Buscar

SUPER RESUMO - Redes De Computadores

Prévia do material em texto

Rede de computadores
A - Definição
Uma rede de computadores é um conjunto de equipamentos interligados de maneira a trocarem informações e compartilharem recursos, tais como impressoras, base de dados, etc.
B – Classificação das redes de computadores
As redes de computadores podem ser classificadas com base a determinados critérios tais como abrangência geográfica, topologia, etc.
As redes de computadores quanto a abrangência geográfica podem ser:
· LAN (Local Area Networks) – interliga computadores e equipamentos para uma área geográfica pequena que compreende um único prédio ou campus. 
· MAN (Metropolitan Area Networks) – que interligam as redes locais em uma área metropolitana de uma determinada região.
· WAN (Wide Area Networks) – que interliga computadores e equipamentos de áreas superiores a uma região metropolitana.
Um outro critério para a classificação de redes de computadores é a topologia, que significa a maneira como os computadores e equipamentos estão interligados. As redes de computadores quanto a topologia podem ser:
· Barramento – onde todos os computadores estão ligados fisicamente a um mesmo cabo. 
· Estrela – onde se usa um hub ou um switch para interligar computadores da rede.
· Anel – onde um computador é conectado a um computador vizinho que por sua vez é conectado ao vizinho até formar-se um anel.
C – Meios de transmissão
Numa rede de computadores são empregues meios de transmissão que podem ser:
· Cabo coaxial – que consiste num fio de cobre esticado na parte central, envolto por um material isolante.
· Par trançado – um cabo de rede mais usado actualmente, que podem ser sem blindagem (UTP – Unshielded Twisted Pair) ou com blindagem (STP – Shielded Twisted Pair).
· Fibra óptica – que transmite informações através de sinais luminosos em vez de sinais eléctricos.
Para além dos meios acima mencionados, podem ser empregues ondas de rádio e os raios laser.
D – Modelos, protocolos e endereçamento
As redes de computadores são implantadas e funcionam segundo determinados modelos, seguindo regras definidas e um determinado endereçamento IP.
Alguns modelos usados são os seguintes. 
· O modelo OSI (Open Systems Interconnection), de sete camadas, foi desenvolvido pela ISO (International Standards Organization);
· O modelo TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), de quatro camadas, foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos de América.
Exemplos de alguns protocolos, que são um conjunto de regras que governam a comunicação de dados, são os seguintes:
· HTTP (HyperText Transfer Protocol) – usado principalmente para aceder dados na World Wide Web (WWW). Esse protocolo permite a transferência de dados na forma de textos simples, hipertextos, áudios, vídeos e outras formas.
· SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – esse protocolo é o mecanismo padrão de correio electrónico da internet.
· FTP (File Transfer Protocol) – o protocolo para a transferência de ficheiros, é o mecanismo padrão oferecido pela internet para copiar um arquivo de um host para outro;
· SNMP (Simple NetWork Management Protocol) – um protocolo para a gestão da internet;
· DNS (Domain Name Server) – um protocolo de aplicação que tem por função identificar endereços IP e manter uma tabela com os endereços dos caminhos de algumas redes na internet. 
Para o funcionamento normal de uma rede de computadores, para além do modelo e dos protocolos, define-se o endereçamento IP. O endereço IP é dividido em duas partes:
· A parte que identifica a rede na qual o computador se encontra;
· A parte que identifica o host dentro da rede.
E – Elementos activos da rede
Numa rede de computadores podem existir os seguintes elementos activos:
· Hub – é um dispositivo concentrador, responsável por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela. Todo hub é um repetidor responsável por replicar, em todas as suas portas, as informações recebidas pelas máquinas da rede.
· Switch – é uma ponte que contém várias portas. Os switchs enviam os quadros de dados somente para a porta de destino, ao contrário do hub, que transmite os quadros simultaneamente para todas as portas. Com isso, os switchs conseguem aumentar o desempenho da rede. 
· Router (Roteador) – é uma ponte que opera na camada de rede do Modelo OSI. Eles são responsáveis por tomar a decisão de qual caminho percorrer para interligar redes diferentes.
· Bridge (Ponte) – é um repetidor inteligente. Este meio possui a capacidade de segmentar uma rede local em várias sub-redes. Ela opera na camada de ligação de dados (ou enlace de dados) do modelo OSI. Isso significa que ela tem a capacidade de ler e analisar os quadros de dados que estão circulando na rede.
O repetidor tem como função recuperar um sinal. Os repetidores também são chamados de concentradores e são usados em redes locais, aumentando seu alcance.
F – Internet
No mundo de redes de computadores é normal falar-se sobre internet, intranet e extranet.
A Internet é um conjunto de redes de computadores interligadas entre si, que são espalhadas pelo mundo inteiro. Todos os serviços disponíveis na internet são padronizados e utilizam o mesmo conjunto de protocolos (TCP/IP). 
Alguns serviços disponíveis na internet são os seguintes:
· World Wide Web (WWW) - uma designação dada a própria rede da Internet através do seu uso com navegadores (browsers). Exemplos de browsers: Internet Explorer (da Microsoft), Navigator (da Netscape), Mozilla Firefox (Open source). O HTTP (HiperText Transfer Protocol) ou protocolo de transferência de hipertexto é o principal em uso neste serviço. A HTML (HyperText Markup Language) ou Linguagem de Etiquetas ou Rótulos e Hipertextos é a inicial e a base para este serviço. Neste serviço existe um servidor Web.
· E-mail (Correio electrónico) - é um serviço usado para o envio e recepção de mensagens. O formato do endereço do remetente e do receptor é: usuario@empresa.tipoorganização.pais. Exemplos: antonio.manuel@sdnp.co.mz, antmanuel@zebra.uem.mz, antmanuel@misau.gov.mz. Neste serviço existe um servidor de e-mail.
· FTP (File Transfer Protocol) – é um serviço usado para a transferência de ficheiros entre computadores. Neste serviço existe um servidor FTP.
· Telnet - um serviço que permite o acesso remoto à um computador, via internet.
· SSH (Secure Shell) - é um serviço usado para o acesso remoto à computadores e tem um sistema de autenticação mais seguro. O SSH pode substituir o Telnet.
· Chat (IRC - Internet Relay Chat) – assenta na criação de canais para o estabelecimento de uma conversa entre elementos do Chat.
· Lista de discussão – usada para a troca de informação entre elementos pertencentes à um grupo, usando e-mail. 
G – Intranet e Extranet
Outros termos em uso no mundo de redes de computadores são a intranet e a extranet.
· Intranet – é uma rede de computadores privada que assenta sobre um conjunto de protocolos da internet. Consequentemente, todos os conceitos sobre Internet aplicam-se também a uma intranet. A Intranet pode ser interpretada como “uma versão privada da Internet” confinada por uma organização.
· Extranet – de uma empresa, é a porção de sua rede de computadores que faz uso da internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Uma extranet pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a utilizadores externos (rede extra-empresa), tais como representantes e clientes. 
H – Redes sem fio
Uma rede sem fio se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos. Alguns meios de transmissão usados nas redes sem fio podem ser os seguintes: ondas de rádio, raios infravermelhos, satélites, etc. 
As redes sem fio, classificadas baseando-se na área de abrangência, podem ser: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).
· Wireless Personal Area Network (WPAN) - ou rede pessoal sem fio, normalmente é utilizada para interligar dispositivos electrónicos fisicamentepróximos, os quais não se quer que sejam detectados a distância.
· Wireless LAN ou Wireless Local Area Network (WLAN) – é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede.
· Wireless Metropolitan Area Network (WMAN) - significa redes metropolitanas sem fio. Elas permitem a comunicação de dois nós distantes (MAN), como se fizessem parte de uma mesma rede local.
· A Wide Area Network (WAN) – é uma rede de longa distância, também conhecida como rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica (geralmente um país ou continente).
I – Trabalho de consolidação
Procurar mais informação na internet sobre:
· Classificação de computadores com base na topologia;
· Meios de transmissão através de ondas de rádio e raios laser;
· Endereçamento de modo a ser capaz de saber o IP atribuído ao seu computador, no momento da pesquisa e a que classe pertence;
· Tipos de motores de pesquisa;
· Serviços de internet: Gopher, Archie, Veronica.
O resultado da pesquisa, de 3 a 4 páginas, deve ser enviado via e-mail para sdnpjra@zebra.uem.mz e jalmoco@yahoo.com.br.
1
 
1
 
Rede de computadores
 
A 
-
 
Definição
 
Um
a rede de computadores
 
é um conjunto de 
equipamentos interligados de maneira a 
trocarem informações e compartilharem recursos, tais como impressoras, base de dados, 
etc.
 
 
B 
–
 
Classificação das redes de computadores
 
As r
edes de computadores podem ser classificadas com base a determinados critérios tais 
como abrangência geográfica, topologia, etc.
 
As redes de computadores quanto a abrangência geográfica podem ser:
 
·
 
LAN (
Local Area Networks
) 
–
 
interliga computadores e equipa
mentos para uma 
área geográfica pequena que compreende um único prédio ou campus. 
 
·
 
MAN (
Metropolitan Area Networks
) 
–
 
que interligam as redes locais em uma área 
metropolitana de uma determinada região.
 
·
 
WAN (
Wide Area Networks
) 
–
 
que interliga computadores 
e equipamentos de 
áreas superiores a uma região metropolitana.
 
Um outr
o critério para a classificação 
de 
rede
s
 
de computadores é a topologia
,
 
que 
significa a maneira como os computadores e equipamentos estão interligados. As redes 
de computadores quanto a 
topologia podem ser:
 
·
 
Barramento 
–
 
onde todos os computadores 
estão ligados fisicamente a um mesmo 
cabo
. 
 
·
 
Estrela 
–
 
onde se usa um 
hub
 
ou um 
switch
 
para interligar computadores da rede
.
 
·
 
Anel
 
–
 
onde um computador é conectado a um computador vizinho que por s
ua 
vez é conectado ao vizinho até formar
-
se um anel
.
 
 
C 
–
 
Meios de transmissão
 
Numa rede de computadores são empregues meios de transmissão que podem ser:
 
·
 
Cabo coaxial 
–
 
que consiste num fio de cobre esticado na parte central, envolto 
por um material isola
nte
.
 
·
 
Par trançado 
–
 
um cabo de rede mais usado actualmente, que podem ser sem 
blindagem (UTP 
–
 
Unshielded Twisted Pair
) ou com blindagem (STP 
–
 
Shielded 
Twisted Pair
).
 
·
 
Fibra óptica 
–
 
que transmite informações através de sinais luminosos em vez de 
sinais el
éctricos.
 
Para além dos meios acima mencionados, podem ser empregues ondas de rádio e 
o
s raios 
laser
.
 
 
D
 
–
 
Modelos, protocolos e endereçamento

Continue navegando