Buscar

APOL LOGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. PLANO DE AULA TEMA: Tratamento da informação CONTEÚDO: Problemas de contagem HABILIDADES: Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem (H 37); Resolver problemas que envolvam a ideia do princípio multiplicativo de contagem (H 38). PÚBLICO ALVO: 5ª série/ 6º ano. OBJETIVOS: Reflexão, análise e fixação de critérios que possibilitem a resolução de problemas de contagem e aprendam a determinar todas as possibilidades. TEMPO PREVISTO: 4 aulas. ESTRATÉGIAS: Selecionar algumas situações-problema do cotidiano e entregar para os alunos(divididos em grupo). Em seguida, pedir para que façam a leitura e interpretação do problema e encontre a solução do mesmo. Na sequência, as várias representações (desenhos, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas etc), elaboradas pelos alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um painel na lousa,valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de ideias, busca de soluções etc, ajudando os alunos a aceitar as diversas soluções dos colegas e compreender a lógica de outras soluções. RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora comum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno. AVALIAÇÃO: Observar o envolvimento dos alunos na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar a aprendizagem dos alunos.Avaliação individual. RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: Propor outras situações-problema do cotidiano do aluno com as devidas orientações e intervenções do professor.
2. Plano de aula Tema: Números, operações, Funções. Conteúdo: Números Naturais Competências: Grupo III – competência para compreender Habilidades: H 12 e H 13 – Resolver situações problemas com números naturais que envolvam as quatro operações Público alvo: 6º ANO Objetivos: Desenvolver a capacidade de pensar, refletir e de resolver situações problema, permitindo uma melhor inserção do aluno em seu mundo. Tempo Previsto:6 aulas Estratégias: (Levantamento prévio de dificuldades através de avaliação diagnostica) 1ª e 2ª aula- Leitura de pequena biografia do autor Malba Tahan; leitura da introdução do livro “O homem que Calculava”, para que o aluno compreenda o contexto de suas histórias; divisão dos alunos em grupos produtivos; entrega aos grupos do “problema dos 35 camelos e dos 21 vasos de vinho” , tempo para discussão em grupo; dramatização com garrafas e outros matérias das histórias; apresentação das soluções pelos grupos; 3ª e 4ª aula – discussão dos resultados dos grupos; entrega de lista de problemas para serem resolvidos em duplas; 5ª aula – correção em lousa dos problemas; 6ª aula – avaliação da aprendizagem. Recursos: Garrafas PET, corda, água, Xerox dos textos, Livro de Malba Tahan. Avaliação: Envolvimento dos alunos na atividade proposta, soluções dos grupos e avaliações escritas. Recuperação contínua:propor outras situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as necessárias orientações.
3. Plano de aula sobre operações fundamentais Para que o professor consiga atingir a maioria dos alunos com a explicação de algum conteúdo, é preciso que ele planeje suas aulas montando planos de aula diariamente. A seguir, veja um exemplo de plano de aula, elaborado de forma simplificada sobre as operações fundamentais, voltado para os alunos do 6º ano do ensino fundamental segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola. Tema: Operações fundamentais com números naturais. Conteúdo: • Adição • Subtração • Comparação entre as operações de adição e subtração • Multiplicação • Divisão • Expressões numéricas • Situações problemas Duração: três semanas e meia Objetivos gerais: resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Objetivos específicos: • Distinguir em uma soma as parcelas e a soma. • Aplicar e resolver as propriedades da adição. • Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o subtraendo e a diferença. • Relacionar a multiplicação com a adição. • Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto. • Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação. • Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente. • Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa. Metodologia: Aula expositiva, utilização de livros paradidáticos, laboratório de informática, jogos como: dedo no gatilho, batalha naval.
4. Plano de Aula TEMA: Números e Operações Conteúdos: Números racionais e suas diferentes representações: frações, números decimais, porcentagem AULAS PREVISTAS: 6 aulas ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º Ano OBJETIVO: - Entender o conceito dos números dos Números Racionais e seus diversos significados (Parte Todo, Quociente, razão, operação) - Reconhecer as diferentes representações de um número racional. - Utilizar no trato das informações contido nos conteúdos, as operações necessária para a resolução das atividades sugeridas, fazendo conexões com situações problemas convencionais e não convencionais (situações do cotidiano). JUSTIFICATIVAS: Desenvolver a competência de compreender as diversas representações dos números racionais, pois as mesmas fazem parte do cotidiano do aluno. Aprender a ler e operar com os númers racionais ampliando o repertório do conhecimento matemático do aluno. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: H 04_ Representar medidas não inteiras utilizando frações.(GI) H 05- Fazer cálculos que envolvam adição e subtrações de frações. (GII) H06_ Representar quantidades não inteiras que utilizam notação decimal. (GI) H08 – Compreender a relação entre as representções fracionária e decimal de um número.(GI) ESTRATÉGIAS: Levantamento prévio dos estudantes com perguntas investigadoras a respeito de onde encontramos as frações e onde podemos utilizá-las. Pesquisas:- surgimento dos números racionais, panfletos jornais.Narrativas – “livro “O Pirulito do Pato” Nilson José Machado. Jogos – Disco de Frações. Situações problemas e socialização das resoluções. RECURSOS MATERIAIS: Materiais manipuláveis, Caderno do Professor e do aluno –SEE, Livros didáticos e Paradidáticos, Jornais e revistas, Calculadoras, Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado.
5. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua Propor atividades que envolvam resolução de problemas Diretrizes do quê avaliar: -O aluno reconhece um número racional? -O aluno reconhece as relações entre as diferentes representações dos números racionais? -O aluno resolve problemas que envolve os diversos significados dos números racionais? RECUPERAÇÃO: Retomar os conteúdos de forma diversificada com atividades desenvolvidas em grupos colaborativo
1. PLANO DE AULA TEMA: Tratamento da informação CONTEÚDO: Problemas de contagem 
HABILIDADES: Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem (H 
37); Resolver problemas que envolvam a ideia do prin
cípio multiplicativo de contagem (H 38). 
PÚBLICO ALVO: 5ª série/ 6º ano. OBJETIVOS: Reflexão, análise e fixação de critérios que 
possibilitem a resolução de problemas de contagem e aprendam a determinar todas as 
possibilidades. TEMPO PREVISTO: 4 aulas. EST
RATÉGIAS: Selecionar algumas situações
-
problema do cotidiano e entregar para os alunos(divididos em grupo). Em seguida, pedir para 
que façam a leitura e interpretação do problema e encontre a solução do mesmo. Na 
sequência, as várias representações (desenh
os, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas 
etc), elaboradas pelos alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas 
intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um 
painel na lousa,valori
zando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de 
ideias, busca de soluções etc, ajudando os alunos a aceitaras diversas soluções dos colegas e 
compreender a lógica de outras soluções. RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora 
c
omum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno. AVALIAÇÃO: Observar 
o envolvimento dos alunos na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar a 
aprendizagem dos alunos.Avaliação individual. RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: Prop
or outras 
situações
-
problema do cotidiano do aluno com as devidas orientações e intervenções do 
professor.
 
2.
 
Plano de aula Tema: Números, operações, Funções. Conteúdo: Números Naturais 
Competências: Grupo III 
–
 
competência para compreender Habilidades: H 12 e H 13 
–
 
Resolver 
situações problemas com números 
naturais que envolvam as quatro operações Público alvo: 
6º ANO Objetivos: Desenvolver a capacidade de pensar, refletir e de resolver situações 
problema, permitindo uma melhor inserção do aluno em seu mundo. Tempo Previsto:6 aulas 
Estratégias: (Levantamento
 
prévio de dificuldades através de avaliação diagnostica) 1ª e 2ª 
aula
-
 
Leitura de pequena biografia do autor Malba Tahan; leitura da introdução do livro “O 
homem que Calculava”, para que o aluno compreenda o contexto de suas histórias; divisão dos 
alunos 
em grupos produtivos; entrega aos grupos do “problema dos 35 camelos e dos 21 vasos 
de vinho” , tempo para discussão em grupo; dramatização com garrafas e outros matérias das 
histórias; apresentação das soluções pelos grupos; 3ª e 4ª aula 
–
 
discussão dos r
esultados dos 
grupos; entrega de lista de problemas para serem resolvidos em duplas; 5ª aula 
–
 
correção em 
lousa dos problemas; 6ª aula 
–
 
avaliação da aprendizagem. Recursos: Garrafas PET, corda, 
água, Xerox dos textos, Livro de Malba Tahan. Avaliação: Env
olvimento dos alunos na atividade 
proposta, soluções dos grupos e avaliações escritas. Recuperação contínua:propor outras 
situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as necessárias orientações.
 
3.
 
Plano de aula sobre operações fundamentais Para que o professor consiga atingir a maioria 
do
s alunos com a explicação de algum conteúdo, é preciso que ele planeje suas aulas 
montando planos de aula diariamente. A seguir, veja um exemplo de plano de aula, elaborado 
de forma simplificada sobre as operações fundamentais, voltado para os alunos do 6º
 
ano do 
ensino fundamental segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer 
variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola. Tema: 
Operações fundamentais com números naturais. Conteúdo: • Adição • 
Subtração • 
Comparação entre as operações de adição e subtração • Multiplicação • Divisão • Expressões 
numéricas • Situações problemas Duração: três semanas e meia Objetivos gerais: resolver 
problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, s
ubtração, multiplicação e 
divisão. Objetivos específicos: • Distinguir em uma soma as parcelas e a soma. • Aplicar e 
resolver as propriedades da adição. • Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o 
1. PLANO DE AULA TEMA: Tratamento da informação CONTEÚDO: Problemas de contagem 
HABILIDADES: Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem (H 
37); Resolver problemas que envolvam a ideia do princípio multiplicativo de contagem (H 38). 
PÚBLICO ALVO: 5ª série/ 6º ano. OBJETIVOS: Reflexão, análise e fixação de critérios que 
possibilitem a resolução de problemas de contagem e aprendam a determinar todas as 
possibilidades. TEMPO PREVISTO: 4 aulas. ESTRATÉGIAS: Selecionar algumas situações-
problema do cotidiano e entregar para os alunos(divididos em grupo). Em seguida, pedir para 
que façam a leitura e interpretação do problema e encontre a solução do mesmo. Na 
sequência, as várias representações (desenhos, tabelas, árvore de possibilidades, esquemas 
etc), elaboradas pelos alunos, serão socializadas. Neste momento, o professor faz as devidas 
intervenções, comparando as respostas obtidas e os critérios usados pelos alunos, fazendo um 
painel na lousa,valorizando todas as respostas e tentativas, favorecendo a discussão, troca de 
ideias, busca de soluções etc, ajudando os alunos a aceitar as diversas soluções dos colegas e 
compreender a lógica de outras soluções. RECURSOS: lápis, papel, borracha, calculadora 
comum, livro didático de Matemática, caderno do professor e do aluno. AVALIAÇÃO: Observar 
o envolvimento dos alunos na atividade proposta. Propor atividades diagnósticas para avaliar a 
aprendizagem dos alunos.Avaliação individual. RECUPERAÇÃO CONTÍNUA: Propor outras 
situações-problema do cotidiano do aluno com as devidas orientações e intervenções do 
professor. 
2. Plano de aula Tema: Números, operações, Funções. Conteúdo: Números Naturais 
Competências: Grupo III – competência para compreender Habilidades: H 12 e H 13 – Resolver 
situações problemas com números naturais que envolvam as quatro operações Público alvo: 
6º ANO Objetivos: Desenvolver a capacidade de pensar, refletir e de resolver situações 
problema, permitindo uma melhor inserção do aluno em seu mundo. Tempo Previsto:6 aulas 
Estratégias: (Levantamento prévio de dificuldades através de avaliação diagnostica) 1ª e 2ª 
aula- Leitura de pequena biografia do autor Malba Tahan; leitura da introdução do livro “O 
homem que Calculava”, para que o aluno compreenda o contexto de suas histórias; divisão dos 
alunos em grupos produtivos; entrega aos grupos do “problema dos 35 camelos e dos 21 vasos 
de vinho” , tempo para discussão em grupo; dramatização com garrafas e outros matérias das 
histórias; apresentação das soluções pelos grupos; 3ª e 4ª aula – discussão dos resultados dos 
grupos; entrega de lista de problemas para serem resolvidos em duplas; 5ª aula – correção em 
lousa dos problemas; 6ª aula – avaliação da aprendizagem. Recursos: Garrafas PET, corda, 
água, Xerox dos textos, Livro de Malba Tahan. Avaliação: Envolvimento dos alunos na atividade 
proposta, soluções dos grupos e avaliações escritas. Recuperação contínua:propor outras 
situações problema que envolva o cotidiano do aluno, realizando as necessárias orientações. 
3. Plano de aula sobre operações fundamentais Para que o professor consiga atingir a maioria 
dos alunos com a explicação de algum conteúdo, é preciso que ele planeje suas aulas 
montando planos de aula diariamente. A seguir, veja um exemplo de plano de aula, elaborado 
de forma simplificada sobre as operações fundamentais, voltado para os alunos do 6º ano do 
ensino fundamental segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer 
variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola. Tema: 
Operações fundamentais com números naturais. Conteúdo: • Adição • Subtração • 
Comparação entre as operações de adição e subtração • Multiplicação • Divisão • Expressões 
numéricas • Situações problemas Duração: três semanas e meia Objetivos gerais: resolver 
problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e 
divisão. Objetivos específicos: • Distinguir em uma soma as parcelas e a soma. • Aplicar e 
resolver as propriedades da adição. • Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o

Continue navegando

Outros materiais