Buscar

PROCESSO DE TRABALHO EM SERVIÇO SOCIAL I aulas 4 e 5

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	(QUESTÃO DE CONCURSO SESC MATO GROSSO) A partir da compreensão da atividade profissional do (a) Assistente Social como integrante de um processo de trabalho coletivo no âmbito das Instituições prestadoras de serviços sociais, políticas sociais e a questão social podem ser tomadas como: (
		
	 
	Objeto de trabalho
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	- O projeto profissional beneficia-se tanto da socialização da política conquistada pelas classes trabalhadoras quanto dos avanços de ordem teórico-metodológica, ética e política acumulados no universo do Serviço Social a partir dos anos: (IAMAMOTO, 2009, p. 11).
		
	 
	1980
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O início da aproximação da profissão com a tradição marxista ocorre dentro do movimento de ___________. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Reconceituação.
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A renovação profissional ocorrida nos anos 80 objetiva viabilizar a construção de um profissional com outro perfil. Que seria:
	
	
	
	
	
	 
	Capaz de analisar criticamente os processos macrosociais
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em que década ocorre uma efetiva interlocução do Serviço Social com o marxismo?
	
	
	
	
	
	 
	1980
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os avanços decorrentes do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, passa a considerar a profissão como especialização do trabalho ______________. assinale a opção CORRETA:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Coletivo.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Marilda Iamamoto, na sua leitura do Serviço Social como processo de trabalho, a matéria-prima desse profissional seria?
		
	
	
	 
	As múltiplas expressões da "questão social".
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Iamamoto afirma que sob a órbita do capital, as múltiplas manifestações da ¿questão social¿ transformam-se em objeto de ações benemerentes e filantrópicas, bem como de ¿programas focalizados de combate à pobreza¿. Estes acompanham a mais ampla privatização da política social pública, cuja implementação fica a cargo agora de organismos privados da sociedade civil, o chamado:
		
	 
	Terceiro setor.
	1a Questão
	
	
	
	Sobre o Fordismo considere as afirmativas: I- A ação dos sindicatos mostrava a sua força ao exigir a continuação da incorporação dos ganhos de produtividade aos salários. II- As práticas sindicais e as manifestações nos locais de trabalho recusavam continuar contribuindo com a gestão taylorista-fordista. III- O trabalho havia desqualificado e mesmo destruído o saber daqueles trabalhadores de ofício, que tinham um determinado controle e autonomia no seu trabalho.
		
	 
	Estão corretas as alternativas: Todas
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em que se baseava o pacto fordista-keynesiano?
		
	 
	Incorporação das demandas trabalhistas, aumentos da produção e do consumo operário.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O processo de reestruturação produtiva traz novas requisições para o exercício profissional do assistente social, bem como um novo perfil comportamental. Neste sentido, pode-se destacar neste novo perfil:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	O conhecimento, a competência, a atmosfera positiva, a cooperação e o esforço extra para atender o cliente;
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Podemos afirmar, em ralação ao debate no Serviço Social frente às transformações ocorridas a partir da reestruturação produtiva que: I-as transformações ocorridas no período contemporâneo repercutem no Serviço Social; II-o terreno onde atua este profissional é alterado, tendo ele, portanto, que ajustar sua atuação conforme essa nova realidade; III-as mudanças ocorridas com a reestruturação produtiva não tiveram nenhum impacto no Serviço Social
	
	
	
	
	
	 
	Apenas I e II estão corretas
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Dentre as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho decorrentes da reestruturação produtiva dos anos 1990, destaca-se:
		
	 
	o aumento da proporção dos empregados sem carteira assinada, destituídos dos direitos trabalhistas.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	NÃO está associado ao fenômeno da reestruturação produtiva implementada no contexto do capitalismo contemporâneo:
		
	
	
	 
	a ênfase na produção de massa, que demanda trabalhadores com poucas habilidades e que por isso fazem jus a salários baixos.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	1. Ao considerar o processo de reestruturação produtiva como uma resposta à crise de acumulação capitalista, esse processo - que também marca a prática profissional do assistente social - encerra uma estratégia de reorganização da produção e dos mercados. Dessa forma, esse processo interfere diretamente no(a)(s)
		
	 
	organização da sociedade e no conjunto das relações que se estabelecem entre o capital, o trabalho e o Estado.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Padrão fordista (origem), advém da necessidade da organização da produção segundo os moldes capitalistas (acumulação), nesse sentido. Estão corretas as seguintes afirmativas: I-Aproveitar ao máximo o rendimento do trabalhador na execução de sua tarefa; II-Consumir, da melhor forma, todo o tempo da produção de modo a evitar e preencher possíveis poros (ou lacunas) durante o processo de execução de uma tarefa III-Romper com a forma empírica e instaurar um padrão de gerência científica (melhor aproveitamento do tempo/taylorismo
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Todas estão corretas

Continue navegando

Outros materiais