Buscar

Serviços da Camada de Enlace e Controle de Erros com CRC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício camada de enlace
Revisão:
Livro Didático pág. 87 a 97
1- Descreva resumidamente os serviços fornecidos pela camada de enlace.
A camada de enlace recebe os dados da camada de rede e encapsula esses dados numa sequência de bits para formar quadros. Entre as funções da camada de enlace estão a montagem e a delimitação dos quadros, ou seja, como organizar os bits para transmissão pela camada física. Além disso, constitui um serviço da camada de enlace, a implementação de mecanismos de controle de erros, ou uso de técnicas de correção de detecção de erros.
2- Qual a diferença entre endereço logico e endereço físico?
 O endereço físico é aquele que contem na placa de rede de um dispositivo, já o endereço logico é aquele encontrado na camada de rede.
3- Qual o formato do endereço físico das redes ethernet?
O formato são sequencias de números hexadecimais formando uma quantidade 48 bits, sendo 24 bits para identificar o fornecedor e 24 para identificador o endereço físico dos dispositivos.
4- Como é controlado o acesso ao meio físico numa rede ethernet?
Nas redes Ethernet, o acesso ao meio compartilhado é controlado por um mecanismo de contenção (ou de acesso aleatório), que possibilita evitar ou reduzir a colisão de dados, no caso de utilização simultânea do meio físico. O protocolo que implementa esse mecanismo de controle de acesso ao meio é conhecido como CSMA/CD nas redes Ethernet. Ele é relativamente simples e permite interligação fácil de tecnologias que são evoluções das redes Ethernet, como Fast Ethernet e Gigabit Ethernet.
5- Descreva a operação de controle de erro quando efetivada pelo CRC.
O CRC interpreta os dados como um polinômio. Os códigos polinomiais são baseados no tratamento de sequências de bits como representação de polinômios com coeficientes de 0 a 1 apenas. Um quadro de k bits é considerado como a lista de coeficientes para um polinômio com k termos. Por exemplo, os dados 10110(2) são representados pelo polinômio x4 + x2 + x1 (observamos que as posições dos bits 1 são 4,2 e 1, usadas, neste caso, como expoentes no polinômio). O polinômio representativo dos dados é dividido por um polinômio gerador, G(x), e o resto da divisão é o conteúdo do campo CRC do quadro. Ao chegar ao destino, o mesmo polinômio gerador, G(x), é usado para verificar os dados do quadro. Portanto, deve haver uma concordância prévia entre as partes que transmitem quadros, em relação a qual polinômio gerador utilizar.
6- Qual a diferença em termos de quantidade de bits, entre o quadro antes de envio e o quadro codificado com CRC.
Ao calcular o CRC de um quadro com m bits, que corresponde ao polinômio M(x), o quadro deve ter mais bits que o polinômio gerador. A ideia é acrescentar o código de verificação ao final do quadro. No caso do CRC, ele é inserido de forma que o polinômio representado pelo quadro verificado (com código de verificação incluído) seja divisível por G(x).
7- Considere o polinômio gerador 10011 e suponha os seguintes bits 1010101010 compõem os dados que devem ser transmitidos em um meio físico. Calcule o resto da divisão conforme codificação do CRC.
Exercício camada enlace – pesquisa
Consulta livro didático pag. 98 a 103
8- Compare e aponte semelhanças e diferenças entre PPP e o HDLC.
9- Cite exemplos de uso do PPP em conjunto com outras tecnologias de enlace na internet.
10- Descubra qual o CRC -32 usado nas redes Ethernet.

Outros materiais

Outros materiais