Buscar

licao 9 a revolucao Russa

Prévia do material em texto

Antecedentes 
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com o governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia
1. A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
2. Características da Rússia antes da revolução: politicas, económicas e sociais
· Atraso econômico — A economia ainda era basicamente agrária, praticada em latifúndios explorados de forma antiquada, através do trabalho de milhões de camponeses miseráveis. A industrialização russa foi tardia, dependente de capitais estrangeiros e se restringia a algumas grandes cidades.
· Atraso social — A sociedade russa era ainda mais desigual que a sociedade francesa às vésperas da Revolução de 1789. Havia o absoluto predomínio da aristocracia fundiária, diante de uma burguesia fraca e das massas camponesas marginalizadas. O proletariado russo era violentamente explorado; mas já possuía uma forte consciência social e política e estava concentrado nos grandes centros urbanos — o que facilitaria sua mobilização em caso de revolução.
· Atraso político — O Império Russo era oficialmente uma autocracia (isto é, uma monarquia absoluta), com todos os poderes centralizados nas mãos do czar. Não havia partidos políticos legalizados, embora as agremiações clandestinas fossem bastante atuantes. Delas, a mais importante era o Partido Social-Democrata Russo, que em 1903 se dividiu em dois ramos: bolcheviques (marxistas radicais) e mencheviques (socialistas moderados).
3. O POSDR (partido Operario Social-Democratico Russo),foi um partido politico socialista Russo fundado em 1989 3m Minak de modo a unir as varias organizacoes revolucionarios em um partido único. O POSDR mais tarde se dividiu nas faccoes bolcheviques liderado por Vladimir Lenine e Mencheviques liderado por julius Martov.
4. A revolucao de Fevereiro de 1917 defendia a abolicao, da monarquia e implementacao do novo regime baseado em ideias socialistas, a causa imediata da Revolução Russa foram os efeitos desastrosos do envolvimento russo na I Guerra Mundial.
5. A revolucao de Fevereiro de 1917 fracassou porque o governo provisório continuou com as guerras quais sofreram muitas derrotas militare. 
6. A revolucao de Outubro de 1917, defendia liberdade e a independencia de sua patia na guerra civil. Esta revolucao pretendia derrubar o governo provisorio liderado peça burguesia e por monarquistas, pretendia tambem a saida da Russia na primeira guerra Mundial e a melhoria do padrão de vida dos russos.
 Em outubro de 1917 (novembro, pelo calendário ocidental), os bolcheviques finalmente tomaram o poder. Os sovietes, controlados por eles, haviam se transformado no poder de fato da Rússia, anulando o papel da Duma e de Kerensky. Um assalto ao palácio do governo, conduzido por soldados bolcheviques, resultou na fuga de Kerensky, que conseguiu se refugiar nos Estados Unidos. Algumas dezenas de jovens cadetes pereceram nas escadarias e salões do palácio, tentando defender seu líder que fugia.
A Duma foi dissolvida e o poder foi assumido por um Conselho de Comissários do Povo, chefiado por Lenin. O novo governo convocou imediatamente uma Assembléia Constituinte.
As eleições se realizaram em condições caóticas. Os bolcheviques dominavam Petrogrado, Moscou, Minsk e Kiev — ou seja, os grandes núcleos urbanos da Rússia Européia. Mas seu poder estava longe de ser estável nas vastidões do agonizante Império Russo. Assim, as eleições deram maioria aos partidos não-bolcheviques.
7. Vladimir Lenine foi um politico revolucionário russo, propagador da ideologia comunista. Foi um dos fundadores da União das repúblicas Socialistas Sovieticas (URSS), da qual se tornou o primeiro chefe do Estado. Ao assumir o poder acreditava que uma politica chave do seu governo deveria ser a retidada do país da Primeira Guerra Mundial, estabelecendo um armistício com as potências centrais da Alemanha e Áustria Hungria.
8. Impacto da revolução Russa para Europa e para o Mundo:
· Fortalecimento dos movimentos operários
· Criação de partidos comunistas em todo mundo
· Tentativas de implementação em várias partes do mundo de governos socialistas.
 
 
 
Ante
cedentes
 
 
A Revol
ução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação 
da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do 
poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse proce
sso foi a criação 
da União Soviética, que durou até 1991.
 
No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da 
agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros 
agrícolas).
 
Rússia Czarista
 
O
s trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para 
manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, 
ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a dem
ocracia. Mesmo os 
trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam 
descontentes com o governo do czar.
 
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido 
Domingo Sangrento, 
manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do 
encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
 
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança 
de Lênin. Os bolcheviques começavam a 
preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da 
monarquia
 
 
1.
 
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a 
eliminação da autocracia russa e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no 
estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado 
d
esse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991.

Continue navegando