Buscar

eletiva 2

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“São, neste sentido, direitos humanos de primeira geração, que se baseiam numa clara demarcação entre Estado e não-Estado, fundamentada no contratualismo de inspiração individualista. São vistos como direitos inerentes ao indivíduo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: LAFER, Celso. A reconstrução dos direitos humanos: um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 126.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os direitos humanos, analise as afirmativas a seguir:
I. O conceito de direitos fundamentais se refere a aqueles direitos do ser humano reconhecidos e positivados na esfera do direito constitucional positivo de determinado Estado.
II. A expressão direitos humanos tem uma relação com os documentos de direito internacional com validade universal e independe da vinculação com determinada ordem constitucional.
III. Os direitos fundamentais têm validade universal e tem relação direta com os documentos de direito internacional.
IV. Os direitos humanos estão ligados aos direitos garantidos e positivados pelo direito constitucional presentes em determinado Estado.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, III e IV
	
	B
	I e II
Você acertou!
Segundo o livro-base: “O termo direitos fundamentais se aplica para aqueles direitos do ser humano reconhecidos e positivados na esfera do direito constitucional positivo de determinado Estado, ao passo que a expressão direitos humanos guardaria relação com os documentos de direito internacional, por referir-se àquelas posições jurídicas que se reconhecem ao ser humano como tal, independentemente de sua vinculação com determinada ordem constitucional, e que, portanto, aspiram à validade universal, para todos os povos e tempos, de tal sorte que revelam um inequívoco caráter supranacional (internacional) (livro-base, p.83).
	
	C
	I e III
	
	D
	II, III e IV
	
	E
	II e IV
Questão 2/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O principal desafio deste século – para os cientistas sociais, os cientistas da natureza e todas as pessoas – será a construção de comunidades ecologicamente sustentáveis, organizadas de tal modo que suas tecnologias e instituições sociais – suas estruturas materiais e sociais – não prejudiquem a capacidade intrínseca da natureza de sustentar a vida”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente: CAPRA, Fritjof. As Conexões Ocultas: Ciência para uma vida sustentável. CIPOLLA, Marcelo Brandão, tradução. São Paulo: Cultrex, 2005, p.17.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre o princípio do poluidor-pagador, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Esse princípio obriga o poluidor a pagar pelo dano causado ao meio ambiente.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Trata-se de uma garantia que também está implícita no caput do art. 225 da CF/1988, que obriga o poluidor a pagar pelo dano causado ao meio ambiente” (livro-base, p.134).
	
	B
	Esse princípio estabelece que o cidadão pode poluir o meio ambiente, desde que seja por uma causa econômica.
	
	C
	Esse princípio diz respeito à prioridade de um cidadão, sem condições econômicas, poluir em prol de sua sobrevivência.
	
	D
	De acordo com esse princípio, não há qualquer sanção ou multa para o cidadão que polui o meio ambiente.
	
	E
	Esse princípio permite a isenção dos grandes empresários de qualquer multa para poder poluir com as grandes multinacionais.
Questão 3/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A evidência racional dos direitos naturais entendidos como princípios morais universais indisponíveis que expressavam a exigência do reconhecimento também institucional de que todos os seres humanos nascem iguais, livres e proprietários, no mínimo de si próprios, era uma crença tão forte que literalmente provou-se capaz de, antes mesmo de haver provocado a eclosão da era das revoluções, já inocular um efeito dissolvente nas próprias bases da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: NETTO, Menelick de Carvalho et SCOTTI, Guilherme. Os direitos fundamentais e a (in)certeza do direito: A produtividade das tensões principiológicas e a superação do sistema de regras. Belo Horizonte: Fórum, 2012, p.167.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre a evolução histórica dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Os direitos humanos nasceram na Antiguidade clássica.
	
	B
	Direitos humanos e direitos fundamentais são semelhantes desde os primórdios da Antiguidade.
	
	C
	Os direitos fundamentais são resultados de diversas lutas, revoluções e rupturas sociais.
Segundo o livro-base: “Os direitos fundamentais, atualmente inseridos e reconhecidos nas constituições, são resultado de uma evolução histórica, impulsionada por meio de lutas, revoluções e rupturas sociais que miravam a exaltação da dignidade da pessoa humana, e foram causa de incalculáveis mortes, necessárias para esse reconhecimento. Os direitos e garantias fundamentais claramente nasceram da universalização de inúmeros direitos humanos que foram fundamentados no direito constitucional das nações. É equivocado, como dissemos anteriormente, afirmar que esses direitos e garantias nasceram na Antiguidade, haja vista que não podemos precisar a data em que eles surgiram” (livro-base, p. 85).
	
	D
	Os direitos fundamentais foram criados na Roma Antiga por Alexandre, o Grande.
	
	E
	Os direitos fundamentais e os direitos humanos foram criados para combater as cruzadas e a Inquisição.  
Questão 4/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Assim, a criação de instituições e a disponibilização de meios e recursos necessários à tutela eficaz dos direitos fundamentais revelam-se imprescindíveis à prevenção ou reparação, quando possível, de sua violação. Daí a importância de algumas características dos remédios fundamentais que serão analisadas adiante, como a gratuidade, a eventual derrogação da exigência de capacidade postulatória, a sumariedade, a prioridade, a simplicidade ou informalidade, e a adequada estruturação de tribunais e a criação de órgãos como a defensoria pública”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente: CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003, p.42.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os remédios constitucionais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os remédios constitucionais são um gênero das garantias fundamentais e são instrumentos constitucionais como o mandato de segurança e o mandato de injunção.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “O gênero garantia apresenta espécies, como as garantias processuais e as garantias sociais. Entre elas, encontram-se o mandato de segurança, o mandato de injunção, o habeas corpus, o habeas data e a ação popular – espécie denominada de remédios constitucionais” (livro-base, p. 112). 
	
	B
	Os remédios constitucionais, as garantias fundamentais e os direitos fundamentais são sinônimos.
	
	C
	Os remédios constitucionais são emendas na Constituição.
	
	D
	As garantias fundamentais são um gêneros dos remédios constitucionais e são processos institucionais para garantir o cumprimento da Constituição.
	
	E
	Os remédios constitucionais são exclusivamente ações populares para revisar a Constituição e a ação da presidência.
Questão 5/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O princípio da igualdade opera em dois planos distintos. Primeiramente em relação ao legislador ou ao executivo,na edição de leis, atos normativos e medidas provisórias para que não sejam criados tratamentos abusivamente diferenciados a pessoas em situações idênticas. De outra forma, na obrigatoriedade do intérprete (autoridade pública), de aplicar a lei e atos normativos de maneira igualitária, sem estabelecimento de diferenciações em razão de sexo, religião, convicções filosóficas ou políticas, raça, classe social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente: MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2002, p.65.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre os direitos individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Direitos individuais e coletivos são direitos públicos subjetivos, que permitem ao indivíduo exercer a sua cidadania participando de forma ativa nos negócios políticos do Estado.
	
	B
	Direitos individuais e coletivos são vínculos jurídicos e políticos que ligam um indivíduo a um determinado Estado.
	
	C
	Direitos individuais e coletivos são aqueles ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Direitos individuais e coletivos – correspondem ‘aqueles ligados diretamente ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como os direitos à vida, igualdade, segurança, dignidade, honra, liberdade e propriedade’ (livro-base, p.110).
	
	D
	Direitos individuais e coletivos estão relacionados à existência, à participação e à filiação em partidos políticos.
	
	E
	Direitos individuais e coletivos se referem à oportunidade de incluir minorias politicamente inativas (como sindicalistas, empresários e ambientalistas) ao mercado de trabalho.
Questão 6/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Os direitos humanos estão baseados no princípio de respeito em relação ao indivíduo. A sua suposição fundamental é que cada pessoa é um ser moral e racional que merece ser tratado com dignidade. Estes são chamados direitos humanos porque são universais.
De acordo com os estudos realizados durante as aulas de Direitos Humanos, os textos lidos e os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as asserções abaixo, e depois assinale a alternativa que contenha apenas assertivas corretas.
I. As nações ou grupos especializados usufruem dos direitos específicos que se aplicam só a eles;
II Os direitos humanos são os direitos aos quais todas as pessoas têm direito, não importa quem sejam ou onde morem, simplesmente porque estão vivos. 
III. Para que os direitos humanos sejam assegurados, as nações têm que pertencer aos órgãos representantes desses direitos.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a asserção I está correta;
	
	B
	Todas as asserções estão corretas;
	
	C
	Apenas a asserção III estão correta;
	
	D
	Apenas as asserções I e II estão corretas;
Você acertou!
Enquanto as nações ou grupos especializados usufruem dos direitos específicos que se aplicam só a eles, os direitos humanos são os direitos aos quais todas as pessoas têm direito, não importa quem sejam ou onde morem, simplesmente porque estão vivos. Devemos poder ser tudo aquilo que podemos ser. Os direitos humanos são garantidos pela condição de existir como pessoa humana, independente de pertencer a este ou aquele país.
Rota de Aprendizagem 6 de Direitos Humanos e videoaula da disciplina, com prof. Débora Veneral.
	
	E
	Apenas a asserção II está correta.
Questão 7/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não negamos, dessa forma, que, considerando os conceitos apresentados pelos ilustres doutrinadores, poderá haver clara confusão entre direitos e garantias fundamentais com os direitos e garantias humanos. Destarte, é necessário traçarmos a distinção entre ambos”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: J. G, Luiz Carlos; P, C, José Henrique; V, Débora Cristina (Org). Teoria da Constituição e do Estado e Direitos e Garantias fundamentais. Curitiba: lnterSaberes, 2014, p.82.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre a dificuldade de definição dos direito fundamentais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A extensão e a transformação dos direitos fundamentais do homem no envolver histórico impede a definição a partir de um conceito sintético e preciso.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “A ampliação e transformação dos direitos fundamentais do homem no envolver histórico dificulta definir lhes um conceito sintético e preciso. Aumenta essa dificuldade a circunstância de se empregarem várias expressões para designá-los, tais como: direitos naturais, direitos humanos, direitos do homem, direitos individuais, direitos públicos subjetivos, liberdades fundamentais, liberdades públicas e direitos fundamentais do homem” (livro-base, p.81)
	
	B
	São vários os tipos de direitos fundamentais ligados com as aspirações humanitárias dos vários Estados Autocráticos.
	
	C
	Representam direitos específicos a determinadas realidades sociais e internacionais.
	
	D
	Representam as sanções dos Estados Autocráticos às leis criadas em cada sociedade.
	
	E
	A extensão e a transformação dos direitos humanos facilitam a identificação da luta de classes presente na superestrutura.
Questão 8/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Segundo Luigi Ferrajoli, a inalienabilidade fundamenta-se no fato de que os direitos fundamentais são normativamente direitos de todos os membros de uma coletividade, por isso não são alienáveis ou negociáveis, já que correspondem a prerrogativas não contingentes e inalteráveis de seus titulares e a outros tantos limites e vínculos inarredáveis para todos os poderes, tanto públicos como privados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: ADORNO, R.S. Da inalienabilidade dos direitos fundamentais. < http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=726>. Acesso em 29 jul.2017.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre a característica de inalienabilidade dos direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A inalienabilidade não é uma característica dos direitos fundamentais.
	
	B
	Os direitos fundamentais podem ser negociáveis e transferíveis, de acordo com a cultura e com a região. 
	
	C
	A inalienabilidade dos direitos fundamentais consiste na troca e na flexibilidade dos direitos brasileiros com os direitos pertencentes a outros países. 
	
	D
	Os direitos fundamentais são inegociáveis e intransferíveis (inalienáveis), bem como não possuem conteúdo econômico ou patrimonial.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Os direitos fundamentais são inegociáveis e intransferíveis (inalienáveis), bem como não possuem conteúdo econômico ou patrimonial. Assim, não se pode vender um órgão do corpo do humano (inalienável) (livro-base, p.104).
	
	E
	A inalienabilidade consiste no conteúdo econômico e patrimonial, ou seja, um indivíduo pode vender um órgão do seu corpo se for da sua própria vontade.
Questão 9/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] surgiram como produto da fusão de várias fontes, desde tradições arraigadas nas diversas civilizações, até a conjugação dos pensamentos filosóficos-jurídicos, das ideias surgidas com o cristianismo e com o direito natural”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: MORAES, Alexandre. Os 10 anos da Constituição Federal. São Paulo: Atlas, 1999, p. 178
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental sobre a época em que surgiram os direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A revolução industrial caracteriza o surgimento dos direitos fundamentais.
	
	B
	O Estado representativo democrático caracterizao surgimento dos direitos fundamentais.
	
	C
	O Estado soberano caracteriza o surgimento dos direitos fundamentais.
	
	D
	A dissolução da sociedade medieval e o surgimento do Estado Absoluto caracterizam o início do surgimento dos direitos fundamentais.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “Dessa forma, para entendermos o surgimento dos direitos e das garantias fundamentais. É necessário nos fixarmos no momento em que ocorreu a dissolução da sociedade medieval, quando do surgimento do Estado absoluto, o Estado das monarquias (absolutismo) ou seja, no final da Idade Média e início da Idade Moderna, período caracterizado por um Estado sem limites jurídicos e pela irresponsabilidade legal dos governantes, que impunham uma ordem jurídica à qual não se submetiam, a despeito de sua rigorosa aplicação aos súditos” (livro-base, p. 86.).
	
	E
	A dissolução do império romano e o surgimento do Estado medieval caracterizam o início dos direitos humanos universais.
Questão 10/10 - Direitos Humanos - Eletiva
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na história da afirmação dos direitos humanos o papel representado pela fundamentação jusnaturalista é tão marcante e memorável que ainda hoje há estudiosos e juristas que identificam os direitos do homem já positivados nas declarações, tratados e convenções internacionais, como direitos naturais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: JOSÉ. Caio J. G. A construção existencial dos direitos humanos. Curitiba: CRV, 2012, p. 81.
De acordo com o fragmento de texto e com os conteúdos abordados no livro-base Coleção Direito Processual Civil e Direito Ambiental  sobre a “Declaração de Direitos” que determinou algumas mudanças para a vida política dos cidadãos ingleses, assinale a afirmativa correta que apresenta os direitos assegurados pelos cidadãos ingleses.
Nota: 10.0
	
	A
	Garantiu a liberdade de expressão, a liberdade religiosa e o direito ao voto, o direito à vida e à propriedade privada e assegurou o poder para o Parlamento Inglês.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “A ‘Declaração de Direitos’ se trata de um rol de direitos considerados importantes ou essenciais a uma determinada coletividade. A Declaração de Direitos ‘é um documento feito na Inglaterra pelo Parlamento que determinou, entre outras coisas, a liberdade, a vida e a propriedade privada, assegurando o poder [...] [do Parlamento] na Inglaterra’ (Neiva, 2010). Com a ‘Declaração de Direitos’, as pessoas passaram a ter liberdade para se expressar, para votar, bem como para exercer a crença religiosa que lhes conviesse” (livro-base, p.91).
	
	B
	Garantiu a liberdade de expressão, a vida e a propriedade privada para os cidadãos, mas não assegurou o poder do Parlamento.
	
	C
	Ampliou o poder do Parlamento e assegurou a liberdade de expressão e a liberdade religiosa, mas não deu o direito ao voto para o cidadão.
	
	D
	Ampliou o poder dos cidadãos que passaram a ter direito ao voto livre, à escolha da sua religião e à liberdade de expressão, limitando o poder do Parlamento.
	
	E
	Estabeleceu exclusivamente a tripartição de poderes

Continue navegando

Outros materiais