Buscar

Avaliação 2

Prévia do material em texto

Contabilidade de Custos - Avaliação II
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Contabilidade de custos é uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem função de gerar informações precisas e rápidas para a administração, para a tomada de decisões. É voltada para a análise de gastos da entidade no decorrer de suas operações. Nesse conceito, percebe-se que uma organização necessita ter uma contabilidade de custos bem estruturada para acompanhar e atingir seus objetivos em um mercado dinâmico e globalizado. Assim, há algumas distinções a se fazer com relação aos sistemas de custeio. O sistema de custeio direto tem aplicação na contabilidade geral e, dentre as contas utilizadas na contabilidade, tem a finalidade de separar alguns tipos de custos. Entre as prerrogativas do custeio direto ou variável, podemos afirmar que os custos fixos são tratados de alguma forma específica. Sobre como são tratados esses custos, analise as sentenças a seguir:
I- Separar os custos fixos dos variáveis. 
II- Separar os custos fixos dos indiretos.
III- Os custos fixos são incorridos como despesas no próprio exercício.
IV- Os custos fixos são finalizados e apropriados na medida do consumo de produtos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	As empresas industriais necessitam de determinados insumos ou matérias-primas para a sua produção. Esses insumos geralmente aumentam ou diminuem seu montante consumido de acordo com a produção que a empresa teve. Quais são os tipos de custos que possuem representatividade direta com a produção da empresa?
	
	a) Nas empresas industriais, os custos diretos são a parte das saídas, mas não representam tudo. As saídas de capital (custo direto de capital) podem se dividir em investimento, custo e despesa. Exemplo: se você compra uma máquina, aumenta o custo de manutenção indireto da empresa (pode inclusive ser vendida mais tarde). Se você compra um carro para fazer entregas, aumenta os gastos com as entregas.
	
	b) Nas empresas industriais, os custos diretos são provenientes do capital que a empresa aplica proveniente da atividade empresarial (como venda de imobilizado, venda de serviços, a obtenção de rendimentos de aplicações financeiras, entre outros).
	
	c) Nas empresas industriais, os custos diretos ou variáveis possuem relação direta com a produção, isso quer dizer que se a empresa não produzir nenhuma unidade, o custo direto não existirá, e se produzir algo, ocorrerá o custo direto.
	
	d) Nas empresas industriais, os custos diretos são os sacrifícios financeiros que a empresa tem de fazer para se manter funcionando (aspectos industriais e administrativos).
	 
	 
	3.
	A definição do preço de venda é uma tarefa muito importante para o sucesso da sua empresa. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio. A formação de preços é muito mais do que o simples processo de acumular custos e acrescentar  uma margem de lucro. Com muita frequência, a formação de preços é tratada de forma simplista, sendo o maior cuidado não deixar escapar nenhum item do custo. Para que o preço calculado produza consequências satisfatórias em curto, médio e longo prazo, alguns princípios devem ser observados. É importante lembrar que erros no processo de formação de preços podem não ter efeitos negativos  sobre a empresa apenas no curto prazo. A longo prazo, esses erros trarão consequências de alguma forma. No que se refere à estruturação de um preço ideal de venda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa.
(    ) Em um mercado competitivo, os preços são formados pela lei da oferta e da procura. 
(    ) Dado um determinado nível de preço no mercado para seu produto ou serviço, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado.
(    ) Como os preços normalmente partem das empresas em função dos custos, os consumidores não podem simplesmente ditar os preços que o mercado deveria adotar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - V - F.
	 
	 
	4.
	A contabilidade de custos se originou da contabilidade financeira, tendo como finalidade a avaliação de estoques na indústria. Seus princípios derivam desse propósito e, por este motivo, nem sempre conseguem atender com totalidade as suas outras duas mais recentes atribuições: controle dos custos e suporte na tomada de decisão. Esses novos campos deram horizontes mais amplos à contabilidade de custos. Desse modo, nas empresas em que as informações de custos são usadas para desenvolver estratégias que visam à obtenção de vantagem competitiva e um melhor gerenciamento dos custos, exige-se um enfoque externo e interno à empresa. Os custos dos produtos no sistema de custeio por absorção devem ser avaliados e observados de maneira específica. Sobre como devem ser avaliados e observados esses custos, analise as sentenças a seguir:
I- Agregados no final ao custo das atividades improdutivas e, por isso, lançados no custo do período. 
II- Uma lucratividade menor, porque os custos fixos são lançados como despesa operacional. 
III- Avaliados a custos mais reais (custos por absorção) e transferidos ao estoque no final do período mensal da apuração. 
IV- Uma lucratividade maior, porque os custos fixos são lançados como estoque (no momento da apuração do custo da produção).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	Os custos incorridos na empresa e que não foram apropriados diretamente aos produtos, ou seja, não estão diretamente ligados ao processo produtivo, são identificados como Custos Indiretos de Fabricação - CIF. Esses custos indiretos são apropriados indiretamente aos produtos, através de critérios de rateios, estimativas, entre outros, de acordo com o critério utilizado pela empresa e que atenda às necessidades desta. Com relação aos elementos que formam os custos indiretos de fabricação, analise as sentenças a seguir:
I- Materiais indiretos: é o material empregado nas atividades auxiliares da produção cuja pertinência ao produto inexiste ou é praticamente nula.
II- Mão de obra indireta: é todo o trabalho realizado no setor de fabricação não pertinente especificamente a algum produto, compreendendo os trabalhos auxiliares ou de assessoramento em determinada produção.
III- Outros custos indiretos: são os demais gastos com itens que também participam do processo produtivo, mas não se identificam diretamente com o produto. Exemplo: matéria-prima aplicada no produto, depreciação de equipamentos, seguros do prédio industrial, energia elétrica e aluguel.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença III está correta.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	6.
	Para a produção industrial, há os custos diretos e indiretos. Os custos diretos são aqueles que podem ser identificados e diretamente apropriados a cada tipo de produto a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, estão ligados diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. Esse tipo de custo pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado, ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Com base nessas informações, quais são os tipos de custos diretos?
	
	a) Os tiposde custos diretos são os salários do pessoal da produção, a matéria-prima utilizada no processo produtivo, os combustíveis e lubrificantes usados nas máquinas da fábrica.
	
	b) Os tipos de custos diretos são os salários do pessoal da produção, o valor gasto com material de expediente, os combustíveis e lubrificantes usados nos veículos dos vendedores.
	
	c) Os tipos de custos diretos são os salários do setor administrativo, a matéria-prima utilizada no processo produtivo, os combustíveis e os lubrificantes usados nas máquinas da fábrica.
	
	d) Os tipos de custos diretos são os salários do pessoal da produção, a matéria-prima utilizada no processo produtivo, os gastos com viagens do presidente da empresa.
	 
	 
	7.
	O preço de venda, em qualquer setor produtivo (quer seja de bens materiais ou intangíveis), ainda é um dos principais elementos de diferenciação e de competitividade. Entende-se como preço de venda o valor monetário que a empresa cobra de seus clientes em uma transação comercial. Este valor deverá ser suficiente para que a empresa cubra todos os gastos que foram necessários para colocar o produto, mercadoria ou serviço à disposição do mercado, até a transferência da propriedade e da posse destes, incluindo o lucro desejado ou possível. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao procedimento para definir o preço de venda:
	
	a) Baseado em dados técnicos, opção em que a empresa levanta informações sobre o custo de aquisição da mercadoria, os impostos incidentes sobre o preço de venda, as despesas comerciais, as despesas financeiras etc., e define o lucro que deseja obter.
	
	b) Aleatório, quando a empresa define seu preço com base em estimativas de perdas, sempre considerando a melhor rentabilidade possível.
	
	c) Baseado na concorrência, quando se busca conhecer o valor praticado por outras empresas e aplica-se o mesmo padrão para igualar os preços em relação aos concorrentes.
	
	d) O método de formação de preço com base no mark-up sobre as despesas se equipara daquele baseado no conceito de custo financeiro.
	 
	 
	8.
	A margem de contribuição consiste no quanto a empresa tem para pagar as despesas fixas e gerar o lucro líquido. Por isso o nome contribuição, esta margem contribui para o pagamento dos custos fixos e lucro desejado. Não podemos confundir a margem de contribuição com o lucro, já que faltam ainda os custos fixos. De acordo com a quantidade de 12.000 unidades vendidas ao preço unitário de R$ 300,00 ao custo variável unitário de R$ 160,00 e gastos fixos alocados por unidade na ordem de R$ 90,00; no que se refere às Receitas de Vendas e os gastos fixos, sobre quanto sobra de Margem de Contribuição para pagar os gastos fixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Valor dos Custos Variáveis Totais.
II- Valor da Margem de Contribuição.
III- Valor das Receitas de Vendas Total.
(    ) R$ 1.920.000,00.
(    ) R$ 1.680.000,00. 
(    ) R$ 3.600.000,00.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) I - II - III.
	
	c) III - II - I.
	
	d) I - III - II.
	 
	 
	9.
	A utilização de sistemas de custeio pelas empresas vem auxiliando os gestores no momento de definir estratégias e gerenciar os custos incorridos nos processos e atividades. Assim, as empresas podem aprimorar os custos do produto por meio do sistema de custeio, entre eles o custeio por absorção, um dos mais antigos sistemas. Sobre as vantagens do custeio por absorção, analise as sentenças a seguir:
I- Destaca o custo fixo, que independe do processo fabril. 
II- Não ocorre a prática de rateio. 
III- Os estoques são avaliados a custos mais reais. 
IV- É totalmente integrado com o custo padrão e orçamento flexível. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	10.
	Caracterizado como responsável pela geração de maior conforto no final do mês, o ponto de equilíbrio, quando realizado com precisão, aponta no balanço financeiro a visão do plano de investimentos. Com ele, é possível dizer se há possibilidade de realização de um plano de investimentos, seja a curto, médio ou longo prazo. Serve como ferramenta gerencial, pois é caracterizado como termômetro na empresa, ou ainda, como limite na realização ou geração de novos custos. É levantado com a união e cálculo dos custos fixos, variáveis e não operacionais da empresa. Sobre a relação entre o ponto de equilíbrio na empresa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ponto de equilíbrio contábil em unidades. 
II- Ponto de equilíbrio contábil em valor.
III- Ponto de equilíbrio financeiro.
(    ) Este tipo de ponto de equilíbrio permite informar qual é a quantidade de produtos que deve ser vendida para que o resultado do período para a empresa seja nulo. 
(    ) Este tipo de ponto de equilíbrio permite identificar a quantidade suficiente para pagar os custos e as despesas variáveis, os custos fixos e outras dívidas que a empresa deve saldar no período.
(    ) Este tipo de ponto de equilíbrio permite a apuração do valor mínimo em vendas (valores em R$) que a empresa deverá atingir sem obter lucro ou prejuízo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) II - III - I.
	
	c) II - I - III.
	
	d) I - III - II.
	 
	 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais