Buscar

APA- ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM - empreendedorismo rev2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anderson Aparecido Oliveira de Aguiar 
APA- ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM
Olá estudante,
 
A Atividade Prática de Aprendizagem é uma atividade dissertativa que engloba todo o conteúdo da disciplina, é importante que você tenha conhecimento de todo o material disponibilizado na sua disciplina para a realização desta atividade. Lembrando que se encerra no dia 03/05/2020.
 
Segue abaixo a Atividade Prática de Aprendizagem
ESTUDO DE CASO
Samuel e Flávio eram dois mecânicos há 18 anos em uma concessionária de veículos em Maringá, região noroeste do Paraná. Em determinado momento resolveram conversar sobre a possibilidade de ambos formarem uma sociedade em uma oficina mecânica própria e abandonarem a estabilidade e a segurança de um emprego com carteira assinada. Os poucos recursos financeiros e a  baixa escolaridade de ambos não permitia a elaboração de um estudo de viabilidade do novo negócio. Por alguns meses chegaram a desistir do empreendimento. Os parentes e amigos mais próximos aconselhavam a que permanecessem no emprego devido à crise econômica do país e à burocracia e custos inerentes à abertura de uma empresa.
No entanto, ao lerem o jornal local, viram que eram possível procurar o auxílio de uma das universidades existentes na cidade, por meio da Consultoria Júnior oferecida à comunidade. Conseguiram agendar um horário e em pouco tempo, estavam com um plano de negócios elaborado, nos mínimos detalhes, para então realizarem o tão almejado sonho.
Com o plano de negócios nas mãos, procuraram o gerente do banco onde um dos sócios tinha conta e obtiveram o capital necessário para adquirir equipamentos e tocarem a empresa por 2 (dois) meses, com uma carência de 6 (seis) meses para começarem a pagar. Devido ao fato de ambos os sócios serem conhecidos no bairro onde moravam, os clientes começaram a aparecer e o dinheiro a entrar no caixa.  Como ambos eram voltados à parte operacional, notaram que era necessário ter alguém no caixa para controle de recebimentos e contas a pagar.
Em 1 (um) ano de funcionamento as dívidas da empresa estavam praticamente quitadas e o movimento de clientes na empresa já era suficiente para garantir um pró-labore suficiente para que os sócios tivessem uma renda invejável. Sentiram então a necessidade de se capacitarem, principalmente na área de finanças, estoques e compras. Decidiram então que em meses intercalados, um dos sócios faria os cursos necessários para que ambos tivessem o conhecimento necessário para garantir a sustentabilidade da empresa e um diferencial competitivo.
Fonte: O autor
Com base nesse estudo de caso, RESPONDA às questões abaixo:
1. IDENTIFIQUE os principais obstáculos à abertura de um negócio enfrentados pelo empreendedor.
a primeira dificuldade, foi falta de recursos financeiros, baixa escolaridade, a crise no pais, medo, receio sobre a custos de abrir uma empresa , burocracia e não conseguir fazer um plano de viabilidade.
2. Quais as principais vantagens entre ser empregado com carteira assinada e ser um empreendedor?
as vantagens de ser um empregado: se não houver venda ou a empresa não receber, o empregado vai ter o seu salário, se for mandando embora também vai ter seus direitos para receber, tem férias programadas, se não houver serviço, não vai afetar a vida dele.
Tem horário para entrar e sair, horário de almoço, data certa para salario e etc.
EMPREENDEDOR: é uma duvida diária, depende de vendas, necessita de clientes, depende dos pagamentos das vendas, tem que pagar impostos, motivar funcionário, não tem hora para trabalhar, não tem dia para trabalhar, sempre ficar atento aos mercado como esta, de olho nos funcionários.

Continue navegando