Buscar

Questionario Constitucional 1- Roberto Dantas22 04

Prévia do material em texto

Questionario Constitucional 1
Aluno:Roberto Dantas
1 - Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos é CORRETO a_rmar que:
A A prática do racismo constitui crime inafiançável e prescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. (r - é imprescritível)
B A lei não punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. (r- irá punir) 
C
A lei não considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de
entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. (r – considerará)
D A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
Resposta - D
___________________________________________________________________________________
2 - Os direitos fundamentais são bens e vantagens prescritos na norma constitucional, ao passo que as garantias fundamentais são os instrumentos através dos quais se assegura o exercício dos aludidos direitos, destacando-se que a garantias nem sempre estarão nas regras definidas constitucionalmente como remédios constitucionais. Certo ou Errado?
Resposta – Certo
A diferença entre garantias fundamentais e remédios constitucionais
é que estes últimos são espécie do gênero garantia. Isso porque, uma vez
consagrado o direito, a sua garantia nem sempre estará nas regras definidas
constitucionalmente como remédios constitucionais
3 - Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
A) Não haverá penas cruéis, de caráter perpétuo, trabalhos forçados, banimento, bem como de morte, sendo, neste último caso, em qualquer hipótese. 
B) Em situações excepcionais, poderá ser concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.
C) As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata. 
D) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às leis complementares. 
E) O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.
Resposta – A
4 - E M E N T A: Recurso Extraordinário ? criança de até seis anos de idade ? atendimento em creche e em préescola ? educação infantil ? direito assegurado pelo próprio texto constitucional (CF, art. 208, IV) ? compreensão global do direito constitucional à educação ? dever jurídico cuja execução se impõe ao poder público, notadamente ao município (CF, art. 211, § 2º ) ? recurso improvido. RE 410715 AgR AG.REG. no recurso extraordinário Relator: Min. Celso de Mello Publicação: DJ - 03/02/2006 O conteúdo da ementa explicitada 
A) está relacionado a um direito fundamental de primeira geração, o qual pressupõe o acesso à educação como uma liberdade individual. 
B) refere-se a um direito fundamental exigível do Estado por meio de ação popular, a m de que o Poder Público providencie sua regulamentação. 
C) menciona um direito fundamental cujo provimento não pode ser garantido pelo juízo de primeiro grau, haja vista depender de decisão mandamental do STF que obrigue o Poder Público a garantir o atendimento em creche e préescola. 
D) reporta-se a uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, o qual possui competência para julgar, em recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância pelos Tribunais que julguem válido ato de governo local contestado em face de lei federal. 
E) garante ecácia a um direito fundamental de segunda geração, o qual exige uma postura ativa do Estado por implicar um direito de crédito do indivíduo, baseado na própria norma constitucional.
Resposta – A
5 - A respeito da ecácia mediata dos direitos fundamentais, assinale a opção correta segundo a doutrina e a jurisprudência do STF. 
A) A eficácia mediata dos direitos fundamentais independe da atuação do Estado.
B) De acordo com o STF, as normas de direitos fundamentais que instituem procedimentos têm eficácia mediata.
C) Nas relações privadas, a eficácia dos direitos fundamentais é necessariamente mediata. 
D) A eficácia mediata desobriga o juiz de observar o efeito irradiante dos direitos fundamentais no caso concreto. 
E) A eficácia mediata dos direitos fundamentais dirige-se, primeiramente, ao legislador.
Resposta – B
6 - Considerando o disposto na CF e o entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF), julgue o seguinte item, acerca dos direitos e garantias fundamentais e do regime constitucional dos servidores públicos. A exigência de prévio requerimento administrativo, enquanto condicionante do ajuizamento de ação judicial para a concessão de benefício previdenciário, não ofende o direito de petição. Certo ou errado?
Resposta – Certo
Primeiro dar entrada no processo administrativo e só após diante da negativa ou não obtendo a resposta que irá dar entrada no processo judicial.
7 - Sobre o princípio da proporcionalidade no sistema constitucional brasileiro, assinale a alternativa incorreta: 
A) Apesar de não haver hierarquia entre normas constitucionais, a ponderação de interesses, como técnica de aplicação do princípio da proporcionalidade, reconduz à criação, pelo intérprete, de uma “hierarquia móvel” entre princípios em colisão. 
B) A técnica da ponderação de interesses não pode dissolver esquemas de competências constitucionalmente denidos.
C) Na aplicação da técnica de ponderação de interesses, a medida restritiva não será desproporcional se, ausente peso suciente dos motivos que justicaram a restrição, esta não afetar o núcleo essencial do direito fundamental ou bem constitucionalmente protegido, em rota de colisão. 
D) O princípio da proporcionalidade funciona como limite à proteção insuciente pelo Estado de direitos e bens constitucionalmente protegidos.
Resposta – C
8 - A respeito dos direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta. 
A) Os tratados de direitos humanos aprovados por processo legislativo ordinário são incorporados no direito brasileiro com natureza supralegal, suspendendo a eficácia das normas infralegais que com eles sejam conflitantes.
B) Os direitos fundamentais têm por objetivo principal impedir abusos do Estado frente aos cidadãos, razão pela qual não são aplicáveis em relações privadas. 
C) O princípio da proibição da proteção insuciente tem por objetivo impedir que as intervenções a direitos fundamentais sejam realizadas de forma excessiva, infringindo o seu núcleo essencial.
D) O princípio da proporcionalidade decorre, no direito brasileiro, no princípio do devido processo substantivo, podendo o seu uso regular tanto o exercício de poderes de parte do Estado, como dirimir conitos de regras constitucionais. 
E) E O princípio da não retroatividade dos direitos fundamentais impede que novas regras afetem direitos em perspectiva de aquisição
Resposta - A
9 - São características dos direitos fundamentais, exceto: 
A) Inalienabilidade 
B) Universalidade
C) Imprescritibilidade
D) Irrenunciabilidade 
E) Ilimitabilidade
Resposta – E
10 - Quanto aos direitos e garantias fundamentais podemos afirmar que:
A) A Constituição da República foi marcada pelo movimento de valorização dos direitos humanos, característico do nal da década de 1970 e toda a década de 1980 redundando na assinatura de diversos documentos internacionais que buscavam impor aos Estados o dever de proteção e promoção de tais direitos. Dentro de toda essa lógica a Constituição ao mesmo ponto em que consagrou o trabalho como um direito fundamental de todos os indivíduos, também se preocupou com a proteção da infância e juventude, ao vedar, expressamente, o trabalho infantil, apenas o permitindo na qualidade de aprendiz
B) Suponha que um indivíduo foi alvo de denúncia do Ministério Público tendo a mesma decorrido, diretamente, de informações referentesàs suas movimentações nanceiras registradas junto ao sistema de dados do Banco Central e a sua declaração de imposto de renda, entregues, por fonte anônima, diretamente ao Promotor de Justiça que ofereceu a denuncia. Em face disso, o indivíduo, por ser pessoa de poucas posses e baixa renda, após ser citado para se defender a pretensão punitiva do Estado, procurou o Defensor Público que atua junto a Vara Criminal onde se processa a ação penal, e este, considerando abusiva e ilícita a denuncia oferecida impetra a ação de habeas data com o to de promover o imediato arquivamento do processo criminal em curso. A luz desses fatos é de se concluir que agiu corretamente o Defensor Público
C) O direito à saúde, não obstante ser tido como um verdadeiro direito fundamental do indivíduo não obriga ao Estado a custear todo e qualquer tratamento médico, mas somente aquele que ele tem condições orçamentárias de fazê-lo 
D) Não obstante o caput do art. 5º mencione que a proteção exercida pelos direitos e garantias fundamentais expressos e implícitos na Constituição da República limita-se aos indivíduos que sejam brasileiros ou estrangeiros que tenham residência xa no Brasil, tem-se certo que os estrangeiros não- residentes poderão se valer dos mesmos, haja vista que tais direitos e garantias são marcados pela universalidade e irrestritibilidade na sua aplicação
Resposta – A
11 - Sobre os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição da República, é correto armar: 
A) É plena a liberdade de associação para fins lícitos, sendo todavia vedado o uso de armas por associação de caráter paramilitar. 
B) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar a propriedade particular, mediante justa e prévia indenização. 
C) Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, que, todavia, não são transmitidas aos herdeiros. 
D) A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão nos termos da lei.
Resposta – D
12 - Aponte a alternativa CORRETA: 
A) São símbolos da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino, o brasão dos Estados, bem como as armas e o selo nacionais. 
B) Os direitos fundamentais, tendo em vista a sua própria natureza, são universais, irrenunciáveis, imprescritíveis e ilimitados. 
C) Os direitos e garantias fundamentais são assegurados tão somente aos brasileiros natos e naturalizados. 
D) As garantias fundamentais são bens e vantagens prescritas nas normas constitucionais e os direitos fundamentais são instrumentos criados para assegurar o exercício daquelas. 
E) Os direitos fundamentais de terceira dimensão são aqueles decorrentes dos deveres e direitos de solidariedade.
Resposta – B
13 - Com base no artigo 5º da CRFB, analise as afirmativas a seguir: 
I. O preso tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial. 
II. Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. 
III. Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, cabendo o autor, salvo comprovada má‐fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência. 
IV. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Assinale 
A) se apenas as armativas I e III estiverem corretas. 
B) se nenhuma armativa estiver correta. 
C) se apenas as armativas I, II e IV estiverem corretas. 
D) se todas as armativas estiverem corretas. 
E) se apenas as armativas II, III e IV estiverem corretas.
Resposta – D
14 - Em relação aos direitos fundamentais previstos na Constituição Federal brasileira de 1988, é correto armar que: 
A) A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar ofende a Constituição, porque viola o princípio da ampla defesa. 
B) A Constituição Federal de 1988 não assegura o direito do defensor, no interesse do representado, a ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa. 
C) Não viola a garantia constitucional de acesso à jurisdição a taxa judiciária calculada sem limite sobre o valor da causa. 
D) Os direitos e garantias expressos na Constituição Federal brasileira não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. 
E) A garantia de impenhorabilidade de bem de família não abrange o imóvel pertencente a pessoas solteiras.
Resposta - D
15 - Os direitos fundamentais são os direitos do ser humano, reconhecidos e positivados na esfera jurídica de determinado país, como o Brasil, enquanto os direitos internacionais se referem ao ser humano como tal, independentemente de sua vinculação com uma determinada ordem institucional, sendo válidos para todos os homens em todos os tempos. Essa concepção se refere, respectivamente, aos direitos previstos na 
A) Declaração dos Direitos do Homem e da Mulher e na Declaração de Igualdade e Inclusão Social. 
B) Constituição dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal do Brasil. 
C) Declaração Nacional de Inclusão Social e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 
D) Declaração dos Direitos do Cidadão e no Estatuto da Criança e do Adolescente. 
E) Constituição Federal do Brasil e na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Resposta – E
16 - Julgue os itens que se seguem, relativos à discricionariedade dosatos da administração. A reserva do possível pode ser sempre invocada pelo Estado com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigações constitucionais que impliquem custo financeiro. Certo Errado?
Resposta – Errado
O STF decidiu que "a cláusula da "reserva do possível" - ressalvada a ocorrência de justo motivo objetivamente aferível - não pode ser invocada, pelo Estado, com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigações constitucionais.
17 - Com relação aos direitos e às garantias fundamentais, assinale a alternativa correta. 
A) Todos podem reunir-se pacicamente em locais abertos ao público, desde que autorizados previamente pela autoridade competente. 
B) A CF proíbe a prestação de assistência religiosa em entidades militares de internação coletiva, pois considera o Estado brasileiro como laico. 
C) O texto constitucional assegura o direito de petição aos Poderes Públicos, com isenção do pagamento de taxa aos que comprovarem insuciência de recursos. 
D) Nos termos da CF, não haverá pena de morte nem de caráter perpétuo, salvo em situações de guerra declarada. 
E) Segundo o texto constitucional, o racismo constitui crime inaançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
Resposta – E
18 - O Ministério Público de determinado Estado da Federação, com base no art. 129, III, da Constituição da República Federativa do Brasil, instaurou procedimento investigatório para apurar informações de que determinada indústria estava despejando poluentes, sem qualquer tratamento, em um rio que, além de abrigar variada fauna, era utilizado por inúmeras pessoas como fonte exclusiva de água potável. No exemplo narrado, a investigação busca proteger uma modalidade de interesse: 
A) coletivo; 
B) difuso; 
C) individual homogêneo; 
D) social disponível; 
E) coletivo transacionável.
Resposta – B 
Os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.
19 - Conforme preceitua o inciso XXXIV, do artigo 5º, da Constituição Federal de 1988, “são a todos assegurados, independentementedo pagamento de taxas”
A) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos e a obtenção de certidões em repartições públicas. 
B) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.
C) a obtenção de certidões em repartições públicas e a defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. 
D) a defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder e a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal. 
E) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal e a defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder.
Resposta – B
20 - Acerca dos direitos e das garantias individuais na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item subsequente. Por força da isonomia, os direitos fundamentais não observam exibilização a partir de relações especiais de sujeição ostentadas por certos indivíduos, somente comportando relativização quando em confronto com outros direitos, hipótese em que se exigirá ponderação. Certo Errado?
Resposta – Errado
Isonomia é um princípio segundo o qual todos são iguais perante a lei, no entanto, essa igualdade está condicionada em dois formatos:
Igualdade Formal: Todos são iguais perante a lei.
Igualdade Material: Tratar os iguais de forma igual, os desiguais de forma desigual, igualando-os na medida de suas desigualdades.
A questão erra ao afirmar que não existe flexibilidade, existe sim, no caso da igualdade material.

Continue navegando