Buscar

Interpretação, Fontes e Relações do Direito Tributário

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Nem sempre é simples interpretar uma norma, que por vezes é dúbia ou obscura. Assim, interpretar a lei é atingir a compreensão de modo a entender as diversas significações nela contidas, levantando sua verdadeira intenção. O processo de interpretação da legislação tributária está previsto no Código Tributário Nacional, nos artigos 151 e 175. Sobre como o processo de interpretação da legislação tributária é utilizado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário.
(    ) Interpretação literal visa ao significado gramatical das palavras. 
(    ) Na outorga de isenção, a interpretação da legislação tributária poderá ser feita de forma extensiva.
(    ) Nas causas de suspensão do crédito tributário, tais como moratória e parcelamento, a interpretação da legislação deverá ser feita de forma literal.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A Constituição Federal é a principal fonte do direito tributário, haja vista que nela estão contempladas as normativas básicas que fazem referência aos tributos. Sobre a Constituição Federal como fonte do direito tributário, analise as seguintes sentenças:
I- A Constituição Federal não cria tributos, apenas delimita a competência.
II- A competência para criar tributos é da lei infraconstitucional.
III- Por ser mutável, a Constituição somente poderá criar tributos federais.
IV- A Constituição Federal, além de criar tributos, delega a competência de cobrança a seus entes.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	As normas de direito tributário podem ter a validade estabelecida em termo fixo, provisório ou condicionada a fato ou acontecimento futuro. Quanto à eficácia, poderá ser indefinida, até que seja revogada ou incompatível com outra norma. Sobre a incompatibilidade da norma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A derrogação somente poderá ser explícita.
	 b)
	A parte incompatível da norma deverá aparecer expressa.
	 c)
	A ab-rogação é a incompatibilidade total da norma.
	 d)
	A ab-rogação é a incompatibilidade parcial da norma.
	4.
	A Constituição Federal é a principal fonte do direito, estando no topo da hierarquia das leis, motivo pelo qual, uma vez descumpridas suas normativas, gera nulidade da lei inferior que for divergente. Sobre as emendas constitucionais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As emendas poderão ser propostas por no mínimo um terço dos membros da Câmara dos deputados.
(    ) A proposta de emenda deverá ser discutida e votada em dois turnos, em cada casa do Congresso.
(    ) A proposta de emenda cabe somente em medidas emergenciais e serão sempre propostas pelo Presidente da República.
(    ) Não será nem mesmo objeto de discussão a proposta que versar sobre a eliminação do voto secreto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Sabe-se que o direito surgiu para regular as relações sociais, e não pode ser visto de forma isolada, haja vista que se torna clara sua interdisciplinaridade quando uma norma remete a outra contida em diverso diploma legal. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, analise as seguintes afirmativas:
I- O Direito Penal é um ramo do direito público, mas não mantém qualquer relação direta ou até mesmo indireta com o Direito Tributário.
II- O Direito Administrativo é um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo.
III- O Direito Civil fornece vários conceitos para a lei fiscal.
IV- O Direito Constitucional contém as bases do ordenamento jurídico tributário.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	6.
	Como o direito surgiu para regular as relações sociais, dificilmente poderia ser visto de forma autônoma, pois além de relacionar-se com áreas sociais, exatas, dentre outras, é dividido em vários ramos, dentre os quais o Direito Tributário faz parte. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito do Trabalho.
II- Direito Internacional Público.
III- Direito Civil.
IV- Direito Tributário.
(    ) Faz parte do Direito Público Interno.
(    ) Faz parte do Direito Público Externo.
(    ) Faz parte do Direito Comum, no ramo Direito Privado.
(    ) Faz parte do Direito Especial, no ramo Direito Privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	III - II - IV - I.
	 d)
	I - III - II - IV.
	7.
	A Constituição Federal poderá ser alterada, desde que não modifique as cláusulas chamadas pétreas, ou seja, aquelas que procuram abolir a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes, e, os direitos e garantias individuais. Sobre o processo de alteração da Constituição Federal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de alteração é feito através de emenda constitucional.
(    ) Não poderá haver emendas constitucionais quando o país estiver em estado de sítio.
(    ) A Constituição Federal poderá ser alterada também através de lei complementar.
(    ) Uma vez rejeitada ou prejudicada, a proposta de alteração não poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Sendo de competência exclusiva do Presidente da República, sua edição é condicionada à demonstração de relevância e urgência. Desse modo, não é por qualquer motivo que elas podem ser validamente editadas. A partir da publicação o Congresso Nacional tem prazo de sessenta dias, prorrogável, por igual período, para aprová-la ou rejeitá-la. Sua aprovação poderá ser feita na íntegra ou com alterações. Isto é válido para:
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Lei Complementar.
	 b)
	Leis Delegadas.
	 c)
	Medidas Provisórias.
	 d)
	Lei Ordinária.
	9.
	Uma distinção clássica adotada entre direito público e privado é o interesse preponderante e os sujeitos das normas jurídicas. O Direito Tributário é um ramo do direito público e por consequência utiliza alguns princípios no processo de integração. Com relação aos Princípios Gerais de Direito Público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O princípio da ampla defesa em processo administrativo e judicial está previsto expressamente na Constituição Federal de 1988, e possibilita ao litigante o uso de todos os meios de prova em direito admitidos para sua defesa, como testemunhal, pericial e documental.
(    ) O princípio da equidade reconhece aos litigantes o direito de igualdade de tratamento perante o processo administrativo e judicial, para a consecução do justo.
(    ) O princípio da isonomia ou da igualdade perante a lei visa impedir a força tributária do Estado, impedindo que a imposição tributária retroceda sobre fatos geradores anteriores ao início de vigência da lei que instituiu ou majorou determinado tributo.
(    ) O princípio do contraditório em processo administrativo e judicial está previstoexpressamente na Constituição Federal de 1988, e significa que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Ato normativo oriundo do Poder Executivo, em forma de lei, emanado de delegação expressa do Poder Legislativo, tão somente para casos específicos e concretos. De acordo com o dispositivo constitucional sob enfoque, o Presidente a elabora, após o deferimento do pedido de delegação formulado ao Congresso Nacional, que o confere mediante resolução, trata-se de:
	 a)
	Leis Delegadas.
	 b)
	Lei Complementar.
	 c)
	Medidas Provisórias.
	 d)
	Lei Ordinária.
Parte inferior do formulário

Continue navegando