Buscar

ética e responsabilidade social

Prévia do material em texto

Aluno: Caio Rodrigo dos Santos Mourão Coelho.
Curso: Gestão Financeira e Orçamentária en origanizações Públicas.
Disciplina:Ética e Responsabilidade Social e Profissional.
Ética e Responsabilidade Social
A ética está voltada para a atuação do ser humano, e como tal, podemos dizer que ela gera normas e regras com o intuito de orientar as condutas humanas m suas relações sociais e organizacionais.
Entendemos que Resposabilidade social como uma forma de se programar soluções para os problemas sociais, buscando cultivar um conjunto de alores e formando uma cultura interna e externa e tem como alicercer para a sustentação a ética a moral e a cidadania.
Pensar em responsabilidade social é pensar na ética,como á tivemos uma base da ética na competencia anterior, acredito que possamos dar mais esse passo na constrição do nosso conhecimento A responsabilidade social tem como base que a atividade de negocios e a sociedade estejam interligadas. Isso cria certas expectativas na sociedade em relação ao modo como a origanização se conporta e no modo com ela gerencia seus negocios. Assim, a responsabilidade social passa a ser uma estratégia muito importante das empresas que buscam um retorno instituicional a partir das suas praticas sociais.
Responsabilidade Socia, portanto, diz respeito ao modo como as empresas realizam seus negocios: os criterios qe utilizam para a tomada de decisão, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos, com os quais interagm. O negocio baseado em principios socialmente responsáveis não só cumpre suas obrigações legais como vai além. Têm por premissa relações éticas e transparentes e assim ganha condições de manter o melo relacionamento com os parceiros e fornecedores, clientes e funcionários, governo e sociedade.
Ou seja, quem aposta em responsabilidade diálogo vem conquistando mais clientes e o respeito da sociedade diretrizes para a implementação da Resposabilidade Social nas Empresas ( RSE).
A responsabilidade social é muito mais do que um conceito, é um valor possal que a instituição implementa em toda a sua estrutura organizacional, desde o mais alto nivel até o chão da fabrica, junto aos funcionários.
Para muitas empresas exercer responsabilidade social e simplesmente fazer doações e desempenhar ações filantropicas. Essas empresas praticam ações de responsábilidade social e em muitos anos de forma esporadica e casual.
Diretrizes para a implementação de Responsabilidade Social nas organizações:
1) Adotar valores e trabalhar com transparência
2) Valorizar empregados e colaboradores
3) Fazer sempre mais pelo meio ambiente
4) Envolver parceiros e fornecedores
5) Proteger clientes e consumidores
6) Promover sua comunidade
7) Compromenter-se com o bem comum.
Abordar o assunto de responsabilidade social nas empresas ( RSE) é ir além do modismo ou dos sonhos alternativos assistencialistas. A socidade possui maneiras e formas vorazes que consomem pessoas e a natureza, que excluem e segrgam uma boa parte dos serem humanos. Ao tratar do tema com a seriedade necessária, será inevitável o questionamento da estrututa social e economica vigente em nosso sociedade.
A responsabiidade social que de fato nos interessa é à que articula com uma práxis tranformadora pelna, ou seja, a prática como uma estragégia de mercando, um mero assitencialismo caracterizado pla ausencia de proposta emancipatória, que, repentinamente, segue imprimendo e legitimando uma ordem social injusta e perversa e que as pessoas são tratadas e vistas como coisas e são dignificados por isso.
Existem atualmente inumeras certificações e premios para empresas que se apresentam como socialmente responsaveis, atraves de diversos indicadores. Como mencionado nos paragrafos anteriores, é sempre necessário observar quais são as reais motivaçõs na busca destes prêmios e certificações, pois eles acabm atribuindo valores para a imagem da organzaçao , pois traz ao seu consumidor uma imagem de que ela possui praticadas em sua fabrica ou serviço que atendem os quesitos globais, seja na produção, qualidade, manuseio...
Essas organizações como pessoas juridicas possuem valores? Em principio podemos dizer que não, visto que os valores são humanos inerentes ás pessoas. Contudo, como essas organizações são dirigidas por pessoas que por sua vez, possuem determinados valores éticos e morais, portanto, são as pessoas que possuem seus valores e assim transmite para as empresas.
Assim a ética, também a empresarial, será exercida a partir dos valores partilhados e dialogados pela sociedade. E toda as vezes que as práticas se distanciarem dos valores consagrados pelo grupo se incorrerá na ausencia da ética. Um valor também consagrado por nossa sociedade é a vida humana. Assim, toda prática que resulte em ameaça á manutenção da vida é repudiada e tende a ser condenada. Portanto, não é aceita e não é ética. Por outro lado, ações que valorizam a vida são tomadas como práticas em consonancia com a etica. Parece simples, mas, possui uma enorme dificuldade. Como existem outros valores presentes na sociedade, a tomada de decisão sempre será algo complexo, já que incorrerá, necessáriamente, em uma escolha baseada nesses valores. Aqui voltamos a questão crucial de nosso estudo: os valores que fundamentam as praticas empresariais coincidem com os valores éticos? Daí decorre a necessidade de uma reflexão permanente sobre o RSE, pois as práticas responsáveis devem garantir este encontro entre os valores da organização e a ética, mesmo sob pena de redução de ganhos e lucros.
Quando adentramos ao pensamento filosofico, entendemos que os valores éticos resultam dos desejos humanos, assim, por exemplo, a justiça é um valor porque há pessoas que a desejam. Igualmente, os outros valores se tornam éticos porque há pessoas que desejam commo fundamento das relações humanas.
A ética aqui é entndida como um “ lugar habitavel”, isto é, lugar de viver conviver, espaço que possibilita a vida, o bom e o justo para o ser humano. Enquanto espao humano, não é dado ao ser humano, mas por ele construido ou incessantemente reconstruido.
Cidadania é uma expressão que guarda uma grande complexidade. De modo geral,
podemos dizer que cidadania resulta do gozo do direito. Diferente do senso comum que 
insiste na ideia de que cidadania é a “relação entre direitos e deveres”, cidadania é, 
primeira e fundamentalment e, o exercício do direito. 
 
Vimos que a ética é a busca da melhor forma de viver e conviver. É tornar o mundo um 
lugar habitável, ou seja, em que a vida seja possível e plena em sua realização e na relação 
com as outras pessoas.
A palavra responsabilidad e tem um sentido muito interessante. Significa ‘dar uma 
resposta com habilidade’, ou seja, atender uma determinad a situação de forma habilidosa. 
Neste sentido, ela se relaciona a ética, que, por sua vez, busca tornar o lugar habitável 
para a convivência humana. A responsabilidade profissional implica, portanto, em buscar 
constantemente a melhor forma de viver e trabalhar no ambiente corporativo, em atender 
aos anseios da comunidade interna e externa, em conciliar os conflitos gerados pela ação 
social da empresa e os desejos das pessoas a ela ligada direta ou indiretamente. 
 
Ética e RSE são conceitos que se relacionam dinamicamente. São campos independentes, 
mas, que necessariamente, precisam caminhar juntos. 
 
Os programas de RSE surgiram de modo mais intenso, nos anos 1990, no mesmo contexto 
do avanço das políticas neoliberais no B rasil. Sobre estes programas pairam muitas 
críticas e indagações. Entre as críticas, a mais contundente é que tais iniciativas têm como 
objetivo projetar a imagem da organização para a sociedade, que “consome” esta imagem 
ao se associar a ela, comprando produtos ou utilizando seus serviços. 
 
Por outro lado, os programas de RSE contribuem também para barrar práticas nocivas 
para a sociedadetais como processos industriais poluidores, ausência de segurança no 
trabalho, utilização de trabalho infantil, e inibir a sit uação de trabalho análogo à 
escravidão. 
 
A RS E é um elemento que contribui para sinalizar essa contradição, não obstante ela não 
se apresente como um objetivo central da RSE.

Continue navegando