Buscar

Sociologia juridica

Prévia do material em texto

Aluna: Luize Emanuelle Nóbrega Campos 
Turma 1 B 
Resolução de atividade referente à aula do dia 16/04
Questão 1 - A relação dos movimentos sociais com o direito é ambígua. Ora suas demandas encontram-se à margem do direito, ora os movimentos sociais utilizam o direito e as instituições estatais para promovê-las. O processo de democratização e a permeabilidade das instituições por meio de diversos mecanismos de participação estimulam a mobilização social em torno desses espaços do Estado, o que também altera o tipo de ação política dos movimentos sociais e sua linguagem. É a diferença entre lutar "contra" o direito ou "à margem" dele e "por" direitos.
Questão 2 - Pluralismo jurídico é decorrente da existência de dois ou mais sistemas jurídicos, dotados de eficácia, concomitantemente em um mesmo ambiente espacio-temporal.
Questão 3 - O Direito Alternativo é um movimento de juristas organizado no início dos anos 1990, que busca produzir uma nova forma de ver, praticar e ler o direito, humanizando as decisões judicias fazendo que fique mais próximos do cotidiano do envolvido no caso, sendo uma corrente de pensamento que sugere que juiz e defensores interpretem cada situação e tenham decisões com melhor alternativa para cada caso.
Questão 4 - A primeira premissa seria a de que praticas legais e discursos de direitos não estão limitados às normas formais e instituições estatais. Segundo McCann os cidadãos cotidianamente mobilizam estratégias jurídicas para negociar trocas e resolver disputas em diversos âmbitos da vida social, sem depender da intervenção oficial direta para tanto. A segunda premissa seria de que a ordem lefal é mais "pluralista" do que monolítica. A terceira premissa assinalada por McCann é a de que tanto as normas e práticas jurídicas oficiais como as "locais", em geral, apenas contribuem de forma parcial limitada e contingente na maioria dos domínios das atividades dos cidadãos. Isso quer dizer que o direito raramente é uma força exclusiva na prática social de fato. Segundo McCann, essas premissas dão à abordagem da mobilização do direito uma visão mais expansiva, sutil e complexa do papel que o direito e o Poder Judiciário desempenham nas lutas politicas.

Continue navegando

Outros materiais