Buscar

Introdução à Anatomia

Prévia do material em texto

Introdução à AnatomiaTerminologia anatômica
O conceito anatômico mais básico, e igualmente o mais importante, é a orientação. Todas as estruturas e as relações entre elas são nomeadas em relação à posição anatômica.
Os termos direcionais anatômicos e os planos corporais representam uma linguagem de anatomia universalmente aceita, permitindo uma comunicação precisa entre anatomistas e profissionais da saúde. Os termos usados ​​para explicar o posicionamento anatômico são descritos em relação a uma posição padrão chamada posição anatômica. 
									
								
Na posição anatômica, a pessoa está de pé com os braços para o lado com as palmas voltadas para a frente e os polegares apontando para longe do corpo, os pés ligeiramente separados e paralelos uns aos outros com os dedos do pé apontando anteriormente e a cabeça voltada para a frente e os olhos olhando reto.
	Anterior
	Na frente de ou frente
	Posterior
	Atrás de ou atrás
	Ventral
	Em direção à parte da frente do corpo
	Dorsal
	Em direção à parte de trás do corpo
	Distal
	Longe ou mais longe do tronco ou do ponto de origem da parte do corpo.
	Proximal
	Mais próximo ou em direção ao tronco ou ao ponto de origem da parte do corpo
	Mediana
	Linha média do corpo
	Medial
	Em direção à linha média do corpo
	Lateral
	Afastado da linha média do corpo
	Superior
	Em direção ao topo da cabeça
	Inferior
	Em direção aos pés
	Externo
	Em direção à superfície, superficial
	Interno
	Afastado da superfície, profunda
	Frontal
	Em direção à frente do cérebro
	Occipital
	Em direção à parte de trás do cérebro
	Plano coronal
	Plano vertical que divide o corpo em metades anterior e posterior
	Plano Sagital
	Plano vertical que divide o corpo em partes esquerda e direita
	Plano Transverso
	Plano horizontal que divide o corpo em partes superior e inferior
Termos Direcionais e
Planos Corporais
Dessa forma, a organização dos movimentos anatômicos consiste dos seguintes (nem todos sendo exigidos para todos os tipos de movimentos):
· Estruturas anatômicas envolvidas no movimento.
· Eixos de referência ao redor dos quais o movimento ocorre.
· Direção, que em anatomia geralmente é relacionada a um plano padrão, como o mediano e frontal, por exemplo.
Sem entrar em explicações físicas complicadas e equações, os movimentos envolvem mover uma entidade do ponto A para o ponto B. O movimento é realizado ao redor de um eixo fixo ou fulcro, e possui uma direção.
Tipos de movimentos do corpo humano
		MovimentosFlexão (1) e Extensão (2)
Os movimentos opositores de flexão e extensão acontecem na direção sagital, ao redor do eixo transverso. 
Flexão, ou dobrar, envolve REDUZIR o ângulo entre as duas entidades que participam do movimento (ossos ou partes do corpo). 
Extensão, ou esticar, envolve AUMENTAR o respectivo ângulo.
Flexão (1)
Extensão (2)
(3)
Abdução (3) e Adução (4)
Os movimentos de abdução e adução estão intimamente relacionados ao plano mediano. Ambos ocorrem geralmente no plano frontal e se dão ao redor do eixo anteroposterior.
(4)
Protrusão (5) e Retrusão (6)
Os movimentos de protrusão e retrusão acontecem no plano sagital. Eles também são relacionados ao eixo transverso, mas ao invés de somente movimentar ao redor dele, esses movimentos também ocorrem paralelos a ele.
Protrusão envolve um movimento reto em direção anterior.
Retrusão é o movimento oposto e envolve ir em direção posterior.
(6)
(5)
Depressão (7) e Elevação (8)
Enquanto a protrusão e retrusão movimentam uma estrutura anatômica para frente e para trás, a depressão e elevação movimentam elas para baixo (inferiormente) e para cima (superiormente), respectivamente.
(8)
(7)
Rotação Lateral (9) e Medial (10)
A rotação acontece no plano transverso ao redor de um eixo súpero-inferior (longitudinal) que acontece em relação ao plano mediano. Rotação medial envolve trazer a estrutura anatômica para próximo do plano mediano, enquanto rotação lateral envolve movê-la para longe.
Esses dois movimentos acontecem ao se modificar a posição para qual o nariz aponta. Virar sua cabeça lateralmente corresponde à rotação lateral, enquanto virá-la de volta para se olhar para a frente corresponde à rotação medial.
(11)
(12)
Pronação (11) e Supinação (12)
Estritamente falando, pronação e supinação são considerados dois tipos especiais de rotação. Eles são restritos ao antebraço e envolvem o rádio dobrando-se sobre a ulna (cúbito). O movimento é organizado conforme segue:
(10)
(9)
 Supinação é a rotação lateral do rádio, resultando com a palma da mão virada anteriormente (se vista na posição anatômica) ou superiormente (se o cotovelo estiver flexionado). Em contraste, a pronação é a rotação medial do rádio, com a palma terminando nas direções opostas comparadas à supinação.
 (13)
Circundução (13)
É um tipo especial de movimento que na verdade é a combinação de muitos outros. O movimento geral se inicia com flexão, seguida de abdução, extensão e finalmente adução. A ordem deve ser sequencial, mas pode se iniciar tanto da flexão quanto da adução. O resultado é um movimento circular. Devido aos múltiplos movimentos, a circundução é restrita às articulações do tipo bola-e-soquete (esferoide), como a articulação do ombro e do quadril.
Desvio (14)
Um tipo especial de movimento que é restrito à articulação do punho. O movimento ocorre em um plano longitudinal ao longo do punho, relativo ao eixo passando de palmar para dorsal através do punho. Ele ocorre conforme segue:
(14)
Oposição (15) e Reposição (16)
Esses dois movimentos estão restritos aos dedos da mão. Essencialmente, eles envolvem movimentos de pinça, como quando se espalha uma pitada de sal sobre a comida ou se estala os dedos. Anatomicamente falando, a oposição envolve tocar a ponta de um dos seus dedos com o polegar da mesma mão. Reposição é o oposto, que consiste em separar os dedos.
Desvio radial [14.1] envolve o movimento do punho em direção ao lado do polegar. Desvio ulnar [14.2] (cubital) consiste na movimentação do punho em direção ao lado do dedo mínimo (quinto dedo). Como o ângulo entre a mão e o antebraço é reduzido, o desvio pode ser chamado de flexão radial ou ulnar (cubital).
(16)
(15)
(17)
(18)
Inversão e Eversão
Os movimentos antagônicos de inversão e eversão acontecem em relação à linha mediana e são específicos do pé. Na eversão, a face plantar do pé se move para longe do plano mediano, de forma que ela gira lateralmente. Na inversão, a face plantar se move em direção ao plano mediano, resultando em um giro medial.
Planos Corporais
Coronal
O plano coronal é um plano vertical que divide o corpo em partes anterior (frente) e posterior (traseira).
Sagital
O plano sagital é também um plano vertical que divide o corpo nas partes esquerda e direita. Um plano sagital que corre diretamente através da linha média também é chamado de plano sagital médio, ou plano mediano.
Transverso
O plano transverso é um plano horizontal. Ele divide o corpo em porções superior (acima) e inferior (abaixo). Na anatomia, ele também é chamado de secção transversa, ou plano axial.
Plano Sagital
Plano Coronal
Plano Transverso
Regiões Anatômicas
	Regiões anatômicas do corpo humano
	Cabeça
	Regiões frontal, parietal, temporal, occipital, auricular, orbital, infraorbital, bucal, parotídea, zigomática, nasal, oral e mentual (mentoniana).
	Pescoço
	Triângulos ou regiões submandibular, submentual (submentoniana), carotídea, muscular, supraclavicular menor, occipital, omoclavicular, suboccipital.
	Tronco posterior
	Deltoide, supraescapular, interescapular, escapular, infraescapular, vertebral, lombar, sacral (sagrada), glútea e anal.
	Tronco anterior
	Regiões pré-esternal, peitoral, inframamária, hipocôndriaca, epigástrica, lombar, inguinal, umbilical e púbica.
	Membro superior
	Infraclavicular, clavipeitoral, axilar, deltoide, escapular, braço anterior, braço posterior, antebraço anterior, antebraço posterior, cubital anterior, cubital posterior, carpalanterior, carpal posterior, palma da mão, dorso da mão
	Membro inferior
	Femoral, coxa anterior, coxa posterior, joelho anterior, região da perna anterior, região da perna posterior, calcânea, retromaleolar, dorso do pé, planta do pé
Links!
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/termos-direcionais-e-planos-corporais
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/tipos-de-movimentos-do-corpo-humano
https://www.kenhub.com/pt/library/anatomia/introducao-a-anatomia-humana

Continue navegando