Buscar

AVAL APREND 2

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO ADMINISTRATIVO I   
	Aluno(a): 
	Matríc.: 
	Acertos: 0,5 de 0,5
	30/04/2020 (Finaliz.)
		1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a alternativa que apresenta os princípios que devem ser obedecidos pela administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
		
	
	Legalidade, Pessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
	 
	Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
	
	Reserva legal, Impessoalidade, Imoralidade, Publicidade e Eficiência.
	
	Reserva legal, Pessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
	
	Publicidade, Moralidade, Legalidade, Eficiência e Ampla defesa
	Respondido em 30/04/2020 19:46:53
	
Compare com a sua resposta: A modalidade de licitação não é adequada, uma vez que a Lei nº 11.079/2004 prevê, obrigatoriamente, que a licitação ocorra na modalidade de concorrência (Art. 10). Já o tipo (critério de julgamento) está correto, uma vez que a Lei faculta a adoção desse critério de julgamento (Art. 12, II, a, da Lei nº 11.079/2004). B) Sim, considerando que a Lei nº 11.079/2004 veda expressamente à Administração Pública ser titular da maioria do capital votante das sociedades de propósito específico criadas para implantar e gerir o objeto da parceria (Art. 9º, § 4º).
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Por ser o Estado o guardião da legalidade, ao se deparar com algum vício de legitimidade, seja uma ilegalidade expressa, seja um vício de moralidade, ou até mesmo um equívoco de interpretação da lei, não pode a Administração Pública não se manifestar, sob pena de ferir o art. 37 da Constituição Federal. Tal definição sinteriza o princípio:
		
	
	indisponibilidade de bens.
	
	Proporcionalidade.
	 
	Autotutela
	
	Supremacia do interesse público sobre o privado.
	
	Legalidade.
	Respondido em 30/04/2020 19:58:59
	
Compare com a sua resposta: O examinando deve indicar que, conforme previsão constante do Art. 17, I, ¿e¿, da Lei nº 8.666/1993, é dispensada a licitação para a venda de um bem imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Portanto, não é necessária a licitação. B) O examinando deve indicar que é possível a locação com dispensa de licitação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades precípuas da administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem a sua escolha, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia, conforme previsão expressa do Art. 24, X, da Lei nº 8.666/1993.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O ato de remoção de servidor público, de ofício, como forma de punição do mesmo, confronta o seguinte princípio da Administração Pública:
		
	
	legalidade;
	
	razoabilidade;
	 
	finalidade;
	
	ampla defesa
	
	publicidade;
	Respondido em 30/04/2020 19:59:58
	
Compare com a sua resposta: EMENTA: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Ato administrativo. Licitação. Concessão de exploração do serviço de radiodifusão de sons e imagens em certa cidade. Revogação do processo licitatório antes do início da fase de qualificação das propostas. Licitude. Interesse público declarado e reconhecido. Superveniência de fatores que recomendavam a prática do ato discricionário. Inexistência de ofensa a direito subjetivo dos concorrentes habilitados. Não incidência do art. 5º, LV, da CF, nem do art. 49, § 3º, da Lei nº 8.666/93. Mandado de segurança denegado. É lícito à administração pública, com base em fatos supervenientes configuradores do interesse público, revogar motivadamente, mas sem audiência dos concorrentes habilitados, procedimento de licitação antes do início da fase de qualificação das propostas. RMS 24188 / DF - DISTRITO FEDERAL RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Assinale a opção correta a respeito da organização da administração pública federal.
		
	 
	As autarquias destinam-se â execução de atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
	
	As autarquias destinam-se à execução de atividades econômicas. Comentários: pelo contrário. As atividades econômicas ficam a cargo das estatais.
	
	Todas as entidades que compõem a administração pública indireta dispõem de personalidade jurídica de direito público, vinculando-se ao ministério em cuja área de competência estiver enquadrada sua principal atividade. Comentários: a Administração Indireta é composta de pessoas de direito público (como autarquias e agências reguladoras} e também de pessoas de direito privado {como empresas públicas e sociedades de economia mista);
	
	As sociedades de economia mista têm patrimônio próprio e capital exclusivo da União, destinando-se à exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por força de contingência ou conveniência administrativa. Comentários: essas sociedades têm necessaria¬mente capital público e privado, e não são criadas livremente, mais apenas quando houver interesse de segurança nacional ou relevante interesse público;
	
	Os órgãos que compõem a estrutura da Presidência da República, apesar de serem dotados de personalidade jurídica, estão submetidos à supervisão direta do ministro chefe da Casa Civil.
	Respondido em 30/04/2020 20:08:29
	
Compare com a sua resposta: Resposta Sugerida: Não poderá a Administração Pública alegar inexecução culposa, devido a causa de justificação teoria da imprevisão, que dá ao contratado a possibilidade de se eximir por fato imprevisível, ausência de ajuste e anormalidade advinda de outro Ente político, que não o contratante.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	(OAB CESPE) Quanto aos princípios da Administração, marque a opção correta:
		
	
	Pelo princípio da indisponibilidade do interesse público, os serviços públicos não podem ser interrompidos, tendo em vista as necessidades prementes e inadiáveis da sociedade.
	
	A desapropriação de bem particular para fins de urbanização é uma clara evidência do princípio da eficiência, elevado ao jaez constitucional pela Emenda n. 19/98.
	
	Pelo princípio da legalidade, a Administração deve revogar seus atos eivados de ilegalidade e anular aqueles que se tornarem inoportunos ou inconvenientes.
	 
	Uma transação que, realizada, economize anos de litígio, liberando a máquina administrativa deste encargo e talvez até evite um valor maior em sede de condenação judicial está em perfeita sintonia com o interesse público.
	
	moralidade.
	Respondido em 30/04/2020 20:11:18
	
Compare com a sua resposta: A) Sim. A utilização dos instrumentos de parcelamento e edificação compulsórios depende de previsão no plano diretor, tal como se depreende do Art. 182, § 4º, inciso I, da CRFB/88 OU do Art. 5º da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade) OU do Art. 41, inciso III, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade). B) Sim. A gestão democrática das cidades constitui importante diretriz elencada no Art. 2º, inciso II, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade), a ser implementada por meio da participação popular, que é obrigatória no processo de elaboração do plano diretor, na forma do Art. 40, § 4º, da Lei nº 10.257/01 (Estatuto da Cidade).

Continue navegando