato
Título: Eletrotécnico
1.4 PERÍODO DA PERÍCIA
Período de realização da perícia: 10 a 13 de Abril de 2020.
1.5 NORMAS APLICÁVEIS
O signatário baseou suas análises em dados obtidos das seguintes fontes:
. Inspeções e medições realizadas no período de 13 de Abril de 2020.
· Normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de números NBR-5410
(Instalações elétricas em baixa tensão), NBR-5419 (Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas) e NR-10 (Segurança em instalações e segurança em serviços em eletricidade).
2. OBJETIVO
A elaboração do presente laudo tem por finalidade avaliar a condição das instalações elétrica, não somente do ponto de vista técnico como também qualitativo e principalmente voltado à segurança de equipamentos, instalações e usuários, eliminando ou neutralizando os possíveis riscos potenciais de acidentes de origem elétrica.
3. METODOLOGIA
Para a vistoria adotou-se a seguinte metodologia nesta perícia:
Desenvolveu-se a perícia técnica utilizando-se do método de avaliação analítica, ora este dividido em: análise de projetos e documentações (quando existentes), inspeções, medições e testes, visando avaliar as condições da edificação quanto as instalações elétricas. Para realização deste trabalho, foi empreendida diligência local no período de 10 de Abril de 2020, quando foi realizada coleta de dados.
Em seguida, fez-se acurada análise dos dados coletados, dentro das hipóteses mais indicadas tendo, desta forma, processado todos os elementos reunidos, de maneira suficiente, modo pelo qual se chegaram às conclusões ora demonstradas.
4. ANÁLISE E RECOMENDAÇÕES
Ao realizarmos a vistoria, chegamos as seguintes observações listadas abaixo:
4.1 RECOMENDAÇÕES GERAIS
a) Deve ser realizado anualmente manutenção preventiva e limpeza dos equipamentos (ar condicionado, ventiladores, chuveiros, e outros) e do sistema elétrico (caixas de passagem, quadros de distribuição e medição, entre outros), afim de identificar pontos com aquecimento, oxidação e/ou defeitos em geral.
b) Todos os equipamentos elétricos, como ar condicionados, geladeiras, freezer, exaustores, chuveiros e outros, devem estar devidamente aterrados para evitar acidentes de origem elétrica.
c) Todos os quadros (de medição e distribuição) devem ter seus acessos livres, devendo ser retirado todos os objetos que impossibilitem ou dificultem o acesso à eles. Os mesmos devem estar bem fixados, ter esquema elétrico, diagrama unifilar, identificação dos circuitos, placa de advertência, dispositivos de controle de fuga de corrente (DR-Disjuntor
Residual), dispositivo de proteção contra surtos (DPS), aterramento da caixa metálica e padronização das cores dos cabos, pois em caso de sinistros ou manutenção, pode haver confusão e consequentemente acidentes.
d) Toda fiação aparente deve ser embutida e/ou protegida por eletrodutos, assim como todas as tomadas devem ter espelhos.
e) Todo aterramento deve ser interligado no mesmo sistema, para evitar DDP (Diferença de Potencial).
f) A edificação não possui sistema de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas).
g) Todas as ligações/chaves/circuitos inoperantes devem ser eliminados.
4.2 RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS
h) Em todos cômodos faltam tampas cega.
i) O medidor de energia não apresentou aquecimento mas as fases estão desbalanceadas com as seguintes medidas: Fase A – 56A; Fase B – 44A; Fase C – 28A;
Tal situação pode ocasionar sobrecarga no cabeamento e consequentemente aumento no valor monetário da conta mensal. A intervenção conduzindo ao balanceamento é viável financeiramente pelo motivo relatado.
j) A barra viva de um dos quadros de distribuição encontra-se exposta. É necessário a implantação de uma proteção de acrílico ou metálica para evitar acidentes.
k) Na lavanderia é necessário substituir interruptor.
l) O chuveiro está sem aterramento. Deve-se colocar urgentemente a instalação de aterramento e/ou outras medidas para evitar choque elétrico aos usuários.
m) Na cozinha e nos corredores a iluminação é falha e insuficiente. Os ambientes devem ser adequados, tornando o espaço agradável aos moradores.
n) É necessário a desobstrução das aberturas das portas dos quadros de distribuição que possam estar atrás de armários, arquivos e/ou portas do ambiente, pois há risco de acidentes para as equipes de manutenção.
o) Existe uma infiltração sobre as instalações elétricas de uma lâmpada do corredor. O problema deve ser corrigido uma vez que já houveram relatos de curto circuito no local.
5. CONCLUSÃO
Este trabalho tem validade de cinco anos para as condições analisadas, onde quaisquer alterações que venham ocorrer no que tange a distribuição física ao processo de trabalho residencial tornará este laudo sem validade, isentando o profissional de quaisquer responsabilidades. Neste caso será necessário um novo estudo e laudo para as novas condições.
As recomendações gerais devem ser informadas as equipes de manutenção, pois torna necessário inspeções com periodicidade máxima de um mês. Assim sendo, novas vulnerabilidades ocasionadas por danos, vandalismo, instalação ou retirada de equipamentos devem ser rapidamente relatadas e corrigidas, evitando com essa manutenção preventiva a ocorrência de acidentes elétricos.
Em relação as recomendações específicas, devem ser imediatamente sanadas, uma vez que todos os moradores encontram-se expostos.
As irregularidades apontadas neste laudo foram relatadas no sentido de aumentar os níveis de segurança, adequar as normas vigentes e reduzir os custos monetário relativos a conta de energia mensal.
É o nosso parecer,
13 de abril 2020.
___________________________________________
Carlos Aparecido Veriato

Outros materiais